Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - 2024/2025

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Compreender o objeto de estudo, objetivos e âmbito da Psicologia do Desenvolvimento
Compreender e confrontar os principais modelos e teorias sobre o desenvolvimento humano
Conhecer os principais marcos e tarefas desenvolvimentais associados à infância e adolescência


Objectivos Específicos

Identificar o objeto de estudo, objetivos e âmbito da Psicologia do Desenvolvimento
Compreender os pressupostos dos principais modelos e teorias do desenvolvimento humano
Identificar continuidades e descontinuidades nos pressupostos subjacentes a estes modelos e teorias
Conhecer os principais marcos e tarefas desenvolvimentais da infância e adolescência
Mobilizar os modelos e teorias do desenvolvimento humano para compreender os processos de desenvolvimento na infância e adolescência

Competências a adquirir

Convocação de conhecimentos que permitam:
- identificar o objeto de estudo, objetivos e âmbito da Psicologia do Desenvolvimento
- compreender e confrontar os princípios estruturantes dos principais modelos e teorias sobre o desenvolvimento humano
- conhecer os principais marcos e tarefas desenvolvimentais associadas à infância e adolescência
- mobilizar os modelos e teorias explicativos para compreender os processos de desenvolvimento na infância e adolescência

Metodologia de Ensino

- Exposição participada
- Discussão em grande grupo
- Visionamento e discussão de vídeos sobre os conteúdos programáticos
- Análise e discussão de artigos científicos
- Supervisão da realização do trabalho de grupo

Conteúdos Programáticos

1.Psicologia do Desenvolvimento
1.1 Objeto, objetivos de estudo e âmbito
1.2. O conceito de desenvolvimento
1.3. Da Psicologia dos ´grandes estádios´ às abordagens centradas no ciclo de vida, contextuais e ecológicas
1.4. Metodologias mais frequentes na investigação em Psicologia do Desenvolvimento.
2. Desenvolvimento na infância
2.1. O período pré-natal: Fatores genéticos e pré-natais do desenvolvimento
2.2. O nascimento e o período pós-parto.
2.3. O desenvolvimento emocional e social da criança: a teoria da vinculação e principais contributos teóricos que permitem enquadrar as aquisições nestes domínios do desenvolvimento.
2.4. O desenvolvimento cognitivo da criança: teorias do desenvolvimento cognitivo de J. Piaget e L. Vygotksy
3. Desenvolvimento na adolescência
3.1. O conceito de adolescência
3.2. As mudanças pubertárias e as suas implicações para as diferentes dimensões do desenvolvimento
3.3. Principais marcos desenvolvimentais na adolescência
3.4. O processo de construção da identidade: teoria do desenvolvimento psicossocial de E. Erickson

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua:
1 - Frequência de 70% das aulas
2 - Realização de dois pontos escritos
3 - Trabalho de grupo, a apresentar oralmente, no contexto das aulas de orientação tutorial

Avaliação final:
A/O estudante pode optar por realizar apenas a frequência, no final do semestre, ou o exame, no final do ano letivo

Recursos Didácticos

Computador, projetor, quadro, artigos científicos

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

desenvolvimento, criança, adolescente, modelos e teorias do desenvolvimento na infância e adolescência

Bibliografia Principal

Autor Whitebread, D., Grau, V., Kumpulainen, K., McClell
Título The SAGE handbook of Developmental Psychology and
Editora SAGE
Ano 2019
Autor Shute, R. H., & Slee, P. T.
Título Child development: theories and critical perspecti
Edição 2ª ed.
Local New York
Editora Routledge
Ano 2015
Autor Sprinthall, N. A., & Collins, W. A.
Título Psicologia do adolescente: uma abordagem desenvolv
Edição 5ª ed.
Local Lisboa
Editora Fundação Calouste Gulbenkian
Ano 2011

Bibliografia Complementar

Autor Shaffer, D. R., & Kipp, K.
Título Psicologia do Desenvolvimento: infância e adolescê
Edição 8ª ed.
Local São Paulo
Editora Cengage Learning
Ano 2015
Autor Smith, P. K., & Hart, C. H.
Título The Wiley-Blackwell handbook of childhood social d
Edição
Local New York
Editora Wiley-Blackwell
Ano 2022