Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
PSICOLOGIA DO PENSAMENTO E DA INTELIGÊNCIA - 2024/2025
2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa
Carga Horária
Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Enquadrar a inteligência e o pensamento enquanto parte do objeto de estudo da Psicologia
Compreender os diferentes modelos e teorias da inteligência
Definir o conceito de pensamento à luz do discurso psicológico
Relacionar o conceito de pensamento com processos cognitivos estruturais
Objectivos Específicos
Compreender a inteligência enquanto conceito polissémico
Conhecer a confrontar diferentes modelos e teorias da inteligência
Definir o conceito de pensamento à luz do discurso psicológico
Relacionar o conceito de pensamento com os conceitos de conhecimento, representação e memória
Enquadrar o conceito de pensamento no contexto dos processos de resolução de problemas, raciocínio e de tomada de decisão
Competências a adquirir
Convocação de conhecimentos que permitam descrever, diferenciar, operacionalizar e posicionar-se criticamente face:
- à inteligência enquanto conceito polissémico e objeto de estudo da Psicologia
- aos diferentes modelos e teorias sobre a inteligência
- ao conceito de pensamento e à sua relação com os conceitos de conhecimento, representação e memória
- o conceito de pensamento no contexto dos processos de resolução de problemas, de raciocínio e de tomada de decisão
Metodologia de Ensino
- Exposição participada dos conteúdos
- Discussão em grande grupo
- Visionamento e discussão de vídeos ilustrativos dos conteúdos programáticos
- Análise e discussão de artigos científicos
Conteúdos Programáticos
1. Inteligência
1.1. Conceito/s de inteligência
1.2. Teorias e modelos de inteligência
1.2.1. Teorias psicométricas: o fator geral de inteligência de C. Spearman; as habilidades mentais primárias de L. Thurstone; a teoria da estrutura da inteligência de J. Guilford; a teoria da inteligência fluída e cristalizada de R. Cattell e J. Horn; a teoria dos três estratos de inteligência de J. Carroll; o fator geral de inteligência de A. Jensen
1.2.2. Teorias de processamento de informação: a inteligência e o metabolismo da glicose de R. Haier; inteligência e tempo de inspeção de T. Nettelbeck; inteligência e acesso lexical de E. Hunt; inteligência e resolução de problemas de H. Simon, inteligências e analogias de Sternberg
1.3.3. Teorias desenvolvimentais: teorias do desenvolvimento cognitivo de J. Piaget e L. Vygotsky
1.3.4. Teorias contextuais: teoria hierárquica de inteligência de R. Sternberg; teoria das inteligências múltiplas de H. Gardner;
o constructo de inteligência emocional
1.4. Fatores associados à inteligência
2. Pensamento
2.1. Conceito de pensamento
2.2. Resolução de problemas
2.2.1. Métodos gerais de resolução de problemas
2.2.2. Perspetiva psicológica sobre o ´insight´
2.2.3. Obstáculos à resolução de problemas
2.2.4. Auxílios à resolução de problemas
2.2.5. ´Expertise´: conhecimento e resolução de problemas
2.3. Resolução de problemas e criatividade
2.3.1. Criatividade: abordagens psicométricas, abordagens cognitivas, abordagens da personalidade e motivacionais, abordagens sociais, societárias e históricas, abordagem integrativa
2.4. Raciocínio e tomada de decisão
2.4.1. Julgamento e tomada de decisão: teorias clássicas da decisão, ´satisficing´, eliminação por aspetos, heurísticas e viés
2.4.2. Raciocínio dedutivo e indutivo
2.4.2.1. Raciocínio dedutivo: raciocínio condicional, raciocínio silogístico, auxílios e obstáculos ao raciocínio dedutivo
2.4.2.2. Raciocínio indutivo: formulação de inferências causais; inferências categóricas, raciocínio por analogia
3. A Inteligência artificial (IA) e suas implicações para o estudo do pensamento e da inteligência
3.1. IA ´versus´ humanos: potencialidades, limitações e aspetos éticos associados
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua:
- Frequência de 70% das aulas
- Realização de dois testes
- Apresentação, em grupo, de uma teoria da inteligência, nas aulas de orientação tutorial
Avaliação final
- A/O estudante pode optar por realizar apenas a frequência ou o exame, no final do semestre, ou do ano letivo, respetivamente.
Recursos Didácticos
Computador, projetor, quadro, artigos científicos
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Psicologia, inteligência, pensamento
Bibliografia Principal
Autor | Eysenck, M., & Keane, M. |
---|---|
Título | Cognitive Psychology: A student´s handbook |
Edição | 7th |
Local | London |
Editora | Psychology Press |
Ano | 2018 |
Autor | Sternberg, R. (Ed.) |
Título | Adaptive intelligence surviving and thriving times |
Edição | 2nd |
Local | New York |
Editora | Cambridge University Press |
Ano | 2021 |
Autor | Sternberg, R. (Ed.) |
Título | The Cambridge handbook of intelligence |
Edição | 2nd |
Local | New York |
Editora | Cambridge University Press |
Ano | 2020 |
Bibliografia Complementar
Autor | Eysenck, M., & Eysenck, C. |
---|---|
Título | AI´s versus humans |
Edição | 1st |
Local | New York |
Editora | Routledge |
Ano | 2022 |
Autor | Gleitman, H., Reisberg, D., & Fridlund, A. |
Título | Psicologia |
Edição | 10ª |
Local | Lisboa |
Editora | Fundação Calouste Gulbenkian |
Ano | 2014 |