Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
MODELOS COMPORTAMENTALISTAS E COGNITIVISTAS - 2024/2025
2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Analisar os modelos e teorias inscritos no âmbito dos modelos comportamentalistas e cognitivistas
Objectivos Específicos
Reconhecer e mapear, histórica e epistemologicamente, os modelos e teorias comportamentalistas e cognitivistas
Analisar os principais conceitos e pressupostos epistemológicos em que se fundam os modelos comportamentalistas e cognitivistas
Explorar o contributo e as fragilidades dos diferentes modelos e teorias explorados para a compreensão do funcionamento psicológico
Competências a adquirir
É esperado que as/os estudantes adquiram competências que lhe permitam:
- diferenciar, operacionalizar e posicionar-se criticamente face às teorias e modelos explorados.
Metodologia de Ensino
- Exposição participada dos conteúdos
- Discussão em grande grupo
- Visionamento e discussão de vídeos ilustrativos dos conteúdos programáticos
- Análise e discussão de artigos científicos
Conteúdos Programáticos
1. Modelos comportamentalistas
1.1. Enquadramento histórico-epistemológico
1.2. Condicionamento clássico
1.3. Condicionamento operante
1.4. Aprendizagem social
2. Modelos cognitivistas
2.1.Enquadramento histórico-epistemológico
2.2. Modelos de autocontrolo:
2.2.1. Modelo de autocontrolo de M. Thoresen e C. Mahoney
2.2.2. Modelo de autoadministração de F. Kanfer
2.2.3. Modelo de autorregulação de A. Bandura
2.3. Modelos das aptidões de confronto:
2.3.1.Modelo de resolução de problemas de M. D´Zurilla e T. Goldfried
2.3.2. Modelo transacional do stress de R. Lazarus e S. Folkman
2.3.3. Treino de inoculação do stress de D. Meichenbaum
2.4. Modelos de reestruturação cognitiva:
2.4.1. Terapia racional emotiva de A. Ellis
2.4.2. Terapia cognitiva de A. Beck
2.4.3. Treino de auto-Instrução de D. Meichenbaum
3. A evolução da terapia cognitivo-comportamental e as terapias cognitivo-comportamentais de terceira geração
3.1. Enquadramento histórico e epistemológico
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua:
- Frequência de 70% das aulas
- Realização de dois testes
Avaliação final:
- A/O estudante pode optar por realizar apenas uma frequência, ou um exame, no final do semestre, ou do ano letivo, respetivamente
Recursos Didácticos
Computador, projetor, quadro, artigos científicos
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
comportamentalismo, cognitivismo, cognitivo-comportamental
Bibliografia Principal
Autor | Beck, J. |
---|---|
Título | Cognitive behavior therapy: Basic and beyond |
Edição | 3rd |
Local | New York |
Editora | Guilford Press |
Ano | 2021 |
Autor | Dobson, K., & Dozois, D. (Eds.) |
Título | Handbook of cognitive-behavioral therapies |
Edição | 4th |
Local | New York |
Editora | The Guilford Press |
Ano | 2019 |
Autor | Gonçalves, O. |
Título | Terapias cognitivas: Teorias e práticas |
Edição | 6ª |
Local | Porto |
Editora | Edições Afrontamento |
Ano | 2014 |
Bibliografia Complementar
Autor | Graske, M. |
---|---|
Título | Cognitive-behavioral therapy |
Edição | 2nd |
Local | Washington |
Editora | American Psychological Association |
Ano | 2017 |
Autor | O´Donohue, W., & Kitchener, R. (Eds.) |
Título | Hanbook of Behaviorism |