Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM - 2024/2025

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Sofia Mendes
Assistentes: Prof. Doutora Sofia Mendes

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular tem como objeto de estudo e análise os diferentes quadros teórico-conceptuais subjacentes à aprendizagem humana, bem como as suas principais aplicações e implicações nos processos de ensino e aprendizagem.

Objectivos Específicos

No final desta unidade curricular, o/a estudante deve:
- Compreender o contexto de emergência das diferentes perspetivas teóricas da aprendizagem;
- Conhecer os pressupostos gerais das várias teorias da psicologia da aprendizagem, bem como identificar e operacionalizar os conceitos-chave subjacentes a cada teoria;
- Analisar criticamente e distinguir as diferentes perspetivas teóricas da aprendizagem, identificando as suas principais diferenças e pontos comuns.

Competências a adquirir

Adquirir quadros teórico-concetuais para uma reflexão crítica, uma comunicação oral e escrita rigorosa, e uma atuação profissional fundamentada nos processos de ensino e aprendizagem.

Metodologia de Ensino

- Metodologias expositivas: apresentação de quadros teórico-conceptuais de referência sob a responsabilidade da docente.
- Metodologias ativas: atividades de estudo autónomo, discussão e trabalho em pequeno e grande grupo.
- Aprendizagem interpares: análise e feedback de trabalhos realizados por pares.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao conceito de aprendizagem
2. Teorias comportamentalistas da aprendizagem
2.1. Condicionamento clássico
2.2. Condicionamento operante
3. Teoria sociocognitiva da aprendizagem de Bandura
4. Teoria de Piaget e suas implicações para os processos de ensino-aprendizagem
5. Teoria sociocultural de Vygotsky nos processos de ensino-aprendizagem
6. Perspectivas construtivistas do ensino e da aprendizagem
7. Metacognição e estratégias de aprendizagem

Métodos de Avaliação

- Assiduidade e pontualidade
- Participação ativa em iniciativas e trabalhos de grupo previstos na unidade curricular.
- Avaliação contínua através de dois pontos escritos.
- Avaliação sumativa através de um exame final.

Recursos Didácticos

Computador, projetor, dispositivos e vídeos educativos.
Plataforma de aprendizagem online.
Acesso a bases de dados, livros e artigos relevantes.
Ferramentas e plataformas de IA.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Ensino; Aprendizagem; Comportamentalismo; Sociocognitivismo; Construtivismo; Autorregulação; Metacognição; Estratégias de Aprendizagem.

Bibliografia Principal

Autor Woolfolk, A.
Título Educational psychology: Active Learning Edition
Edição 15th ed.
Editora Pearson
Ano 2024
Autor Schunk, D. H.
Título Learning theories: An educational perspective
Edição 8th ed.
Editora Pearson
Ano 2019
Autor Veiga, F.
Título Psicologia da educação
Editora Climepsi Editores
Ano 2013

Bibliografia Complementar

Autor Veiga, F.
Título Psic. educação - teoria, investigação e aplicação
Autor Ormrod, J. E.
Título Human learning
Edição 8th ed.
Local
Editora Pearson
Ano 2019