Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Sofia Mendes
Assistentes: Prof. Doutora Sofia Mendes
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular tem como objeto de estudo e análise os diferentes quadros teórico-conceptuais subjacentes à aprendizagem humana, bem como as suas principais aplicações e implicações nos processos de ensino e aprendizagem.
Objectivos Específicos
No final desta unidade curricular, o/a estudante deve:
- Compreender o contexto de emergência das diferentes perspetivas teóricas da aprendizagem;
- Conhecer os pressupostos gerais das várias teorias da psicologia da aprendizagem, bem como identificar e operacionalizar os conceitos-chave subjacentes a cada teoria;
- Analisar criticamente e distinguir as diferentes perspetivas teóricas da aprendizagem, identificando as suas principais diferenças e pontos comuns.
Competências a adquirir
Adquirir quadros teórico-concetuais para uma reflexão crítica, uma comunicação oral e escrita rigorosa, e uma atuação profissional fundamentada nos processos de ensino e aprendizagem.
Metodologia de Ensino
- Metodologias expositivas: apresentação de quadros teórico-conceptuais de referência sob a responsabilidade da docente.
- Metodologias ativas: atividades de estudo autónomo, discussão e trabalho em pequeno e grande grupo.
- Aprendizagem interpares: análise e feedback de trabalhos realizados por pares.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao conceito de aprendizagem
2. Teorias comportamentalistas da aprendizagem
2.1. Condicionamento clássico
2.2. Condicionamento operante
3. Teoria sociocognitiva da aprendizagem de Bandura
4. Teoria de Piaget e suas implicações para os processos de ensino-aprendizagem
5. Teoria sociocultural de Vygotsky nos processos de ensino-aprendizagem
6. Perspectivas construtivistas do ensino e da aprendizagem
7. Metacognição e estratégias de aprendizagem
Métodos de Avaliação
- Assiduidade e pontualidade
- Participação ativa em iniciativas e trabalhos de grupo previstos na unidade curricular.
- Avaliação contínua através de dois pontos escritos.
- Avaliação sumativa através de um exame final.
Recursos Didácticos
Computador, projetor, dispositivos e vídeos educativos.
Plataforma de aprendizagem online.
Acesso a bases de dados, livros e artigos relevantes.
Ferramentas e plataformas de IA.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Ensino; Aprendizagem; Comportamentalismo; Sociocognitivismo; Construtivismo; Autorregulação; Metacognição; Estratégias de Aprendizagem.
Bibliografia Principal
Autor | Woolfolk, A. |
---|---|
Título | Educational psychology: Active Learning Edition |
Edição | 15th ed. |
Editora | Pearson |
Ano | 2024 |
Autor | Schunk, D. H. |
Título | Learning theories: An educational perspective |
Edição | 8th ed. |
Editora | Pearson |
Ano | 2019 |
Autor | Veiga, F. |
Título | Psicologia da educação |
Editora | Climepsi Editores |
Ano | 2013 |
Bibliografia Complementar
Autor | Veiga, F. |
---|---|
Título | Psic. educação - teoria, investigação e aplicação |
Autor | Ormrod, J. E. |
Título | Human learning |
Edição | 8th ed. |
Local | |
Editora | Pearson |
Ano | 2019 |