Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
PSICOPATOLOGIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - 2024/2025
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Prof. Doutora Lígia Ferros
Assistentes: Prof. Doutora Lígia Ferros
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
- Obter uma formação científica completa, rigorosa, actualizada e prática em PCA.
- Sensibilização para as grandes questões do desenvolvimento psíquico das crianças e jovens, tanto nas variações do "normativo", como do psicopatológico.
- Contacto com as teorias gerais da PCA.
- Classificação, avaliação e diagnóstico das perturbações psicológicas.
- Conhecimento da dinâmica biopsicosocial envolvida em cada uma delas.
Objectivos Específicos
- Contacto com a literatura acerca das problemáticas e perturbações mais frequentes.
- Aquisição de competências de avaliação clínica e de técnicas de diagnóstico incluindo:instrumentos de avaliação utilizados na clínica; o DSM 5 e a CID 11; a ilustração das pert. psicológicas através de casos clínicos.
- Reconhecimento das implicações éticas e deontológicas da actv. clínica nestas faixas etárias.
- Desenvolvimento de capacidade reflexiva crítica.
Competências a adquirir
- Conhecer os principais modelos da psicopatologia da criança e do adolescente
- Conhecer os diferentes sistemas de diagnóstico psicopatológico.
- Capacidade de avaliação dos resultados da intervenção.
Metodologia de Ensino
As T/P serão expositivas, com recurso a suporte audio-visual.
Conteúdos Programáticos
1. Modelos e teorias explicativos da psicopatologia da criança e do(a) criança/adolescente 1.1. A importância da abordagem desenvolvimental na concetualização da psicopatologia na infância e adolescência, 1.2. A Psicopatologia do Desenvolvimento enquanto macroparadigma 1.3. Perspetiva organizacional do desenvolvimento 1.4. Modelos e conceitos estruturantes da Psicopatologia do Desenvolvimento 1.4.1. Princípios da equi e da multifinalidade 1.4.2. Fatores de risco, fatores de proteção e resiliência 1.4.3. Principais modelos/teorias explicativos da psicopatologia da criança e do(a) adolescente 2. Curso desenvolvimental, etiologia, caraterização e classificação das principais perturbações suscetíveis de diagnosticar na infância e na adolescência: 2.1. Perturbações depressivas, 2.2. Perturbações da ansiedade, 2.3. Perturbação do humor2.3. Deficiência/ Incapacidade mental2.4. Perturbação de hiperatividade/défice de atenção, 2.5. Perturbação do comportamento, 2.6. Perturbações de eliminação.
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua será efectuada através de duas provas escritas .
Pontos escritos previsivelmente a 25 de outubro e 6 de dezembro 2024.
Elementos relativos à assiduidade, pontualidade e participação nas aulas, serão tidos em consideração.
Recursos Didácticos
Eventual recurso a tecnologia audio-visual informatizada / Computador portátil / Data Show / vídeos cientificos / livros / softwares especializado.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Normal/ Patológico / Perturbação / Diagnóstico /
Bibliografia Principal
Autor | Theodore P. Beauchaine; Stephen P. Hinshaw |
---|---|
Título | Child and Adolescent Psychopathology |
Edição | 3rd Edition |
Editora | Theodore P. Beauchaine (Editor), Stephen P. Hinsha |
Ano | 2017 |
Autor | Linda A. Wilmshurst |
Título | Child and Adolescent Psychopathology: A Casebook |
Edição | 4ª |
Local | EUA |
Editora | Sage publications / USA ISBN-13: 978-1506349350 |
Ano | 2018 |
Autor | Allen C Israel ; Rita Wicks-Nelson |
Título | Abnormal child psychopathology |
Edição | 9ed |
Local | EUA |
Editora | Routledge / ISBN-13: 978-0205901128 |
Ano | 2021 |
Bibliografia Complementar
Autor | |
---|---|
Título | DSM V |
Autor | |
Título | CID 10 |
Edição | 11ª |
Local | Brasil |
Editora | Artmed |
Ano | 2019 |