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PSICOLOGIA DA LINGUAGEM - 2024/2025

2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3

Docentes

Regente: Prof. Doutora Sofia Mendes
Assistentes: Prof. Doutora Sofia Mendes

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular tem como objetivo estudar os processos cognitivos e psicológicos subjacentes à linguagem. Pretende ainda apresentar as principais teorias que explicam o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, bem como abordar a emergência da leitura e da escrita.

Objectivos Específicos

- Conhecer as principais propriedades, características e funções da linguagem;
- Compreender o mérito e as limitações das diferentes teorias sobre a aquisição da linguagem;
- Descrever as etapas da aquisição da linguagem, reconhecendo a diversidade no seu desenvolvimento;
- Relacionar o desenvolvimento da linguagem com a emergência da leitura e da escrita;
- Refletir sobre a aprendizagem de uma segunda língua e o bilinguismo.

Competências a adquirir

Adquirir quadros teórico-conceptuais que permitam uma reflexão crítica, uma comunicação oral e escrita rigorosa, e uma atuação profissional bem fundamentada no campo da psicologia da linguagem.

Metodologia de Ensino

- Metodologias expositivas: apresentação de quadros teórico-conceptuais de referência sob a responsabilidade da docente.
- Metodologias ativas: atividades de estudo autónomo, discussão e trabalho em pequeno e grande grupo.
- Aprendizagem interpares: análise e feedback de trabalhos realizados por pares.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à linguagem:
1.1. Conceitos de comunicação, linguagem e fala
1.2. Canais de comunicação
1.3. Propriedades e funções da linguagem humana
1.4. Período sensível de aquisição da linguagem e suas implicações

2. Teorias explicativas sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem:
2.1. Behaviorismo
2.2. Inatismo
2.3. Cognitivismo
2.4. Interacionismo

3. Componentes da linguagem, seu desenvolvimento e avaliação:
3.1. Pré-linguística
3.2. Fonologia
3.3. Morfologia e sintaxe
3.4. Semântica
3.5. Pragmática

4. Literacia emergente:
4.1. A emergência da leitura e da escrita

5. Bilinguismo e a aquisição e desenvolvimento de uma segunda língua

Métodos de Avaliação

- Assiduidade e pontualidade
- Participação ativa em iniciativas e trabalhos de grupo previstos na unidade curricular.
- Avaliação contínua através de dois pontos escritos.
- Avaliação sumativa através de um exame final.

Recursos Didácticos

Computador, projetor, dispositivos e vídeos educativos.
Plataforma de aprendizagem online.
Acesso a bases de dados, livros e artigos relevantes.
Ferramentas e plataformas de IA.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Linguagem, Comunicação, Aquisição e desenvolvimento da linguagem, Literacia emergente, Bilinguismo

Bibliografia Principal

Autor Owens, R. E.
Título Language Development: An introduction
Edição 10th. ed
Editora Pearson
Ano 2019
Autor Turnbull, K. L.; Justice, L. M.
Título Language Development From Theory to Practice
Edição 3rd. ed
Editora Pearson
Ano 2016
Autor Alves, R.; Leite, I.
Título Ensino da Leitura e Escrita Baseado em Evidência
Editora Fundação Belmiro de Azevedo
Ano 2022

Bibliografia Complementar

Autor McDevitt, T. M.; Ormrod, J. E.
Título Child Development and Education
Autor Gonçalves, F., Guerreiro, P. & Freitas, M. J.
Título O conhecimento da língua: Percursos de desenvolvim