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PSICOLOGIA DA LINGUAGEM - 2024/2025
2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Prof. Doutora Sofia Mendes
Assistentes: Prof. Doutora Sofia Mendes
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular tem como objetivo estudar os processos cognitivos e psicológicos subjacentes à linguagem. Pretende ainda apresentar as principais teorias que explicam o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, bem como abordar a emergência da leitura e da escrita.
Objectivos Específicos
- Conhecer as principais propriedades, características e funções da linguagem;
- Compreender o mérito e as limitações das diferentes teorias sobre a aquisição da linguagem;
- Descrever as etapas da aquisição da linguagem, reconhecendo a diversidade no seu desenvolvimento;
- Relacionar o desenvolvimento da linguagem com a emergência da leitura e da escrita;
- Refletir sobre a aprendizagem de uma segunda língua e o bilinguismo.
Competências a adquirir
Adquirir quadros teórico-conceptuais que permitam uma reflexão crítica, uma comunicação oral e escrita rigorosa, e uma atuação profissional bem fundamentada no campo da psicologia da linguagem.
Metodologia de Ensino
- Metodologias expositivas: apresentação de quadros teórico-conceptuais de referência sob a responsabilidade da docente.
- Metodologias ativas: atividades de estudo autónomo, discussão e trabalho em pequeno e grande grupo.
- Aprendizagem interpares: análise e feedback de trabalhos realizados por pares.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à linguagem:
1.1. Conceitos de comunicação, linguagem e fala
1.2. Canais de comunicação
1.3. Propriedades e funções da linguagem humana
1.4. Período sensível de aquisição da linguagem e suas implicações
2. Teorias explicativas sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem:
2.1. Behaviorismo
2.2. Inatismo
2.3. Cognitivismo
2.4. Interacionismo
3. Componentes da linguagem, seu desenvolvimento e avaliação:
3.1. Pré-linguística
3.2. Fonologia
3.3. Morfologia e sintaxe
3.4. Semântica
3.5. Pragmática
4. Literacia emergente:
4.1. A emergência da leitura e da escrita
5. Bilinguismo e a aquisição e desenvolvimento de uma segunda língua
Métodos de Avaliação
- Assiduidade e pontualidade
- Participação ativa em iniciativas e trabalhos de grupo previstos na unidade curricular.
- Avaliação contínua através de dois pontos escritos.
- Avaliação sumativa através de um exame final.
Recursos Didácticos
Computador, projetor, dispositivos e vídeos educativos.
Plataforma de aprendizagem online.
Acesso a bases de dados, livros e artigos relevantes.
Ferramentas e plataformas de IA.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Linguagem, Comunicação, Aquisição e desenvolvimento da linguagem, Literacia emergente, Bilinguismo
Bibliografia Principal
Autor | Owens, R. E. |
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Título | Language Development: An introduction |
Edição | 10th. ed |
Editora | Pearson |
Ano | 2019 |
Autor | Turnbull, K. L.; Justice, L. M. |
Título | Language Development From Theory to Practice |
Edição | 3rd. ed |
Editora | Pearson |
Ano | 2016 |
Autor | Alves, R.; Leite, I. |
Título | Ensino da Leitura e Escrita Baseado em Evidência |
Editora | Fundação Belmiro de Azevedo |
Ano | 2022 |
Bibliografia Complementar
Autor | McDevitt, T. M.; Ormrod, J. E. |
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Título | Child Development and Education |
Autor | Gonçalves, F., Guerreiro, P. & Freitas, M. J. |
Título | O conhecimento da língua: Percursos de desenvolvim |