Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 2024/2025
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Joana Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Sofia Mendes
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta disciplina visa permitir a análise e a reflexão dos alunos sobre os principais modelos e intervenções no campo da psicologia escolar e educacional. Adicionalmente, esta unidade visa dotar os alunos de conhecimentos sobre as principais áreas de ação dos psicólogos escolares e educacionais. Finalmente, a disciplina permitirá uma maior consciencialização sobre as oportunidades, constrangimentos e áreas emergentes dentro da profissão.
Objectivos Específicos
1) Conhecer o âmbito de intervenção da Psicologia da Educação;
2) Identificar os principais modelos de intervenção atual na Psicologia da Educação;
3) Compreender a evolução e presente situação desta área profissional;
4) Identificar as principais áreas de intervenção de um Psicólogo Escolar e da Educação;
5) Identificar oportunidades de trabalho futuro na área da Psicologia Escolar e da Educação.
Competências a adquirir
Síntese do objeto de estudo da Psicologia Escolar e da Educação e das suas principais intervenções.
Análise dos principais modelos de intervenção na Psicologia Escolar e da Educação.
Compreensão do papel da família no contexto da Psicologia Escolar e da Educação.
Desenvolver e aplicar competências de avaliação e de intervenção no âmbito da Psicologia da Educação, considerando os múltiplos intervenientes e contextos.
Metodologia de Ensino
Aulas interativas.
Aprendizagem baseada em problemas.
Análise e discussão de artigos científicos.
Aprendizagem invertida.
Observação e experiências de avaliação e/ou intervenção em contexto escolar.
Trabalhos de grupo com apresentação oral.
Estudos de caso.
Conteúdos Programáticos
1. Psicologia Educacional: Âmbito, aspetos universais e principais modelos de intervenção.
1.1. Psicologia da educação e Psicologia escolar: delimitação concetual.
2. O Psicólogo Escolar em Portugal
2.1. Evolução dos modelos de intervenção em psicologia escolar.
2.2. Enquadramento legal dos Psicólogos Escolares e documentos de referência.
3. Intervenções dos psicólogos escolares e educacionais em contexto escolar.
3.1. A Educação Inclusiva.
3.2. Aprendizagem da leitura e da escrita.
3.3. Promoção de comportamentos positivos.
3.4. Aprendizagem socioemocional.
Métodos de Avaliação
a) Assiduidade
b) Trabalho de grupo
c) Ponto escritos
Recursos Didácticos
Biblioteca.
Relação pedagógica.
Projetor Multimédia
Software de Conferência Online Teams
Supervisão Pedagógica.
Suporte Teórico e Bibliográfico.
Moodle
Objetivos de Sustentabilidade
ODS4 - Educação de qualidade: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos.
ODS10 - Redução das desigualdades: Reduzir as desigualdades dentro e entre os países.
Palavras Chave
Psicologia Escolar
Psicologia Educacional
Enquadramento Legal
Sistemas Multinível de Suporte
Educação Inclusiva
Bibliografia Principal
Autor | Mendes, Sofia |
---|---|
Título | A prática profissional da psicologia escolar |
Edição | 1ª |
Local | Lisboa |
Editora | Ordem dos Psicólogos Portugueses |
Ano | 2019 |
Autor | ALEXANDER, Patricia ; WINNE, Philip (Eds) |
Título | Handbook of Educational Psychology |
Local | Mahwah, N.J. |
Editora | Lawrence Erlbaum Associates |
Ano | 2006 |
Autor | JIMERSON, Shane R.; OAKLAND, Tom & FARRELL, Peter (Eds.) |
Título | The Handbook of International School Psychology |
Local | Thousand Oaks, California: USA |
Editora | Sage Publications |
Ano | 2007 |
Bibliografia Complementar
Autor | Reynolds, Cecil & Gutkin, Terry (Eds) |
---|---|
Título | Handbook of school psychology |
Edição | 3ªed. |
Local | New York |
Editora | John Wiley & Sons Inc. |
Ano | 1999 |
Autor | JIMERSON, Shane R.; BURNS, Matthew K., & VANDERHEYDEN, Amanda M. |
Título | Handbook of Response to Intervention |
Edição | 2nd |
Local | New York: USA |
Editora | Springer US |
Ano | 2006 |