Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA - 2024/2025
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Vítor Coelho
Assistentes: Prof. Doutora Helena Bilimória
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular visa permitir a análise e a reflexão dos alunos sobre a importância e relevância do desenvolvimento e educação ao longo da vida, bem como das possibilidades de intervenção de psicólogos nestas áreas. Assim, a unidade curricular permitirá uma maior consciencialização sobre as oportunidades, constrangimentos e áreas emergentes dentro da profissão.A unidade curricular permitirá ainda aos alunos contrastar sistemas formais e informais de ensino.
Objectivos Específicos
No final desta unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
1) Distinguir entre sistemas formais e informais de Ensino;
2) Identificar barreiras ao desenvolvimento e educação ao longo da vida;
3) Identificar várias áreas para o Desenvolvimento ao longo da vida;
4) Descrever modelos cruciais para a educação e aprendizagem ao longo da vida;
5) Identificar modelos cruciais para a intervenção na promoção da aprendizagem ao longo da vida.
Competências a adquirir
Caracterização dos sistemas formais e informais de Ensino.
Capacidade de sensibilização para a importância do desenvolvimento e educação ao longo da vida.
Identificação de competências a desenvolver para prosseguir estudos nesta área.
Compreensão do papel da família no contexto do desenvolvimento ao longo da vida.
Análise dos principais modelos de intervenção na educação e aprendizagem ao longo da vida.
Metodologia de Ensino
Aulas expositivas
Exercícios práticos
Brainstorming
Trabalhos de grupo com apresentação oral
Estudos de caso
Conteúdos Programáticos
1. Desenvolvimento e Educação ao Longo da Vida: Conceitos Preliminares
1.1. Conceito e Relevância
1.2. A influência da Educação sobre o Desenvolvimento
1.2. Sistemas Formais de Ensino
1.2.1. Os Diferentes Sistemas de Ensino na União Europeia
1.2.2. Sistema Nacional de Ensino
1.3. Sistemas Informais de Ensino
1.4. Barreiras à Educação e Desenvolvimento ao Longo da Vida
2. Desenvolvimento ao Longo da Vida: Áreas de Desenvolvimento
2.1. Desenvolvimento Moral
2.2. Desenvolvimento Psicossocial
2.3. Desenvolvimento Social e Emocional
3. Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida;:
3.1. Competências Essenciais à Aprendizagem ao Longo da Vida
3.2. Modelo BioPsicossocial: Definição e Aplicações
4.2.1. Transições Ecológicas
3.3. Modelos de Aprendizagem SocioEmocional
3.4. O Desenvolvimento da Cidadania
Métodos de Avaliação
a) Participação em sala de aula;
b) Trabalho de estudo de caso individual;
c) Apresentação de trabalhos de grupo;
d) Pontos escritos.
Recursos Didácticos
Sala de Aula
Projetor Multimédia
Software de Conferência Online Zoom
Supervisão Pedagógica
Suporte Teórico e Bibliográfico
Objetivos de Sustentabilidade
Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Palavras Chave
Sistemas de Ensino; Desenvolvimento ao longo da vida; Desenvolvimento moral; Desenvolvimento SocioEmocional; Ciclo de vida familiar
Bibliografia Principal
Autor | Lawrence Kohlberg |
---|---|
Título | The philosophy of moral development : moral stages |
Local | San Francisco |
Editora | Harper & Row |
Ano | 1981 |
Autor | Jennifer Symonds |
Título | Understanding School Transition: What happens to c |
Local | New York |
Editora | Routledge |
Ano | 2015 |
Autor | Collaborative for Academic, Social and Emotional L |
Título | 2015 CASEL guide: Effective social and emotional l |
Local | Chicago |
Editora | CASEL |
Ano | 2015 |
Bibliografia Complementar
Autor | European Commission |
---|---|
Título | Adult learning: It´s never too late to learn |
Autor | Durlak, J.A., Domitrovich, C.E.,; Weissbert, R. P., & Gullota, T. P. |
Título | Handbook of Social and Emotional Learning: Researc |