Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
PSICOLOGIA COGNITIVA - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Joana Gonçalves Lopes
Assistentes: Prof. Doutora Joana Gonçalves Lopes
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Apresentar e discutir os conhecimentos e conceitos gerais nos domínios da Percepção, Atenção
e Memória humana.
Desenvolver competências de investigação baseadas na metodologia experimental, através do
método de replicação de experiências sobre os temas abordados no âmbito das aulas.
Compreender e analisar criticamente os contributos da Psicologia Cognitiva nos domínios da
Perceção, da Atenção e da Memória humana.
Objectivos Específicos
Dominar a metodologia experimental no âmbito da Psicologia Cognitiva
Desenvolver a capacidade de trabalho laboratorial no âmbito da Psicologia Cognitiva
Competências a adquirir
Capacidade de pesquisa e integração da informação (compreensão, análise e síntese)
Capacidade de comunicação oral (rigor conceptual) e escrita (redação de relatórios científicos
das experiências realizadas e de um poster)
Capacidade de planificação, condução de uma experiência e apresentação à comunidade
científica (elaboração e apresentação de um poster)
Capacidade de pensamento crítico e reflexivo
Metodologia de Ensino
Exposição oral com vista ao aprofundamento teórico e discussão aberta aos alunos
Participação em experiências no âmbito da psicologia experimental e cognitiva e respetiva
análise e discussão dos resultados obtidos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Psicologia Cognitiva
- A Psicologia Cognitiva como ciência
- Ciência Cognitiva, Neuropsicologia Cognitiva, Neurociência Cognitiva e Ciência Cognitiva
Computacional
2. Perceção
- Processos básicos na perceção visual
- Visão da cor
- Perceção da profundidade
- Perceção sem consciência
- Reconhecimento de objetos e faces
- Reconhecimento de padrões e organização percetual
- Abordagens de reconhecimento de objetos
- Reconhecimento de faces
- Imagética visual
- Perceção, movimento e ação
- Perceção direta e ação visualmente guiada
- Perceção do movimento humano
3. Atenção
- Atenção e desempenho
- Atenção focada auditiva e visual
- Efeitos intermodais
- Atenção dividida
- Processamento automático
4. Memória
- Memória, aprendizagem e esquecimento
- Memória de trabalho e sua capacidade
- Níveis de processamento
- Aprendizagem por meio de evocação e implícita
- Esquecimento na memória a longo prazo
- Sistemas da memória a longo prazo
- Memória declarativa e não declarativa
- Memória episódica
- Memória semântica
- Memória autobiográfica e suas abordagens
5. Abordagem à metacognição
Métodos de Avaliação
Realização de 2 pontos escritos.
Elaboração de um trabalho de grupo de metodologia experimental (ou semi-experimental) no
âmbito das temáticas: Perceção, Atenção e Memória Humana com apresentação de um poster
e redação de um relatório científico.
Recursos Didácticos
Projetor multimédia
Computador
Apresentações realizadas nas aulas teórico-práticas (slides em power point)
Sala de computadores que possibilite a realização das experiências
Software CogLab
Artigos científicos
Objetivos de Sustentabilidade
ODS 4: Educação de qualidade e ODS5: Igualdade de género
ODS 8: trabalho digno e crescimento económico e ODS 10: Reduzir as desigualdades
Palavras Chave
Cognição Humana
Atenção
Memória Humana
Perceção
Bibliografia Principal
Autor | EYESENCK, Michael; KEANE, Mar |
---|---|
Título | Cognitive Psychology: A student´s handbook |
Edição | 8ª ed. |
Local | London |
Editora | Psychology Press |
Ano | 2020 |
Autor | STERNBERG, Robert; STERNBERG, Karin |
Título | Cognitive Psychology |
Edição | 7ª ed. |
Local | Belmont, CA |
Editora | Cengage Learning |
Ano | 2016 |
Autor | GROOME, David; EYSENCK, Michael |
Título | Cognitive Psychology: Revisiting the classical stu |
Edição | 1ª ed. |
Local | Reino Unido |
Editora | Sage |
Ano | 2015 |
Bibliografia Complementar
Autor | BADDELEY, Alam; EYESENCK, Michael, & ANDERSON, Mic |
---|---|
Título | Memory |
Edição | 2ª ed. |
Local | New York |
Editora | Psychology Press |
Ano | 2015 |
Autor | GRONDIN, Simon |
Título | Psychology of Perception |
Edição | 1ª ed. |
Local | Switzerland |
Editora | Springer International Publishing |
Ano | 2016 |