Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
MÉTODOS QUANTITATIVOS - 2024/2025
2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Sofia Marques
Assistentes: Prof. Doutora Joana Cruz
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
No seguimento da unidade curricular de Estatística do 2º semestre do 1º ano, o objetivo desta unidade curricular é dar continuidade à aquisição de conhecimento por parte dos alunos num conjunto de métodos estatísticos de natureza inferencial.
Objectivos Específicos
- Adquirir competências e conhecimentos que lhes permitam compreender e conduzir estudos de natureza quantitativa, utilizando Análise de Variância (ANOVA), Análise de Covariância (ANCOVA), Regressão Linear e também estatística não paramétrica.
- Aplicação dos conhecimentoa com recurso ao software estatística IBM SPSS, com o intuito de os alunos continuarem a adquirir competências de utilização deste software de análise de dados.
Competências a adquirir
- Revelar competências de análise de dados quantitativos com recurso ao IBM SPSS.
Metodologia de Ensino
Aulas teórico-práticas com recurso ao método expositivo e exemplificação da resolução de exercícios práticos (utilizando variáveis das diversas áreas da psicologia) com recurso ao IBM SPSS Statistics. Nas aulas de orientação tutorial realizam-se trabalhos breves de aplicação dos conhecimentos e competências, envolvendo a análise estatística e respetiva escrita de relatório segundo as normas da APA. As aulas decorrem em laboratório de informática.
Conteúdos Programáticos
Análise de variância (ANOVA) com um fator:
ii) Inter-sujeitos (one-way)
iii) Intra-sujeitos (repeated measures)
Análise de covariância (ANCOVA)
Análise de Regressão
i)Noção de correlação linear e sua representação gráfica
ii)Regressão linear simples (1 preditor)
iii) Regressão linear múltipla (2 ou mais preditores)
Estatística não-paramétrica:
i)Teste de Kruskal Wallis para mais de duas amostras independentes
ii)Teste de Friedman para mais de duas amostras emparelhadas
Métodos de Avaliação
A UC é avaliada através de 2 pontos escritos ao longo do semestre. Acresce um trabalho escrito redigido segundo normas APA.
Os alunos têm que estar presentes em 70% das aulas para terem avaliação contínua.
Recursos Didácticos
- Computador
- Projector
- Software SPSS
Objetivos de Sustentabilidade
4- Educação de Qualidade - Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de
aprendizagem ao longo da vida para todos.
Palavras Chave
- Análise de Variância (ANOVA)
- Estatística não-paramétrica
- Correlação linear
- Regressão linear
Bibliografia Principal
Autor | Field, A. |
---|---|
Título | Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics |
Edição | 6th ed |
Local | London |
Editora | Sage Publications |
Ano | 2024 |
Autor | Pallant, Julie |
Título | SPSS Survival Manual: A step by step guide to data |
Edição | 7th Ed |
Local | London |
Editora | Routledge |
Ano | 2020 |
Autor | Marôco, João |
Título | Análise Estatística com o SPSS Statistics |
Edição | 8ª Ed |
Local | Pêro Pinheiro |
Editora | ReportNumber |
Ano | 2021 |
Bibliografia Complementar
Autor | Martins, Carla |
---|---|
Título | Manual de Análise de dados quantitativos com recur |
Autor | Clark-Carter, David |
Título | Quantitative Psychological Research: The Complete |
Edição | 5th Ed. |
Local | UK |
Editora | Routledge |
Ano | 2024 |