Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
MODELOS CONSTRUTIVISTAS E CONSTRUCIONISTAS SOCIAIS - 2024/2025
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Mestre Armando Pinho
Assistentes: Mestre Armando Pinho
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Sistematizar os principais modelos teóricos construtivistas, construcionistas sociais e críticos da Psicologia
Mapear histórica e epistemologicamente estas teorias e modelos
Sintetizar os principais conceitos, características teóricas e metodológicas e pressupostos fundacionais
Diferenciar criticamente e aplicar as concepções formuladas na compreensão dos processos e mecanismos psicológicos e funcionamento psicológico funcional e disfuncional, em diferentes áreas e contextos
Objectivos Específicos
Diferenciar e comparar os modelos psicológicos apresentados em diferentes níveis de compreensão: meta-teórico; conceptual e metodológico.
Fornecer exemplos representativos de modelos e autores paradigmáticos para cada uma das referidas perspetivas.
Incutir a análise crítica e fundamentada dos modelos apresentados.
Promover o treino na aplicação dos conceitos e metodologias referidas na resolução de situações hipotéticas.
Incutir explorações aprofundadas e futuras dos modelos citados.
Competências a adquirir
Reconhecer e mapear histórica e epistemologicamente as teorias e modelos citados.
Identificar e sintetizar seus principais conceitos e caraterísticas teóricas e metodológicas.
Compreender seus principais pressupostos ontológicos, epistemológicos e axiomáticos fundacionais.
Diferenciar, analisar e aplicar as conceções formuladas sobre o funcionamento psicológico funcional e disfuncional, processos de mudança e transformação comportamental/existencial e técnicas de intervenção exemplificativas.
Metodologia de Ensino
Exposições teóricas e multi-media dos conteúdos programáticos. Leituras e discussão de obras e temas seleccionados.
Exercícios práticos para aplicação dos conceitos e teorias.
Acompanhamento e supervisão do estudo na realização de trabalhos práticos.
Conteúdos Programáticos
A- Caracterização do paradigma pós-moderno na Psicologia
1. Principais influências, contributos e conceitos?chave da Psicologia pós-moderna.
a. O contexto do pensamento filosófico e científico.
b. Valorização das perspetivas pluralistas, dialógicas, contextualizadas e pragmáticas (ação).
c. Pós-modernismo na Psicopatologia e Psicoterapia: crise no realismo, doença mental e self.
2. A prevalência das perspetivas narrativas e discursivas na Psicologia.
B- Enquadramento histórico-espistemológico da abordagem construtivista
1. Contributos construtivo-desenvolvimentais:
a) Teoria dos construtos pessoais - George Kelly (1955).
b) Teorias fundacionais de Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygostky (1896-1934).
c) A importância das dimensões desenvolvimental e cultural nas teorias e modelos de Jerome Bruner (1915-2016) e Allen Ivey (1933-) .
2. A evolução das ciências cognitivas e as revoluções cognitivistas.
C - Principais teorias e modelos construtivistas:
1) Modelo da Terapia Cognitiva Pós-racionalista de Vittorio Guidano (1987)
2) Modelo de Hubert J. M. Hermans (1992): teoria do self dialógico (aplicações terapêuticas e educacionais).
3) Modelo de Robert A. Neimeyer (2001): teoria da reconstrução de significado (perda e luto).
4) Modelo de Leslie Greenberg (2002): Terapia focada nas emoções.
D- Enquadramento histórico-espistemológico da abordagem construcionista social e crítica.
1. A importância central da Teoria de Michel Foucault (1926-1984), o pensamento pós-estruturalista e a Teoria Crítica.
2. Conceptualizações construcionistas sociais do self-identidade e do processo terapêutico:
a) Contributos de Kenneth Gergen (1991) e Sheila McNamee (1992) na integração destes conceitos.
b) Reflexividade crítica e política no construcionismo social: Carla Willig (1999), Ian Parker (1999).
E - Principais teorias e modelos construcionistas sociais:
1) Modelo da Terapia Narrativa da re-autoria de Michael White & David Epston (1990);
2) Modelo da Terapia Centrada nas Soluções de Steve De Shazer (1991);
3) Modelo da Terapia Colaborativa (Collaborative Therapy) de Harlene Andersen & Harold Goolishian (1992);
4) Performative Psychology e Modelo da Terapia Social de Lois Holzman & Fred Newman (1996);
5) Modelo ?Strenth-centered counseling? de Y. Joel Wong (2011).
F - Psicologia Crítica: fundamentos, conceitos-chave e aplicações:
1) Contributos pioneiros de Klaus Holzkamp (1983) e a Psicologia Crítica Alemã.
2) Psicologia Crítica, novos modos de subjetivação e políticas de identidade ? Valerie Walkerdine (2002).
3) Contributo de Ian Parker e a Psicologia Discursiva Crítica (1997).
4) Psicologia crítica feminista, LGBT e Queer: Erika Apfelbaum (1979), Judith Butler (1993), Eve Sedgewick (1993).
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua:
1- Frequência de 70% das aulas
2- Realização de 2 Pontos escritos: componente teórica da unidade curricular
3- Outros elementos de avaliação: elaboração de 1 trabalho escrito para aplicação dos conceitos e métodos dos modelos psicológicos estudados a situações concretas.
Ponderação: 2 pontos escritos = 75%; Outros elementos de avaliação = 25%.
A avaliação contínua contribui com 60% para a nota final do aluno.
Recursos Didácticos
Exposição oral das temáticas apresentadas.
Discussões de grupo.
PC e projector multi-media.
Vídeos didácticos.
Bibliografia recomendada: artigos e livros científicos.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Psicologia Pós-moderna - Construtivismo - Construcionismo Social - Psicologia Crítica
Bibliografia Principal
Autor | Jones-Smith, Elsie |
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Título | Theories of counseling and psychotherapy: An integ |
Edição | 3ª ed |
Local | London |
Editora | Sage |
Ano | 2019 |
Autor | Gonçalves, Miguel; Gonçalves, Óscar |
Título | Psicoterapia, discurso e narrativa: A construção c |
Edição | 1ª ed. |
Local | Coimbra |
Editora | Quarteto |
Ano | 2001 |
Autor | Burr, Vivien |
Título | Social constructionism |
Edição | 3ª ed |
Local | London |
Editora | Sage |
Ano | 2015 |
Bibliografia Complementar
Autor | Bruner, Jerome |
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Título | Actos de significado: Para uma psicologia cultural |
Edição | 1ª ed |
Local | Lisboa |
Editora | Edições 70 |
Ano | 2008 |
Autor | Fox, Dennis; Prilleltensky, Isaac |
Título | Critical psychology: An introduction |
Edição | 2ª ed. |
Local | London |
Editora | Sage |
Ano | 2009 |