Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Gestão De Empresa
GESTÃO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO - 2022/2023
2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Paulo Cardoso
Assistentes: Prof. Doutor Paulo Cardoso
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular tem como objetivo geral transmitir os conceitos essenciais relativos à Gestão da Cadeia de Abastecimento. A disciplina procura dar uma visão complementar das componentes offline e online contemplando os pontos de vista estratégico e operacional.
Objectivos Específicos
1. Promover o conhecimento sobre a gestão de cadeia de abastecimento no contexto da empresa considerando o seu funcionamento interno e o ambiente envolvente;
2. Dotar os alunos de conhecimentos e técnicas relativas à gestão da cadeia de abastecimento no atual contexto digital, contemplando o comércio eletrónico e o omnichannel.
Competências a adquirir
1.Compreender, em geral, os conceitos, estratégias e aplicações da gestão de cadeia de abastecimento na atual era digital;
2.Entender, de uma forma complementar, o conceito de gestão de cadeia de abastecimento, analisando de forma crítica o desempenho e as práticas operacionais da empresa.
Metodologia de Ensino
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos ao Marketing Direto com base na bibliografia da unidade curricular. Estes conteúdos serão ilustrados com casos práticos incentivando a discussão e debate por parte dos alunos. As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da realização de exercícios práticos e do respetivo acompanhamento por parte do docente.
Conteúdos Programáticos
1.Conceptualização da Gestão de Cadeia de Abastecimento (GCA)
1.1 Conceito de GCA
1.2 Ambiente competitivo e influência na GCA
1.3 Conceito de omnichannel
1.4 Estratégias de distribuição
1.5 Visão operacional da GCA
2.Novos cenários da GCA
2.1 O comércio eletrónico
2.2 Planeamento e gestão da loja online
2.3 Logística associada ao comércio eletrónico
2.4 Integração entre canais offline e online
2.5 Experiência do utilizador no contexto omnichanel
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 testes escritos
- 1 Trabalho de grupo
Recursos Didácticos
Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Gestão da cadeia de abastecimento; omnichannel, comércio eletrónico; logística.
Bibliografia Principal
Autor | Carvalho, José Crespo |
---|---|
Título | Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento |
Edição | 3ª Edição |
Local | Lisboa |
Editora | Edições Sílabo |
Ano | 2020 |
Autor | Myerson, Paul |
Título | Omni-Channel Retail and the Supply Chain: Working |
Edição | 1st Edition |
Local | Boca Raton |
Editora | Taylor & Francis |
Ano | 2021 |
Autor | Blokdyk, Gerardus |
Título | Omnichannel Supply Chain A Complete Guide |
Editora | 5STARCook |
Ano | 2021 |