Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Gestão De Empresa
MARKETING - 2022/2023
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Isabel Cantista
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Cantista
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A unidade curricular de Marketing pretende que os alunos conheçam em profundidade os temas relacionados com os estudos de mercado, salientando-se impacto da Agenda 21 e o modelo de desenvolvimento económico e social baseado na sustentabilidade. Aborda-se em detalhe fases e componentes do plano de marketing.
Objectivos Específicos
Pretende-se que os alunos consigam compreender as informações que levam à definição de uma estratégia e plano de marketing, que tenha em conta a sustentabilidade.
Competências a adquirir
Aquisição de conhecimentos de marketing específicos das áreas de estudos de mercado, plano de marketing e tratamento das variáveis do marketing-mix: produto, preço, comunicação e distribuição. Aquisição de conhecimentos sobre Agenda 21 e modelo económico e social sustentável.
Aquisição de competências de análise e de processos de decisão.
Metodologia de Ensino
As aulas têm uma componente de exposição, em que são utilizados meios audio-visuais e uma componente prática onde através da análise, ou resolução de casos práticos são explorados os conceitos explicitados.
Conteúdos Programáticos
I O marketing
Conceito. O modelo de desenvolvimento económico e social sustentável e a sua influência na oferta e na procura.
A Agenda 21, Os objetivos de desenvolvimento sustentável para 2030.
A energia e o desenvolvimento.
Estudo do sector Moda.
II O mercado
O mercado: conceito restrito e alargado.
A dimensão, estrutura e ciclo de vida de um mercado.
Os factores de evolução dos mercados com particular relevo para a sustentabilidade.
III As decisões estratégicas: Segmentação, posicionamento e marca
IV - A segmentação. Critérios. O cálculo do volume e valor do mercado.
V - O posicionamento. O "mindmapping" e o posicionamento. A definição de posicionamento:identificação e diferenciação. O "mapping" como instrumento de validação de decisão.
VI A marca. A identidade psicológica e física da marca. Processo de criação e gestão. Rentabilização de investimentos.
VII - O marketing-mix e o plano operacional de marketing.
VIII O produto
A natureza e importância da política de produto.
As componentes da política do produto.
A inovação e o lançamento de novos produtos. Da matriz de Ansoff à matriz de Kim e Clark
IX O preço
O Estado, as empresas e os preços.
O preço como variável estratégica do marketing.
Os critérios de determinação de preços: custos, procura e concorrência.
Políticas de preço no lançamento de novos produtos.
X Canais de distribuição
Os canais de distribuição: tradicionais, modernos e contemporâneos.
A política de distribuição dos produtores e as relações produtores/distribuidores.
O aparelho comercial português.
XI A política global de comunicação
Natureza e importância da comunicação
A elaboração de uma estratégia global de comunicação
O mix de comunicação. A repartição de investimentos e controle de resultados.
XII A estratégia e o plano de Marketing
Da estratégia de empresa à estratégia de Marketing.
A elaboração de uma estratégia de Marketing.
Como desenvolver um plano de marketing de acordo com opções estratégicas da empresa.
O planeamento e controle.
XIII- A auditoria de marketing: analisar para melhorar.
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua é feita com base em dois testes escritos, a participação e resolução de casos práticos em sala e apresentação de trabalhos.
Recursos Didácticos
Manual adoptado, casos práticos (em suporte multimédia), computador portátil, projector multimédia, apresentações em power-point, Internet, biblioteca da Universidade
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Análise e estudo do mercado.
Marca.
Estratégia de Marketing.
Plano de Marketing.
Bibliografia Principal
Autor | De BAYNAST, Arnaud, Jacques LENDREVIE, Julien LÉVY; Pedro DIONÍSIO, Joaquim Vicente RODRIGUES |
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Título | Mercator 2018 - 25 anos |
Edição | 1ª edição |
Local | Lisboa |
Editora | Edições Dom Quixote |
Ano | 2018 |
Autor | MAÇÃES, Manuel Alberto Ramos |
Título | Marketing Estratégico |
Edição | 1a ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Conjuntura Atual Editora |
Ano | 2019 |
Autor | BRITO, Carlos, Henrique Figueiredo e Paulo Lencast |
Título | Novos Horizontes do Marketing |
Edição | 1ª edição |
Local | Lisboa |
Editora | Dom quixote |
Ano | 2014 |
Bibliografia Complementar
Autor | LAMB, Charles W. e Joe F. Hair |
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Título | MKTG 11 |
Edição | 11ª edição |
Local | Boston, Massachussets, USA |
Editora | South-Western College Pub; 11 edition |
Ano | 2017 |
Autor | KERIN, Roger, Steven Hartley, William Rudelius, Er |
Título | Marketing: the Core |
Edição | 6th edition |
Local | USA |
Editora | McGraw-Hill |
Ano | 2016 |