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GESTÃO DE PRODUTO E MARCA - 2024/2025
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Paulo Ramos
Assistentes: Prof. Doutor Paulo Ramos
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas
Língua de Ensino
Português e ou Inglês
Objectivos Gerais
1. A Gestão de Produto e Marca visa proporcionar aos estudantes uma visão geral da utilização, objecto e metodologias de gestão que se prendam com a análise a aplicar nas empresas, no âmbito das estratégias de marca.
2. Pretende dotar os estudantes dos conhecimentos e instrumentos suficientes que se prendem com a utilização da lógica e dos métodos analíticos, que permitam fundamentar as decisões estratégicas sobre o produto e a marca.
Objectivos Específicos
Compreender os vários aspectos definidores de um produto e marca.
Fazer a distinção entre as principais estratégias de produtos e de marcas e sua interdependência.
Gerir portefólios de produtos e marcas.
Compreender o conceito de valor da marca.
Competências a adquirir
Compreender as técnicas que permitem aperfeiçoar a obtenção de indicadores de gestão da marca e do produto.
Compreender os métodos de tomada de decisão estratégica da marca e do produto.
Compreender as diferenças entre as diversas estratégias de gestão da marca e do produto.
Compreender a aplicação das metodologias com dados reais das empresas.
Metodologia de Ensino
Nas aulas teórico-práticas será utilizado o método expositivo com recurso a meios audiovisuais.
São desenvolvidos os conceitos teóricos e resolvidos exercícios de aplicação sobre os mesmos.
Nas aulas de orientação tutorial serão esclarecidas dúvidas dos estudantes e discutidos casos de estudo para praticar a aquisição de competências.
Durante o semestre serão desenvolvidas atividades extracurriculares, como palestras e aula aberta.
Conteúdos Programáticos
1. O Produto
1.1. Conceito de Produto
1.2. Orientação para o produto e para o mercado
1.3. Tipos de Produto
1.4. Níveis de Produtos
1.5. Decisões sobre Produtos: Gestão de linhas de produtos
1.6. Ciclo de vida de produtos
1.7. Gestão de portfólio
1.8. Atributos do Produto
1.9. Embalagem e Rotulagem
1.10.Decisões sobre Linha de Produtos
2. A Marca
2.1. Fundamentos da Marca
2.2. Elementos da Marca
2.3. A importância da Marca
2.4. Funções da Marca
2.5. Criação de Valor para a Empresa
2.6. Processos de Construção de Marcas
2.7. Gestão Estratégica da Marca
2.8. Extensões da Marca a novos Produtos e Novos Mercados
2.9. Identidade, Posicionamento, Imagem e Personalidade da Marca
2.10. Fontes de Identidade da Marca
2.11. Posicionamento e Reposicionamento da Marca
2.12. Imagem e Identidade da Marca
2.13. Personalidade da Marca
2.14. Valor da Marca
2.15. Consciência da Marca
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua constará da realização de 2 testes escritos
A classificação final resultará da seguinte ponderação:
. Avaliação contínua - 60%
. Exame de frequência - 40%
Recursos Didácticos
As aulas teóricas serão dadas com recurso a meios informáticos e a PPT.
Serão disponibilizados os slides de exposição do docente e um conjunto de exercícios de carácter mais prático, para os estudantes adquirirem competências.
Todo o material de apoio às aulas será colocado no sistema de e-learning da Universidade.
Objetivos de Sustentabilidade
Esta unidade curricular sustenta os objetivos previstos na agenda 2030 (ODS) de forma direta e
indireta
ODS1. Promover práticas de comércio justo em comunidades vulneráveis
ODS9: Fomentar inovação com tecnologias sustentáveis via e-commerce
ODS12: Adotar práticas de consumo e produção que minimizem o impacto ambiental
Palavras Chave
Marca
Produto
Gestão
Estratégia
Bibliografia Principal
Autor | Keller, K.; Swaminathan, V. |
---|---|
Título | Strategic Brand Management: Building, Measuring, a |
Edição | Fifth ed. |
Local | UK |
Editora | Pearson Education |
Ano | 2020 |
Autor | Kapferer, J. N. |
Título | The New Strategy Brand Management: Advanced Insegh |
Edição | Fifth Ed. |
Local | U.K. |
Editora | Kogan Page |
Ano | 2015 |
Autor | Johanson, J.; Carlson, K. |
Título | Contemporary Brand Management |
Edição | 1ª Ed. |
Local | London |
Editora | Sage |
Ano | 2015 |
Bibliografia Complementar
Autor | JIN, B.; CEDROLA, E. |
---|---|
Título | Fashion Branding and Communication |
Edição | 1ª Ed. |
Local | UK |
Editora | Palgrave Pivot |
Ano | 2017 |