Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Gestão De Empresa
MARKETING NO TURISMO - 2024/2025
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Pedro Rodrigues
Assistentes: Prof. Doutor Pedro Rodrigues
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 3 Horas
Língua de Ensino
Portugues
Objectivos Gerais
A UC de marketing no turismo abordará os conceitos e os métodos do marketing de serviços aplicados ao turismo, por forma a conferir competências para a compreensão, análise e gestão dos serviços turísticos, tanto na ótica do prestador, como do canal. A UC começará por abordar os conceitos gerais e fundamentais de Marketing, para posterior abordagem do Marketing de Serviços, Marketing Relacional e Marketing Digital
Objectivos Específicos
1. Conhecer o conceito de marketing aplicado ao turismo
2. Conhecer, compreender, analisar e gerir o marketing de serviços
3. Desenhar estratégias de marketing de serviços no turismo
4. Desenvolver planos de comunicação e gestão de clientes
5. Desenhar e implementar estratégias de marketing digital
Competências a adquirir
-Compreender o funcionamento dos mercados do sector turístico;
-Compreender as especificidades do marketing no turismo;
-Reconhecer os desafios dos serviços e as suas consequências;
-Desenvolver capacidades e conhecimentos relativos ao marketing dos serviços turísticos;
-Compreensão e capacidade de tomada de decisão dos estudantes face a problemas reais de marketing no turismo;
-Capacidade analítica via experiências pessoais como clientes de serviços.
Metodologia de Ensino
Nesta unidade curricular é dada uma ênfase tanto à componente teórica como prática, sendo que serão feitas exposições sobre conteúdos necessários para a realização da simulação.
A metodologia a seguir basear-se-á no trabalho em equipa e também na utilização do Moodle.
Conteúdos Programáticos
1- Introdução ao marketing no turismo
- Conceito e importância
- A evolução e desenvolvimento histórico
- A sustentabilidade, ética e responsabilidade social
2- A análise de marketing no turismo
- O mercado turístico local e global
- Segmentação e Segmentos de turismo
- A oferta de produtos e serviços no produto
- A sazonalidade e irregularidade da procura
3- Gestão e Marketing dos Serviços Turísticos
- O Marketing de serviços aplicado ao turismo
- Noção de serviço e características fundamentais dos serviços
- O Marketing-mix dos serviços turísticos
- A gestão e avaliação de serviços dos serviços
4- A experiência e gestão de relação do serviço no turismo
- O envolvimento e gestão da relação com o cliente do serviço turístico
- A satisfação, fidelização e lealdade de clientes
- A comunicação e interação colaborativa com clientes
- O feedback e prescrição
5- Avaliação da qualidade de serviços e comunicação digital
- O conceito de qualidade e avaliação da qualidade nos serviços
- O Marketing e comunicação digital no turismo, o eWoM e atração de clientes
- A estratégia de comunicação digital do turismo
Métodos de Avaliação
2 testes
1 trabalho escrito
Recursos Didácticos
Os recursos didáticos necessários são os seguintes:
- Apresentações do docente;
- Documentos de apoio;
- Bibliografia sugerida;
- Quadro, Projetor Multimédia, Portátil e Internet;
- Moodle
Objetivos de Sustentabilidade
Esta UC reforçará e trabalhará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030:
ODS 8/9/10: Atingir níveis elevados de produtividade das economias através da diversificação, modernização tecnológica e inovação, promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, criação de emprego decente, sem desigualdade e inclusivo, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas
Palavras Chave
Marketing no Turismo
Marketing de Serviços
Marketing Relacional
Marketing Digital
Bibliografia Principal
Autor | Kotler, P., Bowen, J. T., Makens, J., & Baloglu, S |
---|---|
Título | Marketing for hospitality and tourism |
Edição | Global Edition |
Local | England |
Editora | Pearson Education |
Ano | 2021 |
Autor | Baynast, A.; Lendrevie, J.; Lévi, J.; Dionísio, P. |
Título | Mercator - O Marketing na Era Digital |
Edição | 1st |
Local | Lisboa |
Editora | Dom Quixote |
Ano | 2019 |
Autor | Moutinho, L.;Abranja, N.;Rodrigues, T.;Vargas,A. |
Título | Turismo e Hotelaria Futureland |
Edição | 1ed |
Local | Lisboa |
Editora | Lidel |
Ano | 2023 |