Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Gestão De Empresa
ÉTICA - 2024/2025
2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Prof. Doutora Cristina Cunha
Assistentes: Prof. Doutora Cristina Cunha
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Conhecer e aplicar os principais conceitos éticos.
Familiarizar os alunos com as considerações éticas que possam surgir num contexto organizacional.
Fornecer ferramentas teóricas com as quais a identificar considerações éticas e resolver problemas éticos difíceis.
Entender as consequências dos procedimentos não éticos
Objectivos Específicos
Analisar as situações reais que apresentem dilemas éticos.
Discutir as questões éticas mais relevantes para os gestores de marketing.
Examinar exemplos de empresas que demonstrem questões éticas nos negócios.
Reforçar o profissionalismo e a deontologia em todas as atividades.
Competências a adquirir
Desenvolvimento de um pensamento critico em relação às questões éticas e deontológicas.
Desenvolvimento de capacidade de observação e análise da realidade envolvente em relação a casos que suscitem dúvidas éticas.
Desenvolver as habilidades analíticas e de comunicação (oral e escrita).
Metodologia de Ensino
Exposição teórica dos conteúdos.
Apresentação de exemplificações praticas.
Discussão de casos práticos.
Apresentações de casos e sua discussão pelos alunos.
Desenvolvimento e construção de casos práticos.
Conteúdos Programáticos
1. O Conceito de ética.
1.1. A relação e a diferença entre ética, deontologia, moral, valores e lei.
2. Ética descritiva e ética normativa
3. As fontes da ética
4. A abordagem dos princípios éticos
4.1.1. utilitarismo
4.1.2. direitos
4.1.3. justiça
4.1.4. Cuidar
4.1.5. Ética da virtude
4.1.6. A regra de ouro
5. O Lugar da ética e deontologia na área de gestão.
5.1. Liderança e Gestão ética.
5.2. Tipos de líderes e gestores em relação à ética.
6. Gestão Moral, amoral e imoral Principais modelos de decisão ética:
6.1. Utilitário
6.2. Moral
6.3. Justiça.
7. Consequências dos procedimentos não éticos.
8. A Ética aplicada à gestão.
8.1. Ética no desenvolvimento e conceção de produtos
4.4. Ética nos preços.
4.5. Ética concorrencial.
9. Responsabilidade Social
10. Casos práticos e debate.
Métodos de Avaliação
Exposição teórica dos conteúdos.
Apresentação de exemplificações praticas.
Discussão de casos práticos.
Apresentações de casos e sua discussão pelos alunos.
Desenvolvimento e construção de casos práticos.
Recursos Didácticos
Quadro/ documentos/ E-learning/PPT elaborado pelo docente. Datashow.
Objetivos de Sustentabilidade
Recorrendo a meios digitais, audiovisuais e convidados/especialistas, serão discutidos e explorados os objetivos propostos:
ODS4 - Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem
ODS3 - Garantir o acesso a cuidados de saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
ODS5 - Alcançar a igualdade de género e capacitar todas as mulheres e meninas
ODS8 - Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o e
Palavras Chave
Ética. Organizações. Responsabilidade social
Bibliografia Principal
Autor | REGO, A.; CUNHA, M.; GONÇALVES, N.; CARDOSO, C. |
---|---|
Título | Gestão ètica e socialmente responsável. |
Edição | 1ª |
Local | Lisboa |
Ano | 2006 |
Autor | Blackburn, S. |
Título | Being Good: A Short Introduction to Ethics, |
Local | Oxford |
Editora | Oxford U.P. |
Ano | 2001 |