Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Gestão De Empresa
COMUNICAÇÃO - 2024/2025
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Jorge Figueiredo
Assistentes: Prof. Doutor Jorge Figueiredo
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 3 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular tem como objetivo geral fazer uma abordagem conceptual e prática, das diversas componentes e técnicas da comunicação empresarial e das Relações Públicas. Pretende-se fazer uma apresentação teórica de cada uma dessas componentes, assim como, fornecer ferramentas essenciais à sua aplicação. Além disso, prepara-se o aluno para a utilização de uma comunicação de sensibilização para as práticas da sustentabilidade.
Objectivos Específicos
1. Promover o conhecimento sobre as componentes e técnicas de comunicação utilizadas no contexto empresarial.
2. Desenvolver a capacidade para aplicar essas técnicas, fazendo uma abordagem direcionada para a sua utilização prática.
3. Direcionar a comunicação sobre a sustentabilidade para cada um dos públicos.
Competências a adquirir
1. Compreender a essência e funcionamento das técnicas comunicação utilizadas no contexto empresarial;
2. Participar ativamente, a nível estratégico e operacional, na aplicação destas mesmas técnicas.
Metodologia de Ensino
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos à comunicação empresarial com base na bibliografia da unidade curricular. As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da realização de exercícios práticos e do respetivo acompanhamento por parte do docente.
Conteúdos Programáticos
1. Comunicação empresarial e Relações Públicas
1.1 O conceito de comunicação empresarial
1.2 A comunicação empresarial no contexto da comunicação de marketing
1.3 Públicos internos e externos
1.4 Departamentos e agências de comunicação
1.5 Plano de comunicação
2. Contextos e objetivos da comunicação empresarial
2.1 Comunicação de produtos e serviços
2.2 Comunicação institucional
2.3 Comunicação interna
2.4 Comunicação no contexto da responsabilidade social empresarial
2.5 Comunicação e gestão de crise
2.6 Comunicação em prol da sustentabilidade
3. Técnicas de comunicação empresarial
3.1 Identidade corporativa, aplicações e suportes
3.2 Publicações institucionais
3.3 Assessoria de Imprensa
3.4 Organização e gestão de eventos
3.5 Comunicação online e redes sociais
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 testes
- 1 Trabalho de grupo
Recursos Didácticos
Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.
Objetivos de Sustentabilidade
O objetivo de sustentabilidade é capacitar os estudantes, futuros profissionais e licenciados, para que possam entender, conhecer e colaborar na implementação dos Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS). Desenvolvem-se conhecimentos teóricos e práticos sobre sustentabilidade, promovendo aptidões críticas, éticas e inovadoras, direcionadas para as metas da Agenda 2030 da ONU. Esta UC contribui para os objetivos da Agenda 2030, especialmente, os ODS 4, 5, 8 e 12.
Palavras Chave
Comunicação empresarial
Relações Públicas
Comunicação de marketing
Bibliografia Principal
Autor | María Merino Bobillo, María Merino e Valle, Marí |
---|---|
Título | Comunicación corporativa: Estrategia E Innovación |
Edição | Editorial Sinte |
Ano | 2021 |
Autor | Cornelissen, Joep P. |
Título | Corporate Communication: A Guide to Theory and Pra |
Edição | 6th Edition |
Local | London |
Editora | Sage Publications |
Ano | 2020 |
Autor | Smith, PR; Zook, Ze |
Título | Marketing Communications: Integrating Online and O |
Edição | 7º |
Local | USA |
Editora | Kogan Page |
Ano | 2020 |