Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design
TEORIA DA COMUNICAÇÃO - 2024/2025
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Prof. Doutora Paula Costa Soares
Assistentes: Prof. Doutora Paula Costa Soares
Carga Horária
Teórica : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Estimular a capacidade de articulação crítica entre vários domínios científicos inerentes à Teoria e à História, relacionada com o domínio científico do design;
Compreender a prática do design em contextos sociais, culturais e económicos específicos;
Aplicar as nomenclaturas e vocabulário próprio, específicos do design;
Analisar a multiplicidade inscrita na prática do design;
Compreender a complexidade da comunicação designer/produto/ utilizador.
Objectivos Específicos
Promover análises sincrónicas e diacrónicas do design;
Dotar os alunos de ferramentas e conhecimentos que permita a produção de conhecimento científico na área do design;
Compreender o processo de comunicação;
Entender as diferentes perspectivas do designer e do utilizador no processo de comunicação;
Compreender o papel do design emocional na relação comunicacional com o utilizador;
Reconhecer a importância da comunicação no desempenho do ser designer.
Competências a adquirir
Realizar autonomamente a crítica e a argumentação no design;
Identificar e relacionar conceitos específicos da teoria da comunicação;
Compreender o "paradigma comunicacional";
Entender o processo evolutivo das intervenções sistemáticas da imagem dos produtos;
Compreender a importância da dimensão comunicacional inteligível dos produtos no mercado;
Reconhecer a dimensão semiótica no poder comunicativo dos produtos.
Metodologia de Ensino
A metodologia do ensino consistirá em: 1) métodos expositivos e interrogativos durante a explanação dos conteúdos programáticos (com recurso a exemplos concretos); 2) método ativo pelas técnicas de debate e estudo de casos.
Conteúdos Programáticos
1. Princípios básicos da teoria da comunicação: a) comunicação e a sua evolução; b) comunicação enquanto fenómeno; e, c) comunicação como processo.
2. Comunicação e semiótica: a) semiologia e semiótica; b) semiótica aplicada; e, c) comunicação do produto no(s) mercado(s).
3. A ideia, o objeto e o utilizador: a) o objeto e a satisfação de necessidades do utilizador; b) as funções do objeto e o seu poder comunicativo; e, c) a estética e a percepção estética do objeto.
4. O processo de comunicação na relação designer/produto/utilizador.
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular de Teoria da Comunicação será realizada de acordo com as especificações presentes no Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusíada. Para além disso, são critérios de avaliação contínua: a) a assiduidade e a intervenção oral nas aulas; b) um trabalho de pesquisa individual; c) dois pontos escritos de avaliação de conhecimentos; d) a Prova de Frequência.
Recursos Didácticos
Aulas expositivas (Recursos audiovisuais);
Visitas de estudo (caso se encaixem nas temáticas abordadas);
Análise de textos;
Pesquisa e análise de estudos de caso;
Trabalhos individuais e/ou de grupo para apresentação e debate.
Objetivos de Sustentabilidade
Estimular o pensamento crítico, consciente e responsável, através da reflexão sobre as ações humanas, como estas se traduzem na sociedade e que impactos provocam no presente e no futuro (ODS 4);
Promover a reflexão acerca da(s) responsabilidade(s) do designer no desenvolvimento de produtos sustentáveis, na formação de novos hábitos de consumo e de novos modos de vida (ODS 12).
Palavras Chave
Comunicação. Perceção. Semiótica. Emoção.
Bibliografia Principal
Autor | KLYUKANOV, Igor E.; ; SINEKOPOVA, Galina V. |
---|---|
Título | Communication theory through the ages |
Local | London |
Editora | Routldge |
Ano | 2019 |
Autor | NORMAN, Donald A. |
Título | Emotional Design. Why we love (or hate) everyday t |
Local | New York |
Editora | Basic Books |
Ano | 2005 |
Autor | Norman, Donald A. |
Título | The design of everyday things. |
Local | Cambridge |
Editora | MIT PRESS LTD |
Ano | 2014 |
Bibliografia Complementar
Autor | RODRIGUES, Adriano Duarte |
---|---|
Título | O Paradigma Comunicacional - História e Teorias |
Autor | FLUSSER, Vilém |
Título | O Mundo Codificado: por uma filosofia do design e |