Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design
FUNDAMENTOS DO DESENHO DE COMUNICAÇÃO - 2024/2025
2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Mestre António Brandão Alves
Assistentes: Mestre António Brandão Alves
Carga Horária
Teórico-prática : 4 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Estimular a criatividade explorando estudos de expressão gráfica, analisando e
investigando novas técnicas e aperfeiçoando as já adquiridas.
Desenvolver a capacidade de observação, o conhecimento e a potencialidade do ato artístico de
desenhar, aferindo a sensibilidade aos valores estéticos.
Utilizar o Desenho como um instrumento indispensável na comunicação e na investigação.
Objectivos Específicos
Consciencializar para a importância do Desenho.
Exercitar instrumentos manuais e mentais na assimilação e compreensão de técnicas, sistemas,
códigos, modelos e processos de representação gráfica e plástica, na construção e articulação
de imagens.
Pensar, conceber e comunicar o Desenho como um instrumento de investigação e concretização
de um projeto, desenvolvendo as capacidades gráficas e artísticas nas suas múltiplas variantes.
Competências a adquirir
Adquirir um método próprio no exercício do Desenho.
Estimular a investigação e a capacidade individualizada de estabelecer analogias e
reinterpretações, na instrumentalização do Desenho no processo da representação.
Desenvolver a capacidade crítica como base de toda a experimentação.
Metodologia de Ensino
Aulas teórico-práticas e lançamento de diversos exercícios previstos no programa curricular.
A informação e reflexão teórica terão na prática o seu referente didático.
Desenhos individuais e coletivos, análise e critica dos trabalhos, consulta bibliográfica.
Conteúdos Programáticos
- A unidade curricular de Fundamentos do Desenho de Comunicação deverá privilegiar as diversas formas de ver, interpretar, conceber e criar diferentes realidades.
- O programa desenvolve-se segundo um conjunto de blocos temáticos e complementares das matérias gráficas, imprescindíveis para o domínio desta unidade curricular. No entanto, por razões operativas, cada um deles constituirá, na sua sequência, o núcleo agregador de cada um dos períodos de trabalho. Cada bloco representará um determinado valor do processo do Desenho, não necessariamente em contradição, mas complementando-se de modo a que seja possível identificá-lo em simultâneo nas diversas propostas de trabalho.
Representação da comunicação:
- modos de ver em diversas formas históricas;
- observação e representação de modelos imóveis (perspetiva cónica);
- observação e representação de modelos em movimento;
- objeto em movimento;
- valores de proporção, de escala e de função;
- o corpo, o espaço, o tempo, o movimento e o ritmo;
- a figura humana, a linha e sua expressividade;
- o esquisso e a linha pura de movimento.
Processos de representação da comunicação:
- o ato de criar, desenhar e comunicar;
- ver conceber e criar;
- figuração/abstração, real/imaginário;
- a ideia e os seus desenvolvimentos como imagens gráficas e plásticas;
- modos e atitudes na expressão gráfica;
o Desenho como meio e instrumento de comunicação e de investigação.
Métodos de Avaliação
Definição dos critérios de avaliação contínua, previstos para cada exercício: calendarização das diferentes fases de desenvolvimento dos exercícios (duração/datas de início e de conclusão), assiduidade, participação ativa na dinâmica regular das aulas e cumprimento de todos os requisitos obrigatórios enunciados nos planos de trabalho.
Recursos Didácticos
No ensino e na prática do Desenho a comunicação visual é fundamental, para a qual contribuiu largamente toda a complementação teórica dirigida a cada especificidade temática.
Projeção de imagens ilustrativas das matérias em curso e apresentação de livros relacionados com os diferentes conteúdos programáticos.
Bibliografia.
Apontamentos (centro de cópias e/ou ficheiros pdf, através do e-learning).
Exposições e conferências.
Objetivos de Sustentabilidade
Garantir uma aprendizagem inclusiva e equitativa a todos os estudantes, promovendo o acesso à linguagem universal do Desenho, ao longo do seu percurso académico.
Garantir que todos os estudantes adquiram os conhecimentos necessários para promover o desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis, assim como a contribuição do universo artístico, gráfico e pluricultural do Desenho, para o desenvolvimento sustentável.
Palavras Chave
REPRESENTAÇÃO | COMUNICAÇÃO | DESENHO | EXPRESSÃO | CRIATIVIDADE
Bibliografia Principal
Autor | GOMBRICH, E.H. |
---|---|
Título | Arte e ilusión |
Edição | 1ª edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 1979 |
Autor | ITTEN, Johanne |
Título | The elements of color |
Edição | 1a edição |
Local | New York |
Editora | John Willey Sons, cop. |
Ano | 1961 |
Autor | KRAUSS, Rosalind |
Título | Lo fotográfico |
Edição | 1ª edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2002 |
Bibliografia Complementar
Autor | MALDONADO, Tomás |
---|---|
Título | Design Industrial |
Edição | 1a edição |
Local | Lisboa |
Editora | Edições 70 |
Ano | 1999 |
Autor | GOMEZ MOLINA, J.J |
Título | Estratégias del dibujo en el arte contemporâneo |
Edição | 1a edição |
Local | Madrid |
Editora | Catedra |
Ano | 1999 |