Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design
DESENHO DE COMUNICAÇÃO - 2024/2025
2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Mestre António Brandão Alves
Assistentes: Mestre António Brandão Alves
Carga Horária
Teórico-prática : 4 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Estimular a criatividade através do desenvolvimento da expressão gráfica, analisando e investigando novas técnicas e aperfeiçoando as já adquiridas.
Desenvolver a capacidade de observação, o conhecimento e a potencialidade do ato artístico de desenhar, e aferir a sensibilidade aos valores estéticos.
Utilizar o Desenho como um instrumento indispensável na comunicação e na investigação.
Objectivos Específicos
Consciencializar para a importância do exercício do Desenho.
Exercitar instrumentos manuais e mentais na assimilação e compreensão de técnicas, sistemas, códigos, modelos e processos de representação gráfica e plástica, na construção e articulação de imagens.
Pensar, conceber e comunicar o Desenho como um instrumento de investigação e concretização de um projeto, desenvolvendo as capacidades gráficas e artísticas nas suas múltiplas variantes.
Competências a adquirir
Adquirir um método próprio no exercício do Desenho.
Estimular a investigação e a capacidade individualizada de estabelecer analogias e reinterpretações, na instrumentalização do Desenho no processo da representação.
Desenvolver a capacidade crítica como base de toda a experimentação.
Metodologia de Ensino
Aulas teórico-práticas e lançamento de diversos exercícios previstos no programa curricular.
A informação e a reflexão teórica terão na prática o seu referente didático.
Desenhos individuais e coletivos, análise e critica dos trabalhos, consulta bibliográfica.
Conteúdos Programáticos
O Desenho recolhe e resume a relação das imagens entre a natureza, a arte e a ciência, com o sentido e o significado de uma captura subjetiva, anunciando o destino das transformações da natureza e do homem, como formas de expressão da força de
pensar o impensado.
O programa desenvolve-se segundo um conjunto de blocos temáticos e complementares das matérias gráficas, imprescindíveis para o domínio desta unidade curricular. No entanto, por razões operativas, cada um deles constituirá, na sua sequência, o núcleo agregador de cada um dos períodos de trabalho. Cada bloco representará um determinado valor do processo do Desenho, não necessariamente em contradição, mas complementando-se de modo a que seja possível identificá-lo em simultâneo nas diversas propostas de trabalho.
Observação/percepção de realidades bidimensionais e tridimensionais. Relação entre a bidimensionalidade e a tridimensionalidade do plano. O reconhecimento da tridimensionalidade confrontada com a bidimensionalidade.
Representação da tridimensionalidade: claro/escuro, cheio/vazio, textura(s), perspectiva(s), superfície(s), cor e luz.
Valores de proporção, de escala e de função.
Aplicação e importância dos sistemas e/ou códigos de representação para determinar e configurar a terceira dimensão.
Análise e representação de objetos das oficinas da Bauhaus.
Matéria, forma, textura.
Estudo da cor. Análise da influência da cor sobre os objetos e sobre formas planas; estudo da sua transformação: claro/escuro, cheio/vazio, textura(s), superfície(s).
Material, carácter, forma e tato.
Análise de superfícies, efeitos cromáticos.
Teorias de composição.
Métodos de Avaliação
Definição dos critérios de avaliação contínua, previstos para cada exercício: calendarização das diferentes fases de desenvolvimento dos exercícios (duração/datas de início e de conclusão), assiduidade, participação ativa na dinâmica regular das aulas e cumprimento de todos os requisitos obrigatórios enunciados nos planos de trabalho.
Recursos Didácticos
No ensino e na prática do Desenho, a comunicação visual é fundamental, para a qual contribuiu largamente toda a complementação teórica dirigida a cada especificidade temática.
Projeção de imagens ilustrativas das matérias em curso e apresentação de livros relacionados com os diversos conteúdos programáticos.
Bibliografia.
Apontamentos (centro de cópias e/ou ficheiros pdf, através do e-learning).
Exposições e conferências.
Objetivos de Sustentabilidade
Garantir uma aprendizagem inclusiva e equitativa a todos os estudantes, promovendo o acesso à linguagem universal do Desenho, ao longo do seu percurso académico.
Garantir que todos os estudantes adquiram os conhecimentos necessários para promover o desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis, assim como a contribuição do universo artístico, gráfico e pluricultural do Desenho, para o desenvolvimento sustentável.
Palavras Chave
DESENHO | REPRESENTAÇÃO | COMUNICAÇÃO | CRIATIVIDADE | PERCEPÇÃO
Bibliografia Principal
Autor | MASSINORI, Manfredo |
---|---|
Título | Ver pelo Desenho |
Local | Lisboa |
Editora | Edições 70 |
Ano | 1982 |
Autor | ITTEN, Johanne |
Título | The elements of color |
Edição | 1ª edição |
Local | New York |
Editora | John Willey Sons, cop. |
Ano | 1961 |
Autor | KANDINSKY, Wassily |
Título | Ponto, Linha, Plano |
Edição | 1ª edição |
Local | Lisboa |
Editora | Edições 70 |
Ano | 1987 |
Bibliografia Complementar
Autor | DROSTE, Magdalena |
---|---|
Título | Bauhaus 1919-1933 |
Autor | MUNARI, Bruno |
Título | Artista e Designer |
Edição | 2ª edição |
Local | |
Editora | Presença |
Ano | 1990 |