Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design
DESIGN I - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 32
Docentes
Regente: Prof. Doutora Raquel Antunes
Assistentes: Prof. Doutor Diogo Riobom
Carga Horária
Teórico-prática : 12 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Construir uma consciência do design ampliando a visão teórica e a prática dos alunos sobre a futura atividade do designer.
Conhecer e operacionalizar a metodologia projetual como processo de racionalização e de sistematização do ato criativo conducente à resolução de problemas que visem melhorar a vida do ser humano.
Conhecer e aplicar os fundamentos do design bidimensional.
Dominar a gramática da representação bidimensional.
Promover a pesquisa e a experimentação.
Objectivos Específicos
Promover uma consciência crítica e a capacidade de observação.
Comunicar pelo desenho (raciocínios/teorias) e explorar métodos de experimentação.
Desenvolver a capacidade de sintetizar e o recurso à investigação na sustentação de conhecimentos.
Comunicar e organizar o projeto numa linguagem específica (verbal e escrita).
Perceber terminologias e práticas na linguagem específica do design.
Dominar a metodologia projetual no processo criativo.
Competências a adquirir
Conhecer diferenças e afinidades entre contextos de design.
Conhecer e aplicar (CA) diversas técnicas de expressão e representação visual.
CA linguagens próprias para desenvolver e comunicar ideias e conceitos.
Dominar a capacidade de organizar elementos que estruturem o discurso bidimensional.
CA linguagens da gramática do design para desenvolvimento de representações visuais.
CA diferentes etapas da metodologia projetual no processo de construção de uma ideia.
Metodologia de Ensino
Análises reflexivas e pesquisa de estudos de caso.
Discussão de assuntos que contextualizem problemáticas.
Recolha de informação técnica e científica, recorrendo a diversas fontes.
Experimentação e aplicação prática de conteúdos, recorrendo a diferentes propostas.
Estudo acompanhado/Orientação tutorial.
Realização de visitas de estudo, aulas abertas e parcerias com entidades locais.
Recurso à plataforma Moodle e M.Teams.
Conteúdos Programáticos
INTRODUÇÃO E FUNDAMENTOS DO DESIGN
Explorar o mundo da comunicação e do Design.
Terminologias do Design e temáticas para a formulação do pensamento crítico, analítico,
sistémico e reflexivo.
O pensamento visual e a narrativa em Design.
O ponto como coordenada geométrica, sinal e marca visual.
A linha nas suas tipologias, ritmos e densidades, relação, identificação e tipologia.
O plano como elemento visual.
A linha como elemento de síntese e linha caligráfica.
Introdução à tipografia: corpo, tamanho, variantes visuais, entrelinha, alinhamento, espaçamento.
A cor como elemento de comunicação: sistema de cores, esquema cromático, simbologia e significado.
Exercícios experimentais com diferentes variações de tamanho, escala, espessura, forma, ritmo, textura, cor e contraste.
METODOLOGIA E PRINCÍPIOS DE DESIGN
As diferentes metodologias de Design e a sua aplicação.
A criatividade e a inovação no Design.
A gramática do Design como elemento essencial para a comunicação.
Princípios do Design: grelha, balanço, contraste, movimento, repetição, hierarquia, espaço branco, proporção, proximidade e ênfase.
Análise de estudos de caso aplicados ao Design.
Exercícios experimentais com diferentes variações nas representações bidimensionais.
Dossier e memória descritiva de um projeto.
Aplicação e desenvolvimento de metodologia projetual.
COMUNICAÇÃO E DESIGN
Design editorial: suportes e paginação.
Design de identidade: marca, logótipo e manual de identidade.
Design de comunicação: cartaz e social media.
Design de superfície: módulo/padrão.
Desenvolvimento e reflexões analíticas de projetos no âmbito da comunicação e do Design.
O meio e o suporte de comunicação, a produção e a maquetização
Os principais temas do ano letivo constituirão quatro propostas de trabalho (P) teórico-práticas, sendo:
P1. FUNDAMENTOS DO DESIGN
Explorar o uso do ponto como coordenada geométrica, sinal e marca visual.
Explorar o uso da linha como comunicação diferenciada de formas.
Exercícios exploratórios com diferentes variações de tamanho, escala, espessura, forma, ritmo, cor e contraste, utilizando registos gráficos de materiais bi e tridimensionais.
P2. DESIGN EDITORIAL
Aplicação de formatos físicos e digitais.
Explorar e manipular os diferentes elementos do Design: grelha, alinhamento, enquadramento, equilíbrio, desenho, ilustração, fotografia, cor, tipografia, hierarquias e variantes visuais, estética, paginação, organização e comunicação visual de conteúdos.
P3. DESIGN DE IDENTIDADE
Esta proposta de trabalho compreende duas fases distintas, mas que se complementam:
Explorar a linguagem bimédia (icónica e tipográfica), que organiza a relação expressiva entre imagem e texto, para comunicar uma marca em diferentes suportes físicos e digitais.
P4. DESIGN DE CARTAZ
Explorar a interligação entre os diferentes campos do Desenho, da imagem e da tipografia, para comunicar mensagens em grande formato (cartaz), com elevada síntese informativa e formal.
Explorar a repetição de uma imagem/desenho por diferentes processos, baseados nos conceitos de rapport, módulo e grid, com exercícios de aplicação teórico-prática.
Experimentar e comunicar resultados em diferentes funções, aplicados em diferentes materiais e formatos.
Métodos de Avaliação
A avaliação será realizada de acordo com Regulamento Geral de Avaliação e do Regime Excepcional de Avaliação Contínua (AC) da UL. A avaliação suportar-se-á nos critérios de AC (assiduidade, participação, empenho, etc.) e incidirá principalmente sobre o processo de trabalho, execução, apresentação e sustentação das quatro propostas, com critérios, objetivos e competências previamente definidas. A avaliação final incluirá a classificação de AC e das Provas de Frequência.
Recursos Didácticos
Materiais: Livros, revistas, textos de apoio, artigos e pesquisas científicas, visionamento de vídeos e websites em formato digital.
Sala de aula: projetor, quadro branco, marcadores e mesa de luz.
Internet: plataforma Microsoft Teams e plataforma Moodle
Visitas de estudo e outros eventos.
Objetivos de Sustentabilidade
FORTE
ODS 4 - Educação de qualidade
ODS 10 - Redução das desigualdades
ODS 12 - Consumo e produção responsáveis
MODERADO
ODS 3 - Saúde e bem-estar
ODS 8 - Trabalho digno e crescimento económico
ODS 9 - Indústria, inovação e infra-estruturas
ODS 13 - Ação climática
ODS 17 - Parcerias para os Objectivos
Palavras Chave
Design.
Metodologia.
Criatividade.
Comunicação.
Marca.
Cartaz.
Bibliografia Principal
Autor | VICKRESS, Abbie, DABNER, David, STEWART, Sandra |
---|---|
Título | Curso de Design Grafico: Principios e Praticas |
Edição | 2.ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2019 |
Autor | LUPTON, Ellen, PHILLIPS, Jennifer Cole |
Título | Novos Fundamentos do Design |
Edição | 1.ª ed. |
Local | S. Paulo |
Editora | Cosac Naify |
Ano | 2008 |
Autor | FINE, Peter C. |
Título | Sustainable Graphic Design: Principles and Practic |
Edição | 1.ª ed. |
Local | Londres |
Editora | Bloomsbury Publishing PLC |
Ano | 2018 |
Bibliografia Complementar
Autor | COSTA, Joan |
---|---|
Título | Design para os olhos: Marca, Cor, Identidade, Sina |
Edição | 1.ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Dinalivro |
Ano | 2011 |
Autor | TWEMLOW, Alice |
Título | Para que serve o Design Gráfico? |
Edição | 1.ª Ed. |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2007 |