Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design
DESIGN III - 2024/2025
3º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 34
Docentes
Regente: Prof. Doutora Benedita Camacho
Assistentes: Prof. Doutora Benedita Camacho
Carga Horária
Teórico-prática : 12 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Domínio dos fundamentos do Design Global;
Consolidação do pensamento crítico, analítico e sistémico;
Antecipação do futuro, pela transformação e construção do conhecimento;
Construção da consciência do contexto profissional bem como a responsabilidade social.
Objectivos Específicos
Identificação, análise e articulação de semelhanças a nível nacional e internacional;
Adequação de valores funcionais, estéticos, dimensionais, culturais, sustentáveis;
Desenvolver produtos a nível empresarial aplicando os conhecimentos adquiridos;
Desenvolver e apresentar rigorosamente projetos 3D à escala humana;
Dominar com rigor desenhos técnicos, cotações, modelações 3D e renders;
Adaptar e implementar autonomamente processos e produtos de design em contexto real.
Competências a adquirir
Compreensão e aplicação do design como estratégia integrada e transdisciplinar;
Capacidade de aplicar um pensamento analítico, critico e sistémico e, de recorrer à investigação como o instrumento estratégico da inovação;
Capacidade de interpretar e recriar briefings e, de dirigir e coordenar processos de Design;
Saber apresentar, fundamentar, sustentar e comunicar ideias;
Capacidade de formular problemáticas emergentes com iniciativa e espirito empreendedor.
Metodologia de Ensino
1. Aulas Teórico/práticas:
- Exposição e demonstração dos conteúdos através de recursos diversos;
- Análises comparativas e reflexivas com base em projetos referenciais (estudos de caso);
2. Orientação Tutorial:
- Acompanhamento e orientação dos trabalhos dos alunos.
Conteúdos Programáticos
No 3º ano da licenciatura em design o tema proposto para este ano como agregador trata-se dos desafios incluídos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste contexto, os conteúdos programáticos serão articulados com as propostas de avaliação onde se contemplam projetos, exercícios rápidos, e atividades diferenciadas que contemplem não só o meio académico como também o contacto e atenção à sociedade envolvente. Dos grandes projetos destaque para:
Projeto 1- DESIGN INTERIORES, Foco: Espaços comunicantes;
Projeto 2 - DESIGN EXPOSITIVO, Foco: Loja pop-up comercial
Projeto 3 - DESIGN AMBIENTES, Foco: Escola infantil
Projeto 4 - DESIGN SOCIAL, Foco: Espaço social público
Projeto 5- DESIGN EQUIPAMENTO, Foco: Cabine Acústica de isolamento
Projeto 6 - DESIGN PARCERIA, Foco: Interior de habitação social
Princípios Fundamentais:
Princípios do design social e do Human Center Design;
Princípios do design inclusivo/social e do Human Center Design.
Contexto e Enquadramento:
Enquadramento geográfico e socio-cultural;
Conjuntura económica e design social.
Desenvolvimento e Planeamento:
Desenvolvimento de briefings em parceria;
Resolução de problemas espaciais.
Diferenciação e Identificação:
Diferenciação de espaço privado e espaço social;
Identificar projetos semelhantes de reconhecimento internacional.
Ergonomia e Antropometria:
Conhecer princípios de ergonomia e antropometria adaptados ao espaço;
Dominar princípios de ergonomia e antropometria para o espaço.
Tridimensionalidade e Técnicas:
Explorar a tridimensionalidade com foco nos diferentes focos de Design;
Desenvolver projetos tridimensionais numa escala humana;
Dominar desenhos técnicos, cotações, modelações 3D e renders.
Volumetrias e Estruturas:
Dominar volumetrias, estruturas, aberturas e demais elementos.
Valores e Características:
Adequar valores funcionais, estéticos, dimensionais, culturais e ecológicos;
Características funcionais, estéticas e de produção.
Materiais e Sustentabilidade:
Aumentar o reportório de materiais, técnicas e custos de produção diversos;
Upcycling, Reciclagem, Reutilização, Design com resíduos pós-industriais, Materiais locais;
Estética e Ambiente Interior:
Fatores físicos, psicológicos;
Cores, têxteis, iluminação e materiais para ambiente e espaços.
Todas as temáticas anteriormente referidas desenvolver-se-ão em paralelo com os seguintes recursos: análise crítica de exemplos; metodologias projetuais; desenhos técnicos, cotações e modelação 3D; planeamento, técnicas e produção; memórias descritivas de projeto; e meios de concretização/maquetização/prototipagem.
Métodos de Avaliação
A avaliação será realizada de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação bem como do Regime Excepcional de Avaliação Contínua da Universidade Lusíada. Dos critérios de avaliação contínua, além da assiduidade, participação e empenho nas aulas, a avaliação incidirá principalmente no processo, execução, apresentação e sustentação das quatro grandes propostas de trabalho anteriormente referenciadas e, por último, nas provas de frequência.
Recursos Didácticos
Moodle. Textos de apoio, de leitura obrigatória ou facultativa.
Mediateca e Biblioteca da UL e outras.
Material audio-visual.
Computador com internet.
Visitas de estudo e aulas abertas.
Objetivos de Sustentabilidade
Os objetivos de sustentabilidade da UC estão alinhados com o CITAD, GI4 Inovação, Design e Cultura (I)material:
STRONG
SDG 3 – Good Health and Well-being
SDG 4 – Quality Education
SDG 10 – Reduced Inequalities
SDG 12 - Responsible Consumption and Production
MODERATE
SDG 8 – Decent Work and Economic Growth
SDG 9 - Industry, Innovation and Infrastructure
SDG 13 - Climate Action
SDG 17 - Partnerships for the Goals
Palavras Chave
Design de interiores; Design de exteriores; Design de Ambientes; Design Social; Design de equipamento; Design Universal; Design Sustentável; Design Educativo; Design Parceria.
Bibliografia Principal
Autor | LEEDY, Paul D. ; ORMROD, Jeanne Ellis |
---|---|
Título | Practical Research: Planning and Design |
Edição | 10.ª ed. |
Local | England |
Editora | Pearson Education, Inc. |
Ano | 2013 |
Autor | GRIMLEY, Chris, ; LOVE, Mimi. |
Título | The Interior Design, Reference & Specification Boo |
Ano | 2013 |
Autor | BEYLERIAN, George; DENT, Andrew |
Título | Ultra Materials: How Materials Innovation is Chang |
Local | London |
Editora | Thames & Hudson |
Ano | 2007 |
Bibliografia Complementar
Autor | BÜRDEK, Bernhard |
---|---|
Título | História, Teoria e Prática do Design de Produtos |
Edição | 2.ª ed. |
Local | São Paulo |
Editora | Editora Blucher |
Ano | 2010 |
Autor | VEZZOLI, Carlo Arnaldo; MANZINI, Ezio |
Título | Design for Environmental Sustainability |