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TEORIA DO DESIGN - 2024/2025
2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 2
Docentes
Regente: Prof. Doutor Rui Alexandre
Assistentes: Prof. Doutor Rui Alexandre
Carga Horária
Teórica : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Design no seu sentido mais amplo, significa combinar elementos para dar forma a valores. Refletindo sobre estes valores, a teoria dá o seu contributo à prática. Neste sentido, o grande objetivo da unidade curricular de Teoria do design é assumi-la como disciplina transdisciplinar que gera ferramentas para uma melhor compreensão e sustentação do processo e atividade projetual do estudante/designer.
Objectivos Específicos
- Aprofundar diferentes maneiras de pensar o design;
- Estimular reflexão sobre questões essenciais do design;
- Desenvolver modelos de referência do pensamento critico e criativo;
- Enriquecer o vocabulário técnico e crítico específicos do design;
- Incentivar o trabalho teórico-científico do design.
Competências a adquirir
- Apresentar diferentes ferramentas de resolução de problemas de design;
- Dominar o dualismo no design;
- Fluência do discurso oral e escrito do design através de vocabulário técnico e crítico;
- Manifestar o design como inquietação permanente que acompanha as necessidades da sociedade, materializando a identidade no seu momento espácio-temporal.
Metodologia de Ensino
Exposição e explanação dos conteúdos programáticos; debates em aula; e, trabalhos críticos (individuais e coletivos) relacionados com os temas abordados.
Conteúdos Programáticos
Introdução
- relação entre a teoria e a prática do design: dualismo no design;
- posicionamento da Teoria do design e perspetiva histórica;
- a complexidade do mundo atual na era da informação;
- sete caracterizações do design por Gui Bonsiepe.
I. Natureza do design
- design: definições e classificações;
- design artístico-artesanal VS design sistémico;
- novas perspetivas e limites;
- desafios do mundo virtual.
II. Processo do design
- metodologia clássica;
- limites do método;
- “problema” como base de design;
- comparação de paradigmas do design como: processo de solução de problemas VS prática reflexiva
- a criatividade.
III. “Design Thinking”: processo cognitivo do designer
- o designer é criativo?
- Pensamento (convergente vs divergente) no processo de design;
- bloqueios mentais;
- razão e emoção;
- intuição e criatividade;
- técnicas de estimulo ao pensamento criativo.
IV. Significados do mundo artificial (material e imaterial)
- “sentido” do design;
- complexidade do mundo material;
- poder da marca;
- mitos no/do design.
V. Papel do design no contexto sócio-cultural
- design como manifestação cultural;
- design e ética: consumismo vs cidadania;
- design studies – disciplina do século XXI;
- novos valores para o design.
Métodos de Avaliação
A avaliação será realizada de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusíada. Dos critérios de avaliação contínua destaque-se: a) a assiduidade e a participação nas aulas; b) exercícios individuais e/ou de grupo propostos na aula e respetivo debate; c) testes escritos de avaliação de conhecimentos; e, d) a Prova de Frequência.
Recursos Didácticos
Aulas expositivas;
Trabalhos individuais e/ou de grupo sobre os módulos temáticos lecionados para apresentação e debate.
Visitas de estudo (caso se enquadrem nas temáticas abordadas);
Análise e pesquisa de textos e imagens;
Trabalhos individuais e/ou de grupo.
Objetivos de Sustentabilidade
Objetivos enquadrados nas linhas de investigação do Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design (CITAD) e, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, que respondam ao programa desta Unidade Curricular.
Nomeadamente, do foco da unidade curricular, destaque-se o objetivo 12 "Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis".
Palavras Chave
Teoria; Dualismo; Pensamento criativo; Sentido; Sociedade.
Bibliografia Principal
Autor | BÜRDEK, Bernhard |
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Título | História, Teoria e Prática do Design de Produtos |
Edição | 2ª ed. |
Local | São Paulo |
Editora | Blucher |
Ano | 2018 |
Autor | MEGIDO, Victor |
Título | A Revolução no Design: Conexões para o século XXI |
Edição | 1ª ed. |
Local | São Paulo |
Editora | Editora Gente |
Ano | 2016 |
Autor | CARDOSO, Rafael |
Título | Design para um mundo complexo |
Edição | 1ª ed. |
Local | São Paulo |
Editora | Ubu Editora |
Ano | 2016 |
Bibliografia Complementar
Autor | DORFLES, Gillo |
---|---|
Título | O design industrial e a sua estética |
Edição | 1ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Centro Português de Design |
Ano | 2003 |
Autor | BRANDÃO, Pedro |
Título | A alma do design: artesanato e design: estranho: f |
Edição | 1ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Centro Português de Design |
Ano | 2003 |