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CULTURA PORTUGUESA DO DESIGNER - 2024/2025

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 2

Docentes

Regente: Prof. Doutor Rui Alexandre
Assistentes: Prof. Doutor Rui Alexandre

Carga Horária

Teórica : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

- Estimular a capacidade de articulação crítica entre vários domínios científicos inerentes à Teoria e História, relacionada com o domínio científico do design;
- Compreender a prática do design em contextos sociais, culturais e económicos específicos;
- Aplicar as nomenclaturas e vocabulário próprio, específicos do design;
- Analisar a multiplicidade inscrita na prática do design;
- Compreender e reconhecer projetos e produtos de design da sociedade portuguesa.

Objectivos Específicos

- Munir os alunos de ferramentas e conhecimento, que lhes permita a produção de conhecimento científico, na área do design;
- Saber identificar movimentos autores e linhas estratégicas de cada um dos principais movimentos que geraram grupos e/ou escolas, tendências aborda das, considerando o contexto;
- Refletir sobre a relação existente entre as especificidades sociais, culturais e históricas da população portuguesa e a prática do design nacional.

Competências a adquirir

- Identificar e relacionar conceitos específicos da CPD;
- Compreender de que forma os produtos de design contribuem para a significação /qualificação de um determinado meio social e cultural;
- Entender de que forma as novas tecnologias e materiais afetam o conceito tradicional de objeto;
- Identificar, analisar e compreender as especificidades que caracterizam o design em Portugal, relacionando-as com a sua história cultural.

Metodologia de Ensino

Exposição e explanação dos conteúdos programáticos; debates em aula; e, trabalhos críticos (individuais e coletivos) relacionados com os temas abordados.

Conteúdos Programáticos

- Perspetiva histórico-social e cultural da prática do design em Portugal;
- O papel do design na sociedade portuguesa;
- Design e identidade. O design português e a identidade nacional;
- O design e a indústria: design de autor versus design para massas;
- Globalização: design global vs design glocal;
- Design ecológico e o design sustentável em Portugal.

Métodos de Avaliação

A avaliação será realizada de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusíada. Dos critérios de avaliação contínua destaque-se: a) a assiduidade e a participação nas aulas; b) exercícios individuais e/ou de grupo propostos na aula e respetivo debate; c) testes escritos de avaliação de conhecimentos; e, d) a Prova de Frequência.

Recursos Didácticos

Aulas expositivas;
Trabalhos individuais e/ou de grupo sobre os módulos temáticos lecionados para apresentação e debate.
Visitas de estudo (caso se enquadrem nas temáticas abordadas);
Análise e pesquisa de textos e imagens;
Trabalhos individuais e/ou de grupo.

Objetivos de Sustentabilidade

Objetivos enquadrados nas linhas de investigação do Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design (CITAD) e, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, que respondam ao programa desta Unidade Curricular.
Nomeadamente, do foco da unidade curricular, destaque-se o objetivo 12 "Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis".

Palavras Chave

Designer; Cultura; Portugal; Sociedade; Identidade.

Bibliografia Principal

Autor BARTOLO, José (Coord.)
Título Design Português (6 Vols).
Edição 1ª ed.
Local Vila do Conde
Editora Verso da História
Ano 2015
Autor BARTOLO, José (Coord.)
Título Colecção Designers Portugueses
Edição 1ª ed.
Local Lisboa
Editora Cardume Editores
Ano 2016
Autor VILAR, Emílio Távora
Título Design et al.
Edição 1ª ed.
Local Lisboa
Editora Publicações Dom Quixote
Ano 2014

Bibliografia Complementar

Autor AAVV
Título Design com Dimensão - 40 Anos de Design em Portuga
Edição 1ª ed.
Local Lisboa
Editora ASA
Ano 2007
Autor Associação Portuguesa de Designers
Título Design designers, Portugal
Edição 1ª ed.
Local Lisboa
Editora Associação Portuguesa de Designers
Ano 1994