Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design
DESIGN II - 2024/2025
2º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 32
Docentes
Regente: Prof. Doutor Diogo Riobom
Assistentes: Prof. Doutor Diogo Riobom
Carga Horária
Teórico-prática : 12 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
O1. Consolidar e dominar a metodologia projetual;
O2. Conhecer e aplicar os fundamentos do design tridimensional;
Promover uma consciência crítica e incentivar a capacidade de observação.
O3. Dominar a gramática da representação tridimensional;
O4. Saber comunicar tecnicamente o projeto;
Promover a pesquisa e a experimentação.
O5. Construção da consciência do contexto profissional.
Ampliar a visão teórica e prática dos alunos sobre a atividade do designer.
Objectivos Específicos
OE1. Compreender os projetos na sua relação com as condicionantes de materialização e da
produção;
OE2. Estudar novas práticas e condutas socialmente responsáveis e sustentáveis;
OE3. Desenvolvimento e apresentação rigorosa de projetos tridimensionais à escala humana;
OE4. Avaliar e selecionar materiais e tecnologias de produção e de acabamento.
OE5. Assimilar e transmitir a interação entre o Homem e a escala e a funcionalidade dos
artefatos ;
Competências a adquirir
C1. Dominar as diferentes etapas da metodologia projetual: diagnosticar problemas, definir de
objetivos, tratar dados, gerar e avaliar alternativas, configurar soluções e comunicar resultados.
C2. Capacidade de organizar os elementos que estruturam o discurso tridimensional;
C3. Capacidade de formular problemáticas emergentes com iniciativa e espirito empreendedor;
C4. Capacidade de autogestão do processo de investigação, problematização e proposição.
Metodologia de Ensino
Aulas Teórico/práticas:
-Exposição e demonstração dos cont. programáticos através de recursos audiovisuais,
bibliografia e webgrafia;
-Análises comparativas e reflexivas sobre Projectos para debates em aula e desenvolvimento de
4 trab.s teóricos;
-Experimentação e aplicação prática dos conteúdos programáticos através da realização de 4
trab.s práticos.
Orientação Tutorial:
-Acompanhamento e orientação dos trab. individuais dos alunos;
Conteúdos Programáticos
Exercício introdutório:
Foco: Desmontagem + levantamento e representação técnica + redesign + maqueta
- Introdução ao objeto tridimensional;
- Ferramentas de medição;
- Unidades de medida;
- Sistemas construtivos e produtivos;
- Ergonomia e antropometria;
- Reinterpretação de modelos;
- Esboços;
- Modelação manual;
- Maquetização;
- Desenho técnico;
- Ciclo de vida do produto
P1 DESIGN DE PRODUTO / ELETRONICO
Foco: Design de um objeto de cariz tecnologico; concurso internacional opcional.
1. Luminária
-Iniciação à tridimensionalidade;
-Materiais e técnicas, originalidade, inovação e pesquisa;
-Ergonomia e antropometria;
-Factores físicos e psicológicos;
-Dimensão cultural de um objecto;
-Ecologia, ciclo de vida de um objecto e o comportamento do consumidor;
-Reciclagem, excesso de consumo e impacto ambiental;
-Durabilidade e funcionamento;
- Interpretar os valores e a identidade de uma empresa líder;
-Maquetização;
- Desenhos técnicos, cotações e modelação 3D;
-Planeamento, técnicas e custos de produção.
2. Análise crítica de exemplos;
3. Metodologias projectuais;
4. Memórias Descritivas de um Projecto;
5. Do conceito à metodologia e à concretização (trabalho de projecto 1).
P2. DESIGN MOBILIÁRIO URBANO_PARCERIA COM EMPRESA
Foco: Mobiliário urbano
- Identificação de marcas e projetos semelhantes de reconhecimento nacional internacional;
- Dimensão cultural e social de um objeto;
- Ecologia, ciclo de vida de um objeto e o comportamento do consumidor;
- Pesquisa de materiais;
- Capacidade para compreender o grau de rigor necessário à produção de um artefacto tecnológico;
- Dominio de técnicas de prototipagem e produção;
- Adequação dos valores funcionais, estéticos, dimensionais, culturais e ecológicos;
- Domínio de desenhos técnicos, cotações e, modelações 3D, renders e, maquetas;
- Resolução dos desafios técnicos e formais de um projeto de produção em massa.
- Avaliação, controle e seleção das tecnologias de produção e acabamento.
Exercício Intercalar
Foco: Projeto My Machine
- Identificar autores e projetos semelhantes de reconhecimento internacional;
- Capacidade de integração de estratégias e de metodologias processuais;
- Dominar volumetrias, estruturas, aberturas e demais elementos;
- Adequar valores funcionais, estéticos, dimensionais, culturais e ecológicos;
- Aumentar o reportório de materiais, técnicas e custos de produção diversos;
- Dominar desenhos técnicos, cotações e, modelações 3D e renders;
- Resolver os desafios técnicos e formais de um projeto de média escala.
- Capacidade de hierarquizar e comunicar Informação.
P4. Design de Produto
Foco: Design de mobiliário em parceria com empresa
- Materiais e técnicas, originalidade, inovação e pesquisa;
- Relação estética/função;
- Ergonomia e antropometria;
- Factores físicos e psicológicos;
- Dimensão cultural de um objecto;
-Ecologia, ciclo de vida de um objecto e o comportamento do consumidor;
- Reciclagem, excesso de consumo e impacto ambiental;
- Durabilidade e funcionamento;
- Interpretar os valores e a identidade de uma empresa líder;
- Maquetização;
- Prototipagem;
- Desenhos técnicos, cotações e modelação 3D;
- Planeamento, técnicas e custos de produção.
Métodos de Avaliação
A avaliação.será realizada com base na assiduidade, participação, empenho, debates e actividades
(10%), na execução e apresentação das 4 propostas de trabalho práticas (60%) e na realização de 4 trab.
teóricos (30%).
Recursos Didácticos
Aulas teóricas/práticas: bibliografia e webgrafia, computadores, retroprojector, quadro, material
diversos para maquetes.
Objetivos de Sustentabilidade
Os conteúdos lecionados estarão em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentavel definidos pela ONU. Atendendo à variação da temática das propostas de trabalho, os estudantes serão estimulados a um pensamento crítico, sobre a qual/quis objetivos dar resposta.
Palavras Chave
DESIGN SUSTENTAVEL
DESIGN INCLUSIVO
DESIGN JOGOS
DESIGN EMBALAGEM
DESIGN URBANO
DESIGN ESPECULATIVO
Bibliografia Principal
Autor | Liden, Daniel |
---|---|
Título | Better Things Materials For Sustainable Product De |
Edição | 1.ª ed. |
Local | Londres |
Editora | Quercus Publishing |
Ano | 2024 |
Autor | BRANDES, Uta, STICH, Sonja; WENDER, Miriam |
Título | Design by Use ? The Everyday Metamorphosis of Thin |
Edição | 1.ª ed. |
Local | Basel |
Editora | Birkhäuser |
Ano | 2009 |
Autor | SHEDROFF, Nathan |
Título | Design is the problem. The future of design must b |
Edição | 1.ª ed. |
Local | Brooklyn |
Editora | Rosenfeld Media |
Ano | 2009 |
Bibliografia Complementar
Autor | Reis, Dalcacio |
---|---|
Título | Product design in the sustainable era |
Edição | 1.ª ed. |
Local | Colónia |
Editora | Taschen |
Ano | 2009 |
Autor | STEFFEN, Alex; GORE, Al |
Título | World Changing. A user´s guide for the 21 st centu |
Edição | 1.ª ed. |
Local | Nova Iorque |
Editora | Abrams Books |
Ano | 2008 |