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DESIGN II - 2024/2025

2º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 32

Docentes

Regente: Prof. Doutor Diogo Riobom
Assistentes: Prof. Doutor Diogo Riobom

Carga Horária

Teórico-prática : 12 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

O1. Consolidar e dominar a metodologia projetual;
O2. Conhecer e aplicar os fundamentos do design tridimensional;
Promover uma consciência crítica e incentivar a capacidade de observação.
O3. Dominar a gramática da representação tridimensional;
O4. Saber comunicar tecnicamente o projeto;
Promover a pesquisa e a experimentação.
O5. Construção da consciência do contexto profissional.
Ampliar a visão teórica e prática dos alunos sobre a atividade do designer.

Objectivos Específicos

OE1. Compreender os projetos na sua relação com as condicionantes de materialização e da
produção;
OE2. Estudar novas práticas e condutas socialmente responsáveis e sustentáveis;
OE3. Desenvolvimento e apresentação rigorosa de projetos tridimensionais à escala humana;
OE4. Avaliar e selecionar materiais e tecnologias de produção e de acabamento.
OE5. Assimilar e transmitir a interação entre o Homem e a escala e a funcionalidade dos
artefatos ;

Competências a adquirir

C1. Dominar as diferentes etapas da metodologia projetual: diagnosticar problemas, definir de
objetivos, tratar dados, gerar e avaliar alternativas, configurar soluções e comunicar resultados.
C2. Capacidade de organizar os elementos que estruturam o discurso tridimensional;
C3. Capacidade de formular problemáticas emergentes com iniciativa e espirito empreendedor;
C4. Capacidade de autogestão do processo de investigação, problematização e proposição.

Metodologia de Ensino

Aulas Teórico/práticas:
-Exposição e demonstração dos cont. programáticos através de recursos audiovisuais,
bibliografia e webgrafia;
-Análises comparativas e reflexivas sobre Projectos para debates em aula e desenvolvimento de
4 trab.s teóricos;
-Experimentação e aplicação prática dos conteúdos programáticos através da realização de 4
trab.s práticos.
Orientação Tutorial:
-Acompanhamento e orientação dos trab. individuais dos alunos;

Conteúdos Programáticos

Exercício introdutório:
Foco: Desmontagem + levantamento e representação técnica + redesign + maqueta
- Introdução ao objeto tridimensional;
- Ferramentas de medição;
- Unidades de medida;
- Sistemas construtivos e produtivos;
- Ergonomia e antropometria;
- Reinterpretação de modelos;
- Esboços;
- Modelação manual;
- Maquetização;
- Desenho técnico;
- Ciclo de vida do produto

P1 DESIGN DE PRODUTO / ELETRONICO
Foco: Design de um objeto de cariz tecnologico; concurso internacional opcional.
1. Luminária
-Iniciação à tridimensionalidade;
-Materiais e técnicas, originalidade, inovação e pesquisa;
-Ergonomia e antropometria;
-Factores físicos e psicológicos;
-Dimensão cultural de um objecto;
-Ecologia, ciclo de vida de um objecto e o comportamento do consumidor;
-Reciclagem, excesso de consumo e impacto ambiental;
-Durabilidade e funcionamento;
- Interpretar os valores e a identidade de uma empresa líder;
-Maquetização;
- Desenhos técnicos, cotações e modelação 3D;
-Planeamento, técnicas e custos de produção.
2. Análise crítica de exemplos;
3. Metodologias projectuais;
4. Memórias Descritivas de um Projecto;
5. Do conceito à metodologia e à concretização (trabalho de projecto 1).

P2. DESIGN MOBILIÁRIO URBANO_PARCERIA COM EMPRESA
Foco: Mobiliário urbano
- Identificação de marcas e projetos semelhantes de reconhecimento nacional internacional;
- Dimensão cultural e social de um objeto;
- Ecologia, ciclo de vida de um objeto e o comportamento do consumidor;
- Pesquisa de materiais;
- Capacidade para compreender o grau de rigor necessário à produção de um artefacto tecnológico;
- Dominio de técnicas de prototipagem e produção;
- Adequação dos valores funcionais, estéticos, dimensionais, culturais e ecológicos;
- Domínio de desenhos técnicos, cotações e, modelações 3D, renders e, maquetas;
- Resolução dos desafios técnicos e formais de um projeto de produção em massa.
- Avaliação, controle e seleção das tecnologias de produção e acabamento.

Exercício Intercalar
Foco: Projeto My Machine
- Identificar autores e projetos semelhantes de reconhecimento internacional;
- Capacidade de integração de estratégias e de metodologias processuais;
- Dominar volumetrias, estruturas, aberturas e demais elementos;
- Adequar valores funcionais, estéticos, dimensionais, culturais e ecológicos;
- Aumentar o reportório de materiais, técnicas e custos de produção diversos;
- Dominar desenhos técnicos, cotações e, modelações 3D e renders;
- Resolver os desafios técnicos e formais de um projeto de média escala.
- Capacidade de hierarquizar e comunicar Informação.

P4. Design de Produto
Foco: Design de mobiliário em parceria com empresa
- Materiais e técnicas, originalidade, inovação e pesquisa;
- Relação estética/função;
- Ergonomia e antropometria;
- Factores físicos e psicológicos;
- Dimensão cultural de um objecto;
-Ecologia, ciclo de vida de um objecto e o comportamento do consumidor;
- Reciclagem, excesso de consumo e impacto ambiental;
- Durabilidade e funcionamento;
- Interpretar os valores e a identidade de uma empresa líder;
- Maquetização;
- Prototipagem;
- Desenhos técnicos, cotações e modelação 3D;
- Planeamento, técnicas e custos de produção.

Métodos de Avaliação

A avaliação.será realizada com base na assiduidade, participação, empenho, debates e actividades
(10%), na execução e apresentação das 4 propostas de trabalho práticas (60%) e na realização de 4 trab.
teóricos (30%).

Recursos Didácticos

Aulas teóricas/práticas: bibliografia e webgrafia, computadores, retroprojector, quadro, material
diversos para maquetes.

Objetivos de Sustentabilidade

Os conteúdos lecionados estarão em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentavel definidos pela ONU. Atendendo à variação da temática das propostas de trabalho, os estudantes serão estimulados a um pensamento crítico, sobre a qual/quis objetivos dar resposta.

Palavras Chave

DESIGN SUSTENTAVEL
DESIGN INCLUSIVO
DESIGN JOGOS
DESIGN EMBALAGEM
DESIGN URBANO
DESIGN ESPECULATIVO

Bibliografia Principal

Autor Liden, Daniel
Título Better Things Materials For Sustainable Product De
Edição 1.ª ed.
Local Londres
Editora Quercus Publishing
Ano 2024
Autor BRANDES, Uta, STICH, Sonja; WENDER, Miriam
Título Design by Use ? The Everyday Metamorphosis of Thin
Edição 1.ª ed.
Local Basel
Editora Birkhäuser
Ano 2009
Autor SHEDROFF, Nathan
Título Design is the problem. The future of design must b
Edição 1.ª ed.
Local Brooklyn
Editora Rosenfeld Media
Ano 2009

Bibliografia Complementar

Autor Reis, Dalcacio
Título Product design in the sustainable era
Edição 1.ª ed.
Local Colónia
Editora Taschen
Ano 2009
Autor STEFFEN, Alex; GORE, Al
Título World Changing. A user´s guide for the 21 st centu
Edição 1.ª ed.
Local Nova Iorque
Editora Abrams Books
Ano 2008