Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)

English Version

ARQUITECTURA II - 2021/2022

2º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 30

Docentes

Regente: Prof. Doutor Ricardo Melo
Assistentes: Prof. Doutor Jorge Amaral

Carga Horária

Teórica : 2 Horas
Teórico-prática : 10 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Desenvolver e consolidar capacidades instrumentais e conceptuais para o projeto pelo desenho e pesquisa dos exemplares arquitetónicos e urbanos que configuram a herança disciplinar. Desenvolver diferentes tipologias do habitar doméstico, explorando as relações internas e externas, a responsabilidade e a permeabilidade conceptual, formal e ambiental, em função do programa e do contexto. Capacitar crítica e criativamente para a fundamentação das opções de projeto em ambiente pluridisciplinar.

Objectivos Específicos

1- Projetar para a cidade (e não para o objeto), dominando topografia e contexto; 2- Conhecer sistemas modulares, também como economia pela seriação; 3- Organizar coerentemente acessos e distribuição, explorando transições público/privado, exterior/interior, social/íntimo; 4- Interpretar programa criativamente e dominar sua aplicação; 5- Transmitir corretamente a proposta, gráfica e tridimensionalmente, escrita e oralmente; 6- Definir critérios compositivos, hierarquia, escala e proporção.

Competências a adquirir

Entendimento concetual da proposta arquitetónica; - capacidade de hierarquização das diversas variáveis que informam a disciplina, construindo uma síntese; - domínio do vocabulário disciplinar; - construção de referenciais arquitetónicos; - capacidade de investigação produtiva; - domínio das ferramentas de representação bi e tridimensional; - compreensão dos processos de inserção e transformação urbanos; - rigor de dimensionamento; - controle de escala e proporção; - metodologia projetual.

Metodologia de Ensino

Pretende-se o cruzamento das aulas teóricas e teórico-práticas explorando o programa doméstico multifamiliar nas diferentes tipologias, realidades e possibilidades. Estimula-se a interdisciplinaridade com outras unidades curriculares para aquisição de conhecimento. Os trabalhos práticos serão complementados com trabalhos teóricos. Os exercícios arquitetónicos propostos pretendem trabalhar áreas urbanas consolidadas, com escalas e relações de contexto diferenciadas.

Conteúdos Programáticos

O tema proposto para a disciplina de Arquitetura II é o da habitação multifamiliar e está dividido em dois exercícios complementares. Exploram-se as diferentes tipologias e possibilidades que este programa, sempre aberto e em atualização, proporciona.
Pretende-se dar uma visão alargada do tema, enquadrando-o na sua história e sentido fundador da prática arquitetónica.
O programa doméstico tem uma particularidade: sendo testemunho de cada momento integra também marcas de intemporalidade. A sua expressão física ganha novas roupagens que procuram responder a exigências diferentes ? tecnologia, sociabilização, e resolver as exigências constantes ? abrigar, guardar e libertar.
Orientar-se-ão os alunos para a experimentação e síntese dos diversos domínios envolventes à arquitetura em geral e à habitação em particular, de modo a estabelecer um percurso formal e espacial coerente desde o espaço privado ao espaço público e vice-versa, conhecendo as preocupações intemporais e a responsabilidade social da arquitetura doméstica e urbana.
Nesse sentido propõe-se exercícios de complexidade crescente que exploram as diferentes possibilidades do habitar doméstico em contexto multifamiliar e urbano. Serão abordadas as questões fundamentais do desenho de espaços habitacionais, propondo a visita a temas como: Segurança e Conforto; Casa e Cidade; Contexto e Integração; Flexibilidade e Perenidade; ?Genius Loci? e ?Zeitgeist?; Exposição e Clausura; Multi e Unifamiliar; Família e Indivíduo.
Os exercícios procurarão controlar: contexto urbano, ordem e ritmo, estrutura e matéria; forma e proporção, experimentando soluções de modulação e agregação.
Se o programa doméstico é a base para o entendimento das relações entre espaços servidos e servidores, da hierarquização, da organização e controlo dos fluxos - circuitos e circulações, que dão vida à habitação, mas também à cidade, a cidade é, cada vez mais, o suporte para um conceito de ?habitar? que ultrapassa os limites da esfera doméstica.
O primeiro exercício, com a duração do primeiro semestre, realiza-se em contexto urbano consolidado e pretende conferir ao aluno a capacidade de manipular as componentes urbanas explorando a articulação do novo com a pré-existência, desenvolvendo um programa habitacional multifamiliar de tipologia tradicional.
O segundo exercício, retoma o terreno anterior, de modo a ganhar tempo para a investigação tipológica, uma vez que pretende a experimentação programática, tirando partido de modelos habitacionais multigeracionais, temporários e de co-habitação.
Nas aulas teórico-práticas dar-se-á assistência individual aos trabalhos em desenvolvimento, procurando, sempre que possível, integrar mais alunos na discussão das respostas arquitetónicas experimentadas.
Nas aulas teóricas, procurar-se-á através da exposição de projetos de referência, mostrar as motivações, métodos e instrumentos que serviram para construir novas realidades habitáveis, considerando a dinâmica entre teoria e prática num mundo cada vez mais interdependente. Outras temáticas das aulas teóricas serão: a representação e apresentação gráfica.

Métodos de Avaliação

A avaliação terá dois momentos intercalares em cada semestre, culminando nas frequências previstas para o ano letivo. As avaliações intercalares serão feitas através de entregas preliminares de diferentes fases dos projetos, de trabalho teóricos e apresentações orais.

Recursos Didácticos

Exposição de exemplares arquitetónicos da história e teoria. Execução de trabalhos teóricos. Crítica comparada para incentivo da resolução de problemas e evolução das respostas. Visitas de estudo e aulas abertas ministradas por convidados externos.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Contexto; Composição; Processo; Habitar;

Bibliografia Principal

Autor ABALOS, Iñaki
Título A boa-vida (visita guiada às casas a modernidade)
Edição 2ª Edição
Local Barcelona
Editora Gustavo Gili
Ano 2003
Autor Bogoni, Barbara
Título EDUARDO SOUTO DE MOURA - LEARNING FROM HISTORU, DE
Edição 1ª EDIÇÃO
Local Matosinhos
Editora AMAG publisher
Ano 2020
Autor Leo, Blanca
Título Sueño de habitar
Edição 1º Edição
Local Barcelona
Editora Gustavo Gili
Ano 2005

Bibliografia Complementar

Autor AVV, A+t research group
Título Proyectos de vivienda colectiva
Edição 1ª edição
Local Vitoria-Gasteiz
Editora Aplust, architecture publishers
Ano 2016
Autor Corbusier, Le
Título Por uma Arquitetura
Edição 5ª Ed
Local São Paulo
Editora Perspectiva
Ano 1994