Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS - 2021/2022

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 3

Docentes

Regente: Prof. Doutor Jorge Castro
Assistentes: Prof. Doutor Jorge Castro

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

Compreender a estrutura e os fundamentos da área disciplinar e as relações com sub-disciplinas. Compreender os métodos de análise e de teorização; saber aplicar os conceitos gerais e as técnicas. Compreender a investigação e saber situar as novas informações nas áreas curriculares e nos contextos sociais.

Objectivos Específicos

Aplicar os conceitos e as técnicas no estudo de processos sociológicos. Compreender a investigação dos temas em estudo, a sua teorização, os métodos de análise e a sua aplicação. Aprender a saber examinar instituições, processos e realidades sociais, mediante uma atitude pluridisciplinar.

Competências a adquirir

Maior autonomia intelectual do estudante. Maior capacidade para compreender os métodos de análise e de teorização, e também para reflectir. Aquisição de um modo de pensar científico e de uma atitude pluridisciplinar. Desenvolvimento da capacidade de analisar e de reflectir sobre aspectos fundamentais das realidades sociais. Saber aplicar e usar conceitos e conhecimentos.

Metodologia de Ensino

Apresentação/explicação dos conteúdos programáticos, com discussão de textos e análise de conceitos. OT: orientação de trabalhos ou actividades de pesquisa desenvolvidas pelos alunos (leitura, análise e discussão de textos; investigação de temas).

Conteúdos Programáticos

I - O CAMPO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
1. A unidade do social e a pluralidade das ciências sociais. Os fenómenos sociais totais (Marcel Mauss). Níveis de diferenciação das ciências sociais entre si.
II - MÉTODOS E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
1. Autonomia das ciências psicologia e sociologia; A noção de SOCIAL. 2. O problema da objectividade nas ciências sociais. 3. Métodos e técnicas de investigação em ciências sociais
III - O POSITIVISMO SOCIOLÓGICO DE DURKHEIM
1. O facto social como coisa; 2. As regras do método sociológico; 3. A relação entre o indivíduo e a sociedade; a noção de CONSCIÊNCIA COLECTIVA 4. Estudo da obra O SUICÍDIO. A explicação sociológica do suicídio.
IV - A SOCIOLOGIA COMPREENSIVA DE MAX WEBER
1. A Acção Social e a Compreensão do Sentido; 2. A tipologia da Acção social; 3. Racionalização da sociedade moderna ocidental, burocracia e capitalismo; 4. Ética Protestante e Espírito do Capitalismo.
V - AS INSTITUIÇÕES E AS ORGANIZAÇÕES MODERNAS
1. A construção social da realidade. As instituições; 2. Historicidade e objectividade das instituições. Instituições e controlo social; 3. Institucionalização da conduta e papéis sociais; 4. Instituição e organização. As organizações modernas
VI - CONCEITOS SOCIOLÓGICOS ELEMENTARES
1. Interacção social, normas sociais, valores, papel, estatuto. 2. Processo de socialização: primária, secundária e ressocialização; 3. Agentes de socialização: família, escola, grupo de pares, meios de comunicação (social); 4. Conflitos de socialização.
VII - PROBLEMÁTICAS SOCIOLÓGICAS
VI-1. FAMÍLIA: 1. Conceito de família: definições; 2. A teoria de Talcott Parsons: estrutura, funções e papeis na família nuclear moderna; 3. Transformações na família contemporânea: ao nível dos modelos de família; ao nível das funções; ao nível da vivência dos papéis; 4. Perspectivas e problemas nas famílias contemporâneas portuguesas.
VI-2. NORMALIDADE E DESVIO: 1. Normalidade, conformidade e ordem social; 2. Conceito de desvio: delimitações e definições; 3. Teorias do desvio.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua: provas orais (individuais e/ou grupais) a partir da discussão de matérias e temas apresentados nas aulas, discussão de textos, apresentação de trabalhos ou actividades desenvolvidas pelos alunos. Provas escritas: trabalhos, testes e frequências ou exames sobre as matérias aprendidas nas aulas (de acordo com os regulamentos de avaliação da UL).

Recursos Didácticos

Livros, textos de apoio diversos, artigos científicos, estudos sociológicos sobre temas actuais.
Filmes/documentários.
Seminário-conferência temático.
Instrumentos de mediação tecnológica para um acompanhamento não-presencial (e-mail e plataforma de e-learning).
Equipamentos: quadro, videoprojector.

Palavras Chave

Facto social, instituição, socialização, desvio

Bibliografia Principal

Autor ARON, Raymond
Título As Etapas do Pensamento Sociológico
Local Lisboa
Editora Dom Quixote
Ano 1992
Autor BERGER, P. e LUCKMANN, T.
Título A Construção Social da Realidade
Local Petrópolis
Editora Vozes
Ano 1985
Autor GIDDENS, Anthony
Título Sociologia
Edição 2ª Edição
Local Lisboa
Editora Fundação Calouste Gulbenkian
Ano 2000

Bibliografia Complementar

Autor XIBERRAS, Martin
Título As Teorias da Exclusão ? Para uma Construção do Im
Autor DURKHEIM, Émile
Título O Suicídio