Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - 2021/2022

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

Compreender o objeto de estudo, objetivos e âmbito da Psicologia do Desenvolvimento
Compreender e confrontar os principais modelos e teorias sobre o desenvolvimento humano
Conhecer os principais marcos e tarefas desenvolvimentais associados à infância e adolescência


Objectivos Específicos

Identificar o objeto de estudo, objetivos e âmbito da Psicologia do Desenvolvimento
Compreender os pressupostos dos principais modelos e teorias do desenvolvimento humano
Identificar continuidades e descontinuidades nos pressupostos subjacentes a estes modelos e teorias
Conhecer os principais marcos e tarefas desenvolvimentais da infância e adolescência
Mobilizar os modelos e teorias do desenvolvimento humano para compreender os processos de desenvolvimento na infância e adolescência

Competências a adquirir

Convocação de conhecimentos que permitam:
- identificar o objeto de estudo, objetivos e âmbito da Psicologia do Desenvolvimento
- compreender e confrontar os princípios estruturantes dos principais modelos e teorias sobre o desenvolvimento humano
- conhecer os principais marcos e tarefas desenvolvimentais associadas à infância e adolescência
- mobilizar os modelos e teorias explicativos para compreender os processos de desenvolvimento na infância e adolescência

Metodologia de Ensino

- Exposição pela docente
- Discussão em grande grupo
- Análise e discussão de artigos científicos
- Visionamento e discussão de vídeos sobre os conteúdos programáticos
- Supervisão do processo de construção e operacionalização de grelhas de observação dirigidas a crianças
- Trabalho de grupo

Conteúdos Programáticos

1.Psicologia do Desenvolvimento
1.1 Objeto, objetivos de estudo e âmbito
1.2. O conceito de desenvolvimento
1.3. Da Psicologia dos ?grandes estádios? às abordagens centradas no ciclo de vida, contextuais e ecológicas
1.4. Metodologias mais frequentes na investigação em Psicologia do Desenvolvimento.
2. Desenvolvimento na infância
2.1. O período pré-natal: Fatores genéticos e pré-natais do desenvolvimento
2.2. O nascimento e o período pós-parto.
2.3. O desenvolvimento social e emocional da criança: a teoria da vinculação e a teoria sociocultural.
2.4. O desenvolvimento cognitivo da criança
2.5. O desenvolvimento moral da criança
3. Desenvolvimento na adolescência
3.1. O conceito de adolescência
3.2 Desenvolvimento físico: As mudanças pubertárias e as suas implicações psicológicas
3.3. Desenvolvimento cognitivo
3.4. Desenvolvimento social: O grupo de pares e a amizade
3.5. Construção da identidade: Teoria do desenvolvimento psicossocial de Erickson
3.6. Comportamentos de risco na adolescência

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua:
1 - Frequência de 70% das aulas
2 - Realização de dois pontos escritos
3 - Trabalho de grupo, a apresentar oralmente no contexto das aulas de orientação tutorial, que consistirá na construção de uma grelha a mobilizar na observação de uma criança

Avaliação final:
A/O estudante pode optar por realizar apenas uma prova de frequência ou de exame, no final do semestre, ou do ano letivo

Recursos Didácticos

Computador, projetor, quadro, artigos científicos

Palavras Chave

Desenvolvimento
Crianças
Adolescentes
Modelos e teorias do desenvolvimento na infância e adolescência

Bibliografia Principal

Autor Garvis, S., Phillipson, S., Clarke, S., Harrison,
Título Child development and learning
Local Australia & New Zeland
Editora Oxford University Press
Ano 2018
Autor Rosalyn, H. S., & Phillip, T. S.
Título Child development: theories and critical perspecti
Edição 2ª ed.
Local New York
Editora Routledge
Ano 2015
Autor Sprinthall, N. A., & Collins, W. A.
Título Psicologia do adolescente: uma abordagem desenvolv
Edição 5ª ed.
Local Lisboa
Editora Fundação Calouste Gulbenkian
Ano 2011

Bibliografia Complementar

Autor Shaffer, D. R., & Kipp, K.
Título Psicologia do Desenvolvimento: infância e adolescê
Edição 8ª ed.
Local São Paulo
Editora Cengage Learning
Ano 2015
Autor Lamb, M. E., & Bornstein, M. H.
Título Social and personality development: an advanced te
Edição 1ª ed.
Local New York
Editora Psychology Press
Ano 2011