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PSICOLOGIA DA LINGUAGEM - 2021/2022

2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3

Docentes

Regente: Prof. Doutora Sofia Mendes
Assistentes: Prof. Doutora Sofia Mendes

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular tem como objeto de estudo os processos cognitivos e psicológicos subjacentes à linguagem. Pretende ainda dar a conhecer as principais teorias que procuram explicar o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, bem como a emergência da escrita e da leitura.

Objectivos Específicos

Conhecer as principais propriedades e componentes da linguagem;
Analisar a relação entre linguagem e cognição;
Compreender os méritos e as limitações das diferentes teorias sobre a aquisição da linguagem;
Descrever as etapas da aquisição da linguagem, reconhecendo a diversidade no seu desenvolvimento;
Relacionar o desenvolvimento da linguagem, a emergência da leitura e da escrita;
Refletir sobre a aprendizagem de uma segunda língua;
Conhecer instrumentos de avaliação da linguagem.

Competências a adquirir

Adquirir conhecimentos e quadros teórico-conceptuais para uma reflexão crítica, uma comunicação oral e escrita rigorosa, e uma atuação profissional fundamentada no quadro da psicologia da linguagem.

Metodologia de Ensino

Metodologias expositivas (e.g., apresentação de quadros teórico-conceituais de referência sob a responsabilidade da docente), ativas e participativas (e.g., atividades de estudo autónomo, discussão e trabalho em pequeno e grande grupo, a partir de diferentes recursos).

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à linguagem:
1.1. Os conceitos de comunicação, linguagem e fala,
1.2. Canais de comunicação,
1.3. Propriedades, características e funções da linguagem,
1.4. Linguagem e cérebro.

2. Teorias explicativas sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem:
2.1. Behaviorismo,
2.2. Inatismo,
2.3. Cognitivismo,
2.4. Interacionismo.

3. Componentes da linguagem, sua avaliação e desenvolvimento:
3.1. Pré-linguística,
3.2. Fonologia,
3.3. Morfologia e sintaxe,
3.3. Semântica,
3.4. Pragmática.

4. Literacia emergente:
4.1. Emergência da escrita,
4.2. Emergência da leitura.

5. Bilinguismo e a aquisição e desenvolvimento de uma segunda língua.

Métodos de Avaliação

Assiduidade, pontualidade e participação em iniciativas e trabalhos em aula e/ou previstos no contexto da unidade curricular.
Dois pontos escritos.
Exame final.

Recursos Didácticos

Computador e projetor.
Livros e artigos científicos.
Recursos multimédia.

Palavras Chave

Linguagem, Literacia emergente, Bilinguismo

Bibliografia Principal

Autor Harley, T.
Título The Psychology of Language: From data to theory
Edição 4th ed.
Local East Sussex, UK
Editora Psychology Press
Ano 2014
Autor Sternberg, R. J.; Sternberg, K.
Título Cognitive psychology
Edição 6th ed.
Local Belmont
Editora CA: Cengage
Ano 2012
Autor Sim-Sim, I.
Título Desenvolvimento da linguagem
Edição 2a ed.
Local Lisboa
Editora Universidade Aberta
Ano 2018

Bibliografia Complementar

Autor Sim-Sim, I.; Silva, A.C. & Nunes, C.
Título Linguagem e comunicação no jardim-de-Infância
Autor Mata, L.
Título A descoberta da escrita