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PSICOLOGIA DA LINGUAGEM - 2021/2022
2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Prof. Doutora Sofia Mendes
Assistentes: Prof. Doutora Sofia Mendes
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular tem como objeto de estudo os processos cognitivos e psicológicos subjacentes à linguagem. Pretende ainda dar a conhecer as principais teorias que procuram explicar o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, bem como a emergência da escrita e da leitura.
Objectivos Específicos
Conhecer as principais propriedades e componentes da linguagem;
Analisar a relação entre linguagem e cognição;
Compreender os méritos e as limitações das diferentes teorias sobre a aquisição da linguagem;
Descrever as etapas da aquisição da linguagem, reconhecendo a diversidade no seu desenvolvimento;
Relacionar o desenvolvimento da linguagem, a emergência da leitura e da escrita;
Refletir sobre a aprendizagem de uma segunda língua;
Conhecer instrumentos de avaliação da linguagem.
Competências a adquirir
Adquirir conhecimentos e quadros teórico-conceptuais para uma reflexão crítica, uma comunicação oral e escrita rigorosa, e uma atuação profissional fundamentada no quadro da psicologia da linguagem.
Metodologia de Ensino
Metodologias expositivas (e.g., apresentação de quadros teórico-conceituais de referência sob a responsabilidade da docente), ativas e participativas (e.g., atividades de estudo autónomo, discussão e trabalho em pequeno e grande grupo, a partir de diferentes recursos).
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à linguagem:
1.1. Os conceitos de comunicação, linguagem e fala,
1.2. Canais de comunicação,
1.3. Propriedades, características e funções da linguagem,
1.4. Linguagem e cérebro.
2. Teorias explicativas sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem:
2.1. Behaviorismo,
2.2. Inatismo,
2.3. Cognitivismo,
2.4. Interacionismo.
3. Componentes da linguagem, sua avaliação e desenvolvimento:
3.1. Pré-linguística,
3.2. Fonologia,
3.3. Morfologia e sintaxe,
3.3. Semântica,
3.4. Pragmática.
4. Literacia emergente:
4.1. Emergência da escrita,
4.2. Emergência da leitura.
5. Bilinguismo e a aquisição e desenvolvimento de uma segunda língua.
Métodos de Avaliação
Assiduidade, pontualidade e participação em iniciativas e trabalhos em aula e/ou previstos no contexto da unidade curricular.
Dois pontos escritos.
Exame final.
Recursos Didácticos
Computador e projetor.
Livros e artigos científicos.
Recursos multimédia.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Linguagem, Literacia emergente, Bilinguismo
Bibliografia Principal
Autor | Harley, T. |
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Título | The Psychology of Language: From data to theory |
Edição | 4th ed. |
Local | East Sussex, UK |
Editora | Psychology Press |
Ano | 2014 |
Autor | Sternberg, R. J.; Sternberg, K. |
Título | Cognitive psychology |
Edição | 6th ed. |
Local | Belmont |
Editora | CA: Cengage |
Ano | 2012 |
Autor | Sim-Sim, I. |
Título | Desenvolvimento da linguagem |
Edição | 2a ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Universidade Aberta |
Ano | 2018 |
Bibliografia Complementar
Autor | Sim-Sim, I.; Silva, A.C. & Nunes, C. |
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Título | Linguagem e comunicação no jardim-de-Infância |
Autor | Mata, L. |
Título | A descoberta da escrita |