Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

PSICOMETRIA - 2021/2022

2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Joana Oliveira
Assistentes: Prof. Doutora Joana Oliveira

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

Sensibilizar o aluno para a importância da Psicometria constituindo-se como um requisito básico para os utilizadores de testes psicológicos.

Objectivos Específicos

Promover o desenvolvimento de competências relativas ao processo de elaboração dos testes, assim como do estudo das suas características psicométricas.
Proporcionar alguma prática na correcção e interpretação dos resultados obtidos nos testes.

Competências a adquirir

Saber efectuar o estudo psicométrico de uma escala, com recurso ao SPSS.
Converter os resultados brutos de um teste num tipo de normas.
Analisar criticamente um manual de um teste.

Metodologia de Ensino

Exposição oral com vista ao aprofundamento teórico e discussão aberta aos alunos.
- Realização de um estudo psicométrico de uma escala com recurso ao programa SPSS.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
1.1. Psicometria: Definição e campo de referência
1.2. Ética e deontologia na utililização dos testes - Directrizes Internacionais na Utilização dos testes
2. Os testes psicológicos
2.1. Aspectos históricos
2.2.Definição de teste como um instrumento padronizado de medida
2.3. Vantagens na utilização dos testes
2.4. Desvantagens na utilização dos testes
2.5. Classificação dos testes
2.5.1. Testes de máxima performance, testes de resposta típica e testes projetivos
2.5.2. Outras classificações
2.6. O processo de construção de um teste
2.7. O processo de adaptação de um teste
3. Características psicométricas dos testes
3.1. A sensibilidade
3.1.1. Definição
3.1.2. Factores que podem alterar a sensibilidade de um teste
3.1.3. Como efetuar o estudo da sensibilidade de um teste
3.1.4. O estudo da sensibilidade de um teste com recurso ao SPSS
3.2. A fidelidade
3.2.1. Definição
3.2.2. Como efetuar o estudo da fidelidade de um teste
3.2.2.1. pelo método teste-reteste
3.2.2.2. pelo método das formas paralelas (alternativas ou equivalentes)
3.2.2.3. pelo método da bipartição
3.2.2.4. pelo método da consistência interna
3.2.3. O estudo da fidelidade de um teste com recurso ao SPSS
3.3. Validade
3.3.1. definição
3.3.2. Tipos de validade
3.3.2.1. validade de conteúdo
3.3.2.2. validade de construto
3.3.2.3. Validade de critério (concorrente e preditiva)
4. O processo de criação de normas
4.1. Os diferentes tipos de normas
4.1.1. normas cronológicas
4.1.2. normas em centis
4.1.3. normas típicas
4.1.4. classes normalizadas
5. O processo de estandardização e de aferição
6. Contacto com manuais de testes e sua análise crítica.

Métodos de Avaliação

2 pontos escritos.
Trabalho individual: Estudo psicométrico de uma escala monitorizado nas aulas de orientação tutorial (interpretação de tratamentos estatísticos e elaboração de relatório de acordo com as normas APA).
(Ponderação dos elementos na classificação de avaliação contínua efetuada de acordo com o artigo 8º do Regime Complementar de Avaliação de Conhecimentos e Competências da UL-N)

Recursos Didácticos

Power-points utilizados nas aulas teórico-práticas
Software estatístico IBM SPSS Statistics
Referências bibliográficas

Palavras Chave

Testes psicológicos
Construção de um teste
Propriedades psicométricas de um teste
Normas

Bibliografia Principal

Autor Schweizer, c., & DiStefano, c.
Título Principles and Methods of Test Construction
Edição 1ª Edição
Editora Hogrefe
Ano 2016
Autor Urbina, S.
Título Essentials of Psychological Testing,
Edição 7ª Edição
Local Porto Alegre
Ano 2014
Autor Cohen, R. J., & Swerdik, M.
Título Psychological testing and assessment: An introduc
Edição 9th Ed
Local New York
Editora McGraw-Hill Higher Education
Ano 2018

Bibliografia Complementar

Autor Kline, P.
Título A Handbook of Test Construction: Introduction to P
Autor Pasquali, L.
Título Psicometria: Teoria dos testes na psicologia e na