Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

MÉTODOS QUALITATIVOS - 2021/2022

2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Ana Meireles
Assistentes: Prof. Doutora Ana Meireles

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

Enquadrar epistemológicamente a Investigação Científica em Psicologia;
Desenvolver as questões teóricas mais relevantes no contexto da Investigação Qualitativa em Psicologia;
Descrever e caracterizar os principais métodos e técnicas qualitativas de Investigação em Psicologia;
Treinar competências fundamentais para a realização e aplicação dos métodos e das técnicas qualitativos de Investigação em Psicologia.

Objectivos Específicos

Proceder à Distinção entre Investigação Qualitativa e Quantitativa;
Descrever a investigação Quantitativa e Qualitativa quanto à sua natureza, objectivos, âmbito de aplicação e metodologia de recolha e análise de dados;
Caracterizar os principais métodos de recolha de dados na Investigação Qualitativa;
Compreender os fundamentos das abordagens qualitativas de análise dos dados
Desenvolver capacidade de reflexão e crítica em relação ao rigor e credibilidade da IQ.

Competências a adquirir

Espera-se que no final os estudantes tenham adquirido competências de investigação, nomeadamente no que diz respeito à capacidade para desenhar e conduzir um projecto de investigação científica. Espera-se que os estudantes sejam capazes de fazer a distinção entre Investigação Qualitativa e Investigação Quantitativa que lhes permita optar ou conciliar as mesmas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de planear e conduzir uma Investigação Qualitativa.

Metodologia de Ensino

Exposição oral com vista ao aprofundamento teórico e discussão aberta aos estudantes. Metodologias activas com vista ao desenvolvimento das competências de investigação.

Conteúdos Programáticos

I.A Investigação Qualitativa: definição e enquadramento epistemológico.
1.Definição de investigação qualitativa.
2. As técnicas da investigação qualitativa.
3.Enquadramento epistemológico da Investigação Qualitativa e da Investigação Quantitativa: Os paradigmas construtivista de teor exploratório e positivista de teor hipotético-dedutivo.

II.A Investigação Qualitativa e a Investigação Quantitativa.
1.Diferenças e complementaridade entre a investigação qualitativa e a investigação quantitativa: fundamentos teóricos, objectivos, técnicas, amostra, propostas de investigação, tipos de dados.

III.Tradições e orientações teóricas na Investigação Qualitativa.
1.Etnografia.
2.Fenomenologia.
3.Etnometodologia.
4.Interaccionismo Simbólico.
5.Psicologia Ecológica.
6.Perspectiva e Teoria Sistémicas.
7.Hermenêutica.
8.Investigação Qualitativa Orientacional.

IV.Características da Investigação Qualitativa.
1.Inquérito Naturalista.
2.Análise Indutiva.
3.Contacto Pessoal Directo.
4.Perspectiva Holística/Global.
5.Perspectiva Dinâmica e Desenvolvimental.
6.Cada Caso é um Caso.
7.Neutralidade Empática.
8.Empatia e Insight.
9.Flexibilidade do Design.

V.Os conceitos de validade e fidelidade e a sua aplicação às Técnicas Qualitativas.
1.Os conceitos de validade e fidelidade: A (s) dificuldade (s) da sua aplicação na Investigação Qualitativa.
2.A perspectiva de Merrick (1999) ? novos conceitos: confiança, representatividade e reflexividade.
3. Estratégias para promover a credibilidade da Investigação Qualitativa.

Métodos de Avaliação

Serão realizados dois pontos escritos e um trabalho de grupo que implica a realização de uma investigação de carácter qualitativo sobre um tema no campo da Psicologia a escolher pelos estudantes. O trabalho carece de defesa oral nas aulas OT em data a definir. As ponderações das diversas componentes de avaliação contínua são as definidas pelo Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências.

Recursos Didácticos

As aulas serão apoiadas por diversos recursos entre os quais, o computador/projector, a TV e o video, a câmara de filmar e o quadro.

Palavras Chave

Investigação qualitativa, opção metodológica, participante, investigador.

Bibliografia Principal

Autor PATTON, M. Q.
Título Qualitative Evaluation and Research Methods
Local San Francisco
Editora Sage
Ano 2002
Autor Bogdan, R. & Biklen, S.
Título Qualitative research for education
Editora Pearson
Ano 2020
Autor SMITH, J.A.
Título Qualitative Psychology. A practical guide to resea
Local London
Editora Sage
Ano 2008

Bibliografia Complementar

Autor DENZIN. N. K. & LINCOLN, Y. S. (Eds.)
Título The Sage Handbook of Qualitative Research.
Autor ESTERBERG, K. G.
Título Qualitative Methods in Social Research