Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
MÉTODOS QUALITATIVOS - 2022/2023
2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Isabel Torres
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Torres
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Enquadrar epistemológicamente a Investigação Científica em Psicologia;
Desenvolver as questões teóricas mais relevantes no contexto da Investigação Qualitativa em Psicologia;
Descrever e caracterizar os principais métodos e técnicas qualitativas de Investigação em Psicologia;
Treinar competências fundamentais para a realização e aplicação dos métodos e das técnicas qualitativos de Investigação em Psicologia.
Objectivos Específicos
Proceder à Distinção entre Investigação Qualitativa e Quantitativa;
Descrever a investigação Quantitativa e Qualitativa quanto à sua natureza, objectivos, âmbito de aplicação e metodologia de recolha e análise de dados;
Caracterizar os principais métodos de recolha de dados na Investigação Qualitativa;
Compreender os fundamentos das abordagens qualitativas de análise dos dados
Desenvolver capacidade de reflexão e crítica em relação ao rigor e credibilidade da IQ.
Competências a adquirir
Espera-se que no final os estudantes tenham adquirido competências de investigação, nomeadamente no que diz respeito à capacidade para desenhar e conduzir um projecto de investigação científica. Espera-se que os estudantes sejam capazes de fazer a distinção entre Investigação Qualitativa e Investigação Quantitativa que lhes permita optar ou conciliar as mesmas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de planear e conduzir uma Investigação Qualitativa.
Metodologia de Ensino
Exposição oral com vista ao aprofundamento teórico e discussão aberta aos estudantes. Metodologias activas com vista ao desenvolvimento das competências de investigação.
Conteúdos Programáticos
I.A Investigação Qualitativa: definição e enquadramento epistemológico.
1.Definição de investigação qualitativa.
2. As técnicas da investigação qualitativa.
3.Enquadramento epistemológico da Investigação Qualitativa e da Investigação Quantitativa: Os paradigmas construtivista de teor exploratório e positivista de teor hipotético-dedutivo.
II.A Investigação Qualitativa e a Investigação Quantitativa.
1.Diferenças e complementaridade entre a investigação qualitativa e a investigação quantitativa: fundamentos teóricos, objectivos, técnicas, amostra, propostas de investigação, tipos de dados.
III.Tradições e orientações teóricas na Investigação Qualitativa.
1.Etnografia.
2.Fenomenologia.
3.Etnometodologia.
4.Interaccionismo Simbólico.
5.Psicologia Ecológica.
6.Perspectiva e Teoria Sistémicas.
7.Hermenêutica.
8.Investigação Qualitativa Orientacional.
IV.Características da Investigação Qualitativa.
1.Inquérito Naturalista.
2.Análise Indutiva.
3.Contacto Pessoal Directo.
4.Perspectiva Holística/Global.
5.Perspectiva Dinâmica e Desenvolvimental.
6.Cada Caso é um Caso.
7.Neutralidade Empática.
8.Empatia e Insight.
9.Flexibilidade do Design.
V.Os conceitos de validade e fidelidade e a sua aplicação às Técnicas Qualitativas.
1.Os conceitos de validade e fidelidade: A (s) dificuldade (s) da sua aplicação na Investigação Qualitativa.
2.A perspectiva de Merrick (1999) ? novos conceitos: confiança, representatividade e reflexividade.
3. Estratégias para promover a credibilidade da Investigação Qualitativa.
Métodos de Avaliação
Serão realizados dois pontos escritos e um trabalho de grupo que implica a realização de uma investigação de carácter qualitativo sobre um tema no campo da Psicologia a escolher pelos estudantes. O trabalho carece de defesa oral nas aulas OT em data a definir. As ponderações das diversas componentes de avaliação contínua são as definidas pelo Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências.
Recursos Didácticos
As aulas serão apoiadas por diversos recursos entre os quais, o computador/projector, a TV e o video, a câmara de filmar e o quadro.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Investigação qualitativa, opção metodológica, participante, investigador.
Bibliografia Principal
Autor | PATTON, M. Q. |
---|---|
Título | Qualitative Evaluation and Research Methods |
Local | San Francisco |
Editora | Sage |
Ano | 2002 |
Autor | Bogdan, R. & Biklen, S. |
Título | Qualitative research for education |
Editora | Pearson |
Ano | 2020 |
Autor | SMITH, J.A. |
Título | Qualitative Psychology. A practical guide to resea |
Local | London |
Editora | Sage |
Ano | 2008 |
Bibliografia Complementar
Autor | DENZIN. N. K. & LINCOLN, Y. S. (Eds.) |
---|---|
Título | The Sage Handbook of Qualitative Research. |
Autor | ESTERBERG, K. G. |
Título | Qualitative Methods in Social Research |