Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

MÉTODOS QUANTITATIVOS - 2021/2022

2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Sofia Marques
Assistentes: Prof. Doutora Sofia Marques

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

No seguimento da unidade curricular de Estatística do 2º semestre do 1º ano, o objetivo desta unidade curricular é dar continuidade à aquisição de conhecimento por parte dos alunos num conjunto de métodos estatísticos de natureza inferencial.

Objectivos Específicos

- Adquirir competências e conhecimentos que lhes permitam compreender e conduzir estudos de natureza quantitativa, utilizando Análise de Variância (ANOVA), Análise de Covariância (ANCOVA), Regressão Linear e também estatística não paramétrica.
- Aplicação dos conhecimentoa com recurso ao software estatística IBM SPSS, com o intuito de os alunos continuarem a adquirir competências de utilização deste software de análise de dados.

Competências a adquirir

- Revelar competências de análise de dados quantitativos com recurso ao IBM SPSS.

Metodologia de Ensino

Aulas teórico-práticas com recurso ao método expositivo e exemplificação da resolução de problemas/ exercícios práticos no âmbito da psicologia (utilizando variáveis das diversas áreas da psicologia) com recurso ao IBM SPSS Statistics. Nas aulas de orientação tutorial realizam-se trabalhos breves de aplicação dos conhecimentos e competências, envolvendo a análise estatística e respetiva escrita de relatório segundo as normas da APA. As aulas decorrem em laboratório de informática.

Conteúdos Programáticos

Análise de variância (ANOVA) com um fator:
i) Pressupostos da Análise de Variância
ii) Inter-sujeitos (one-way)
iii) Intra-sujeitos (repeated measures)
Análise de covariância (ANCOVA)
Análise de Regressão
i)Noção de correlação linear e sua representação gráfica
ii)Regressão linear simples (1 preditor intervalar e dicotómico)
iii) Regressão linear múltipla (2 ou mais preditores intervalares)
Estatística não-paramétrica:
i)Teste de Kruskal Wallis para mais de duas amostras independentes
ii)Teste de Friedman para mais de duas amostras emparelhadas


Métodos de Avaliação

A UC é avaliada através de 2 pontos escritos ao longo do semestre. Acresce um trabalho escrito que consiste num relatório quantitativo sobre uma base de dados fornecida, redigido segundo normas APA.
Os alunos têm que estar presentes em 70% das aulas para terem avaliação contínua.

Recursos Didácticos

- Computador
- Projector
- Programa estatístico SPSS

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

- Análise de Variância (ANOVA)
- Estatística não-paramétrica
- Correlação linear
- Regressão linear

Bibliografia Principal

Autor Field, A.
Título Discovering Statistics Using SPSS Statistics
Edição 5th ed
Local London
Editora Sage Publications
Ano 2017
Autor Mayers, A.
Título Introduction to Statistics and SPSS in Psychology
Local London
Editora Pearson
Ano 2013
Autor Martins, C.
Título Manual de Análise de dados quantitativos com recur
Local Braga
Editora Psiquilibrios Edições
Ano 2011

Bibliografia Complementar

Autor Maroco, J.
Título Análise Estatística com o SPSS Statistics
Autor Reis, E., Andrade, R., Calapez, T. & Melo, P.
Título Estatística Aplicada (Vol. 2)
Edição 6.ª ed.
Local Lisboa
Editora Edições Sílabo.
Ano 2019