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MODELOS CONSTRUTIVISTAS E CONSTRUCIONISTAS SOCIAIS - 2021/2022

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3

Docentes

Regente: Mestre Armando Pinho
Assistentes: Mestre Armando Pinho

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Sistematizar os principais modelos teóricos construtivistas, construcionistas sociais e críticos da Psicologia
Mapear histórica e epistemologicamente estas teorias e modelos
Sintetizar os principais conceitos, características teóricas e metodológicas e pressupostos fundacionais
Diferenciar criticamente e aplicar as concepções formuladas na compreensão dos processos e mecanismos psicológicos e funcionamento psicológico funcional e disfuncional, em diferentes áreas e contextos

Objectivos Específicos

Diferenciar e comparar os modelos psicológicos apresentados em diferentes níveis de compreensão: meta-teórico; conceptual e metodológico.
Fornecer exemplos representativos de modelos e autores paradigmáticos para cada uma das referidas perspetivas.
Incutir a análise crítica e fundamentada dos modelos apresentados.
Promover o treino na aplicação dos conceitos e metodologias referidas na resolução de situações hipotéticas.
Incutir explorações aprofundadas e futuras dos modelos citados.

Competências a adquirir

Reconhecer e mapear histórica e epistemologicamente as teorias e modelos citados.
Identificar e sintetizar seus principais conceitos e caraterísticas teóricas e metodológicas.
Compreender seus principais pressupostos ontológicos, epistemológicos e axiomáticos fundacionais.
Diferenciar, analisar e aplicar as conceções formuladas sobre o funcionamento psicológico funcional e disfuncional, processos de mudança e transformação comportamental/existencial e técnicas de intervenção psicológica.

Metodologia de Ensino

Exposições teóricas e multi-media dos conteúdos programáticos. Leituras e discussão de obras e temas seleccionados.
Exercícios práticos para aplicação dos conceitos e teorias.
Acompanhamento e supervisão do estudo na realização de trabalhos práticos.

Conteúdos Programáticos

A- Caracterização do paradigma pós-moderno na Psicologia

1. Principais influências, contributos e conceitos?chave da Psicologia pós-moderna.
a. O contexto do pensamento filosófico e científico.
b. Valorização das perspetivas pluralistas, dialógicas, contextualizadas e pragmáticas (ação).
c. Pós-modernismo na Psicopatologia e Psicoterapia: crise no realismo, doença mental e self.
2. A prevalência das perspetivas narrativas e discursivas na Psicologia.

B- Enquadramento histórico-espistemológico da abordagem construtivista

1. Contributos construtivo-desenvolvimentais:
a) Teoria dos construtos pessoais - George Kelly (1955).
b) Teorias fundacionais de Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygostky (1896-1934).
c) A importância das dimensões desenvolvimental e cultural nas teorias e modelos de Jerome Bruner (1915-2016) e Allen Ivey (1933-) .
2. A evolução das ciências cognitivas e as revoluções cognitivistas.

C - Principais teorias e modelos construtivistas:

1) Modelo da Terapia Cognitiva Pós-racionalista de Vittorio Guidano (1987)
2) Modelo de Hubert J. M. Hermans (1992): teoria do self dialógico (aplicações terapêuticas e educacionais).
3) Modelo de Robert A. Neimeyer (2001): teoria da reconstrução de significado (perda e luto).

D- Enquadramento histórico-espistemológico da abordagem construcionista social e crítica.

1. A importância central da Teoria de Michel Foucault (1926-1984), o pensamento pós-estruturalista e a Teoria Crítica.
2. Conceptualizações construcionistas sociais do self-identidade e do processo terapêutico:
a) Contributos de Kenneth Gergen (1991) e Sheila McNamee (1992) na integração destes conceitos.
b) Reflexividade crítica e política no construcionismo social ? Carla Willig (1999), Ian Parker (1999).

E - Principais teorias e modelos construcionistas sociais:

1) Modelo da Terapia Narrativa da re-autoria de Michael White & David Epston (1990);
2) Modelo da Terapia Centrada nas Soluções de Steve De Shazer (1991);
3) Modelo da Terapia Colaborativa (Collaborative Therapy) de Harlene Andersen & Harold Goolishian (1992);
4) Performative Psychology e Modelo da Terapia Social de Lois Holzman & Fred Newman (1996);
5) Modelo ?Strenth-centered counseling? de Y. Joel Wong (2011).

F - Psicologia Crítica ? fundamentos, conceitos-chave e aplicações:
1) Contributos pioneiros de Klaus Holzkamp (1983) e a Psicologia Crítica Alemã.
2) Psicologia Crítica, novos modos de subjetivação e políticas de identidade ? Valerie Walkerdine (2002).
3) Contributo de Ian Parker e a Psicologia Discursiva Crítica (1997).
4) Psicologia crítica feminista, LGBT e Queer: Erika Apfelbaum (1979), Erika Burman (1990), Celia Kitzinger (1987); Judith Butler (1993), Eve Sedgewick (1993).

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua:
1- Frequência de 70% das aulas
2- Realização de 2 Pontos escritos: componente teórica da unidade curricular
3- Outros elementos de avaliação: elaboração de 1 trabalho escrito para aplicação dos conceitos e métodos dos modelos psicológicos estudados a situações concretas.
Ponderação: 2 pontos escritos = 75%; Outros elementos de avaliação = 25%.
A avaliação contínua contribui com 60% para a nota final do aluno.

Recursos Didácticos

Exposição oral das temáticas apresentadas.
Discussões de grupo.
PC e projector multi-media.
Vídeos didácticos.
Bibliografia recomendada: artigos e livros científicos.


Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Psicologia Pós-moderna - Construtivismo - Construcionismo Social - Psicologia Crítica

Bibliografia Principal

Autor Jones-Smith, Elsie
Título Theories of counseling and psychotherapy: An integ
Edição 2ª ed
Local London
Editora Sage
Ano 2015
Autor Gonçalves, Miguel; Gonçalves, Óscar
Título Psicoterapia, discurso e narrativa: A construção c
Edição 1ª ed.
Local Coimbra
Editora Quarteto
Ano 2001
Autor Burr, Vivien
Título Social constructionism
Edição 3ª ed
Local London
Editora Sage
Ano 2015

Bibliografia Complementar

Autor Bruner, Jerome
Título Actos de significado: Para uma psicologia cultural
Edição 1ª ed
Local Lisboa
Editora Edições 70
Ano 2008
Autor Fox, Dennis; Prilleltensky, Isaac
Título Critical psychology: An introduction
Edição 2ª ed.
Local London
Editora Sage
Ano 2009