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MARKETING - 2021/2022

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Isabel Cantista
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Cantista

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas

Objectivos Gerais

A unidade curricular de Marketing pretende que os alunos conheçam em profundidade os temas relacionados com os estudos de mercado, salientando-se impacto da Agenda 21 e o modelo de desenvolvimento económico e social baseado na sustentabilidade. Aborda-se em detalhe fases e componentes do plano de marketing.

Objectivos Específicos

Pretende-se que os alunos consigam compreender as informações que levam à definição de uma estratégia e plano de marketing, que tenha em conta a sustentabilidade.

Competências a adquirir

Aquisição de conhecimentos de marketing específicos das áreas de estudos de mercado, plano de marketing e tratamento das variáveis do marketing-mix: produto, preço, comunicação e distribuição. Aquisição de conhecimentos sobre Agenda 21 e modelo económico e social sustentável.
Aquisição de competências de análise e de processos de decisão.

Metodologia de Ensino

As aulas têm uma componente de exposição, em que são utilizados meios audio-visuais e uma componente prática onde através da análise, ou resolução de casos práticos são explorados os conceitos explicitados.

Conteúdos Programáticos

I O marketing
Conceito. O modelo de desenvolvimento económico e social sustentável e a sua influência na oferta e na procura.
A Agenda 21, Os objetivos de desenvolvimento sustentável para 2030.
A energia e o desenvolvimento.
Estudo do sector Moda.

II O mercado
O mercado: conceito restrito e alargado.
A dimensão, estrutura e ciclo de vida de um mercado.
Os factores de evolução dos mercados com particular relevo para a sustentabilidade.

III As decisões estratégicas: Segmentação, posicionamento e marca

IV - A segmentação. Critérios. O cálculo do volume e valor do mercado.

V - O posicionamento. O "mindmapping" e o posicionamento. A definição de posicionamento:identificação e diferenciação. O "mapping" como instrumento de validação de decisão.

VI A marca. A identidade psicológica e física da marca. Processo de criação e gestão. Rentabilização de investimentos.

VII - O marketing-mix e o plano operacional de marketing.

VIII O produto
A natureza e importância da política de produto.
As componentes da política do produto.
A inovação e o lançamento de novos produtos. Da matriz de Ansoff à matriz de Kim e Clark

IX O preço
O Estado, as empresas e os preços.
O preço como variável estratégica do marketing.
Os critérios de determinação de preços: custos, procura e concorrência.
Políticas de preço no lançamento de novos produtos.

X Canais de distribuição
Os canais de distribuição: tradicionais, modernos e contemporâneos.
A política de distribuição dos produtores e as relações produtores/distribuidores.
O aparelho comercial português.

XI A política global de comunicação
Natureza e importância da comunicação
A elaboração de uma estratégia global de comunicação
O mix de comunicação. A repartição de investimentos e controle de resultados.

XII A estratégia e o plano de Marketing
Da estratégia de empresa à estratégia de Marketing.
A elaboração de uma estratégia de Marketing.
Como desenvolver um plano de marketing de acordo com opções estratégicas da empresa.
O planeamento e controle.

XIII- A auditoria de marketing: analisar para melhorar.

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua é feita com base em dois testes escritos, a participação e resolução de casos práticos em sala e apresentação de trabalhos.

Recursos Didácticos

Manual adoptado, casos práticos (em suporte multimédia), computador portátil, projector multimédia, apresentações em power-point, Internet, biblioteca da Universidade

Palavras Chave

Análise e estudo do mercado.
Marca.
Estratégia de Marketing.
Plano de Marketing.

Bibliografia Principal

Autor De BAYNAST, Arnaud, Jacques LENDREVIE, Julien LÉVY; Pedro DIONÍSIO, Joaquim Vicente RODRIGUES
Título Mercator 2018 - 25 anos
Edição 1ª edição
Local Lisboa
Editora Edições Dom Quixote
Ano 2018
Autor MAÇÃES, Manuel Alberto Ramos
Título Marketing Estratégico
Edição 1a ed.
Local Lisboa
Editora Conjuntura Atual Editora
Ano 2019
Autor BRITO, Carlos, Henrique Figueiredo e Paulo Lencast
Título Novos Horizontes do Marketing
Edição 1ª edição
Local Lisboa
Editora Dom quixote
Ano 2014

Bibliografia Complementar

Autor LAMB, Charles W. e Joe F. Hair
Título MKTG 11
Edição 11ª edição
Local Boston, Massachussets, USA
Editora South-Western College Pub; 11 edition
Ano 2017
Autor KERIN, Roger, Steven Hartley, William Rudelius, Er
Título Marketing: the Core
Edição 6th edition
Local USA
Editora McGraw-Hill
Ano 2016