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COMPLEMENTOS DE MARKETING - 2021/2022

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Isabel Cantista
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Cantista

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

Na sequência de Marketing esta unidade curricular aborda algumas temáticas relacionadas com as variáveis do plano de marketing, aprofundando diferenças derivadas do sector económico de actividade. Será dada uma particular ênfase ao marketing industrial e ao marketing digital.

Objectivos Específicos

Na sequência de Marketing esta unidade curricular aborda e aprofunda várias temáticas relacionadas com as variáveis de marketing nomeadamente características e especificidades das variáveis do marketing-mix nos sectores de atividade económica mais significativos na sociedade contemporânea.

Competências a adquirir

Competências de recolha de dados, sistematização e análise crítica dos mesmos. Competências de decisão de problemas de gestão.

Metodologia de Ensino

As aulas têm uma componente de exposição, em que são utilizados meios audio-visuais e uma componente prática onde através da análise, ou resolução de artigos, vídeos ou casos práticos são explorados os conceitos explicitados.

Conteúdos Programáticos

I - O marketing sectorial. Caracterização dos diferentes sectores de actividade económica e social.

II - O marketing industrial
As especificidades do mercado industrial.
As variáveis do ?marketing-mix? no mercado industrial.

III O marketing de serviços
A noção de serviço.
As especificidades do marketing de serviços.
A qualidade dos serviços e a satisfação dos clientes.

IV O marketing público
Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.

V - O marketing local e regional.
Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.
O marketing das indústrias criativas e culturais.

VI - O marketing social, o marketing de organizações e instituições sem fins lucrativos.
Conceito, objectivos e especificidades.

VII - O marketing desportivo
O desporto como prática e como espectáculo. As especificidades do plano de marketing num e noutro caso.

VIII - O marketing na Internet
O impacto da Internet nas estratégias de marketing.
Os novos negócios baseados nas IT.

IX - O marketing internacional
Estratégias e razões de internacionalização.
O marketing global, local e glocal.



Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua tendo em conta elementos de expressão escrita e oralidade.
- escrita: 2 testes individuais sobre casos de empresas reais.
- oral: perguntas colocadas individualmente ao aluno/a ao longo do semestre.

Recursos Didácticos

Livros adoptados, casos práticos (em suporte multimédia), computador portátil, projector multimédia, apresentações em power-point, Internet, biblioteca da Universidade

Palavras Chave

Marketing industrial
Marketing serviços
Marketing na Internet
Marketing internacional

Bibliografia Principal

Autor DENIS, Lindon Jacques LENDREVIE, Julien LÉVY, Pedr; e Joaquim VICENTE RODRIGUES
Título Mercator 25
Edição
Local Lisboa
Editora Dom Quixote
Ano 2018
Autor MORGADO, ANDRE VILARES
Título Marketing B2B - uma abordagem prática em mercados
Edição
Local Lisboa
Editora Atual - Almedina
Ano 2019
Autor DE PAULA, ANDRÉ NOVAIS DE, ZEFERINO, ANDRÉ, CARVAL
Título Livro Marketing Digital para Empresas
Edição
Local Portugal
Editora Perfil criativo - Editores
Ano 2019 (Julho)

Bibliografia Complementar

Autor KINGSNORTH, Simon
Título Digital Marketing Strategy An Integrated Approach
Edição
Local UK
Editora Kogan Page Ltd
Ano 2019
Autor MULLIN, Bernard, Stephen Hardy e William Sutton
Título Marketing Strategy for the Creative and Cultural I
Edição
Local UK
Editora Taylror & Francis, Routledge
Ano 2019