Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Gestão De Empresa
COMÉRCIO ELECTRÓNICO - 2021/2022
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Joel Vaz
Assistentes: Prof. Doutor Joel Vaz
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular tem como objetivo geral transmitir os conceitos essenciais relativos ao Comércio Eletrónico e a sua relação com Web marketing, contemplando a comunicação e comercialização de bens e serviços.
Objectivos Específicos
1. Compreender a evolução e disrupções do comércio em termos gerais e do eCommerce em particular.
2. Promover o conhecimento sobre as estratégias aplicáveis ao eCommerce, assim como o acompanhamento da sua implementação;
3. Dotar os alunos de conhecimentos e técnicas que lhes permitam fazer uma aplicação prática das estratégias de marketing e comunicação digital.
Competências a adquirir
1. Desenvolver uma estratégia de marketing digital com base numa análise do meio envolvente, consumidor e benchmarking;
2. Elaborar uma estratégia de comunicação online contemplando as diversas ferramentas específicas que permitam atingir os públicos definidos.
3. Implementar os conhecimentos teóricos e práticos na construção de uma loja online.
Metodologia de Ensino
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos ao eCommerce e Marketing Digital com base na bibliografia da unidade curricular. Estes conteúdos serão ilustrados com casos práticos incentivando a discussão e debate por parte dos alunos. As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da realização de um loja online com o respetivo acompanhamento por parte do docente.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao eCommerce
2. Planeamento: website vs eCommerce
3. Pilares do eCommerce
3.1. Logística
3.2. Pagamentos
3.3. Apoio ao cliente
4. Mobile site e design sprint
5. Métricas em eCommerce
6. Performance em eCommerce
6.1. Search
6.2. Shopping
6.3. Social
6.4. Inbound marketing
6.5. Email marketing
7. Internacionalização do eCommerce
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 testes escritos
- 1 Trabalho de grupo
Recursos Didácticos
Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
eCommerce, Marketing Digital, Comércio Eletrónico, comunicação online, consumidor digital
Bibliografia Principal
Autor | JONGEN, Wijnand |
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Título | The End of Online Shopping: The Future of New Reta |
Edição | 1ª |
Editora | World Scientific Publishing Company Pte. Limited |
Ano | 2018 |
Autor | FAUSTINO, Paulo |
Título | Marketing Digital na Prática |
Edição | 1ª |
Editora | Marcador |
Ano | 2019 |
Autor | MAIA, Vera; COSTA, Sónia; PEIXOTO, Nelson; PEIXOTO |
Título | 110 Erros que prejudicam a sua loja online |
Edição | 1ª |
Editora | Perfil Criativo - Edições |
Ano | 2020 |
Bibliografia Complementar
Autor | DOMINGOS, Pedro |
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Título | A Revolução do Algoritmo Mestre |
Autor | MARQUES, Vasco |
Título | Marketing Digital 360 |