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COMÉRCIO ELECTRÓNICO - 2021/2022

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Joel Vaz
Assistentes: Prof. Doutor Joel Vaz

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular tem como objetivo geral transmitir os conceitos essenciais relativos ao Comércio Eletrónico e a sua relação com Web marketing, contemplando a comunicação e comercialização de bens e serviços.

Objectivos Específicos

1. Compreender a evolução e disrupções do comércio em termos gerais e do eCommerce em particular.
2. Promover o conhecimento sobre as estratégias aplicáveis ao eCommerce, assim como o acompanhamento da sua implementação;
3. Dotar os alunos de conhecimentos e técnicas que lhes permitam fazer uma aplicação prática das estratégias de marketing e comunicação digital.

Competências a adquirir

1. Desenvolver uma estratégia de marketing digital com base numa análise do meio envolvente, consumidor e benchmarking;
2. Elaborar uma estratégia de comunicação online contemplando as diversas ferramentas específicas que permitam atingir os públicos definidos.
3. Implementar os conhecimentos teóricos e práticos na construção de uma loja online.

Metodologia de Ensino

As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos ao eCommerce e Marketing Digital com base na bibliografia da unidade curricular. Estes conteúdos serão ilustrados com casos práticos incentivando a discussão e debate por parte dos alunos. As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da realização de um loja online com o respetivo acompanhamento por parte do docente.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao eCommerce
2. Planeamento: website vs eCommerce
3. Pilares do eCommerce
3.1. Logística
3.2. Pagamentos
3.3. Apoio ao cliente
4. Mobile site e design sprint
5. Métricas em eCommerce
6. Performance em eCommerce
6.1. Search
6.2. Shopping
6.3. Social
6.4. Inbound marketing
6.5. Email marketing
7. Internacionalização do eCommerce

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 testes escritos
- 1 Trabalho de grupo

Recursos Didácticos

Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

eCommerce, Marketing Digital, Comércio Eletrónico, comunicação online, consumidor digital

Bibliografia Principal

Autor JONGEN, Wijnand
Título The End of Online Shopping: The Future of New Reta
Edição
Editora World Scientific Publishing Company Pte. Limited
Ano 2018
Autor FAUSTINO, Paulo
Título Marketing Digital na Prática
Edição
Editora Marcador
Ano 2019
Autor MAIA, Vera; COSTA, Sónia; PEIXOTO, Nelson; PEIXOTO
Título 110 Erros que prejudicam a sua loja online
Edição
Editora Perfil Criativo - Edições
Ano 2020

Bibliografia Complementar

Autor DOMINGOS, Pedro
Título A Revolução do Algoritmo Mestre
Autor MARQUES, Vasco
Título Marketing Digital 360