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ÉTICA, DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO - 2021/2022

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 3.00

Docentes

Regente: Prof. Doutora Paula Soares

Carga Horária

Teórica : 2 Horas

Objectivos Gerais

Estimular a capacidade de articulação crítica entre vários domínios científicos inerentes à Ética, à Deontologia e à Legislação, relacionadas com o domínio científico do design; Entender o quadro conceptual sobre a origem e o sentido da Ética; Compreender a dimensão deontológica na atividade de Design; Estimular a reflexão acerca do sentido da(s) responsabilidade(s) do designer; Compreender as normas reguladoras para a atividade de design, direitos e deveres e respetiva legislação associada.

Objectivos Específicos

Assimilar a importância que a Ética assume nas dinâmicas organizacionais; Promover a tomada de consciência e de atitudes na dimensão ética da prática do designer em contextos diversificados; Refletir acerca da relação entre o design, o mercado, os clientes, os utilizadores e o Estado; Analisar a problematização da ética através de casos concretos no mercado nacional e/ou internacional.

Competências a adquirir

Sensibilizar para a construção de uma cultura ética; Assimilar e saber aplicar o conceito de ética em contextos profissionais e/ou organizacionais; Promover a formação de atitudes que sensibilizem para a flexibilização e adaptabilidade constantes na pós-modernidade; Desenvolver sentido crítico; Elaborar discursos (escritos e orais) fundamentados.

Metodologia de Ensino

A metodologia do ensino consistirá: 1) métodos expositivos e interrogativos durante a explanação dos conteúdos programáticos (com recurso a exemplos concretos); 2) método ativo pelas técnicas de debate e estudo de casos.

Conteúdos Programáticos

1. Quadro concetual: origem, fundamento, pertinência e atualidade da ética em geral e do design em particular.
2. Ética, deontologia e responsabilidade social na prática do design.
3. A importância social, económica e cultural do design em diversos contextos.
4. A importância do desenvolvimento sustentável no design.
5. O papel dos códigos profissionais, vantagens e limitações.
6. A função das entidades reguladoras da profissão do designer.
7. Legislação nacional e internacional na área do design.
8. O design como área dos domínios industrial e artístico da atividade intelectual.
9. A propriedade intelectual, os direitos de autor e a propriedade Industrial.
10. O design e os diferentes regimes jurídicos da propriedade industrial.

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular será realizada de acordo com as especificações presentes no Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusíada. Para além disso, são critérios de avaliação contínua: a) a assiduidade e a intervenção oral nas aulas; b) um trabalho de pesquisa individual; c) dois pontos escritos de avaliação de conhecimentos; d) a Prova de Frequência.

Recursos Didácticos

Aulas expositivas (recursos audiovisuais); Visita(s) de estudo e aula(s) aberta(s) (caso se encaixem nas temáticas abordadas); Análise de textos; Pesquisa e análise de estudos de caso; Trabalhos individuais e/ou de grupo para apresentação e debate.

Palavras Chave

Design. Ética. Deontologia. Legislação.

Bibliografia Principal

Autor STONE, J.; RIGSBY, L.
Título Design Business and Ethics
Edição 1st ed.
Local New York
Editora AIGA
Ano 2009
Autor FERRELL, O.C.; FRAEDRICH, J.; FERREL. L.
Título Business Ethics: Ethical Decision Making and cases
Edição 12th ed.
Local Boston
Editora Cengage Learning
Ano 2018
Autor PAPANEK, V.
Título Arquitectura e Design, Ecologia e Ética
Local Lisboa
Editora Edições 70
Ano 2007