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CULTURA PORTUGUESA DO DESIGNER - 2021/2022

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 2.00

Docentes

Regente: Prof. Doutor Alberto Estima
Assistentes: Prof. Doutor Alberto Estima

Carga Horária

Teórica : 2 Horas

Objectivos Gerais

1. Estimular a capacidade de articulação crítica entre vários domínios científicos inerentes à Teoria e História, relacionada com o domínio científico do design;
2. Compreender a prática do design em contextos sociais, culturais e económicos específicos;
3. Aplicar as nomenclaturas e vocabulário próprio, específicos do design;
3 Analisar a multiplicidade inscrita na prática do design;
4 Compreender e reconhecer projetos e produtos de design da sociedade portuguesa.

Objectivos Específicos

1. Munir os alunos de ferramentas e conhecimento, que lhes permita a produção de conhecimento científico, na área do design;
2. Saber identificar movimentos autores e linhas estratégicas de cada um dos principais movimentos que geraram grupos e/ou escolas, tendências aborda das, considerando o contexto;
3. Refletir sobre a relação existente entre as especificidades sociais, culturais e históricas da população portuguesa e a prática do design nacional.

Competências a adquirir

1. Identificar e relacionar conceitos específicos da CPD;
2. Compreender de que forma os produtos de design contribuem para a significação /qualificação de um determinado meio social e cultural;
3. Entender de que forma as novas tecnologias e materiais afetam o conceito tradicional de objeto;
4. Identificar, analisar e compreender as especificidades que caracterizam o design em Portugal, relacionando-as com a sua história cultural.

Metodologia de Ensino

A metodologia do ensino consistirá: 1) métodos expositivo e interrogativo durante a explanação dos conteúdos programáticos (com recurso a exemplos concretos); 2) método ativo pelas técnicas de debate e estudo de casos.

Conteúdos Programáticos

- Perspetiva histórico-social e cultural da prática do design em Portugal.
- O papel do design na sociedade portuguesa.
- Design e identidade. O design português e a identidade nacional.
- O design e a indústria: design de autor versus design para massas.
- Globalização: design global vs design glocal.
- Design ecológico e o design sustentável em Portugal.

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular de Cultura Portuguesa do Designer será realizada de acordo com as especificações presentes no Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusíada que contempla:
a) dois exercícios escritos de avaliação de conhecimentos;
b) a Prova de Frequência.

Recursos Didácticos

Aulas expositivas (Recursos audio-visuais);
Análise de textos;
Pesquisa e análise de imagens de produtos.

Palavras Chave

História. Cultura. Identidade. Sociedade.

Bibliografia Principal

Autor AAVV
Título Design em Aberto ? uma antologia
Edição 1ª ed.
Local Lisboa
Editora Centro Português de Design
Ano 1993
Autor AAVV
Título O Tempo do Design
Edição 1ª ed.
Local Lisboa
Editora Centro Português de Design
Ano 2000
Autor VILAR, Emílio Távora
Título Design et al.
Local Lisboa
Editora Publicações Dom Quixote
Ano 2014

Bibliografia Complementar

Autor BARTOLO, José (Org.)
Título D: Design Português. 6 Vols.
Autor MANAÇAS, Vitor
Título Percursos do Design em Portugal. (Tese de Doutoram
Edição Fac. Belas-Arte
Local Lisboa
Editora
Ano 2005