Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing

English Version

INTRODUÇÃO À GESTÃO - 2024/2025

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Jorge Figueiredo
Assistentes: Prof. Doutor Jorge Figueiredo

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

1. Adquirir uma visão geral das organizações e da gestão no contexto das sociedades modernas.
2. Compreender os principais conceitos e princípios da gestão.
3. Descrever as capacidades de gestão e a sua relevância para os gestores.
4. Compreender a evolução da gestão, numa perspetiva sustentável.

Objectivos Específicos

1. Compreender as funções e o trabalho dos gestores.
2. Compreender como as capacidades dos gestores afetam o desempenho das organizações.
3. Diferenciar os níveis de gestão e compreender as tarefas e responsabilidades dos gestores de cada nível.
4. Compreender o papel da gestão das áreas funcionais para alcançar eficiência, resultados superiores e satisfação para o cliente.
5. Conhecer as tendências atuais da gestão Sustentável.

Competências a adquirir

1. Perceber o que é a gestão e a sua importância no desempenho das sociedades modernas.
2. Compreender o papel e funções dos gestores aos diferentes níveis de gestão.
3. Compreender o conceito e a importância do marketing.
4. Saber analisar as demonstrações financeiras e compreender como refletem a situação económico-financeira das empresas.
5. Fazer a avaliação do desempenho da empresa pelo método dos rácios.
6. Saber direcionar a empresa para o contexto sustentável.

Metodologia de Ensino

1. Nas aulas teórico-práticas será utilizado o método expositivo, com recurso a meios audiovisuais e textos de apoio.
2. Nas aulas de orientação tutorial serão esclarecidas as dúvidas dos alunos e discutidos casos de estudo.
3. Serão desenvolvidos trabalhos individuais e um trabalho de grupo sobre um tema e metodologia a apresentar pelo docente.
4. Serão desenvolvidas atividades extracurriculares de acordo com as disponibilidades.

Conteúdos Programáticos

1.Noções e fundamento de Gestão
1.1. Funções da Gestão
1.2. Níveis de Gestão
1.3. Competências dos gestores
1.4. Perspetiva evolucionista das Teorias da Gestão
2. A empresa como um sistema aberto
2.1. Análise do ambiente organizacional
2.1. 2. Análise interna da empresa
21.3. Análise externa
3. Funções da Gestão
3.1. Planeamento
3.2. Características do Planeamento
3.3. Gestão estratégica
3.4. Planeamento Estratégico
3.2. Organização
3.2.1. Características organizacionais
3.2.2. - Estrutura Organizacional
4. Direção
4.1. Motivação
4.2. Liderança
4.3. Comunicação
5. Controlo
5.1. Processos de Controlo
5.2. Tipos de Controlo
6. Áreas da Gestão
6.1. Gestão de Marketing
6.2. Gestão das Operações
6.3. Gestão Financeira
6.4. Gestão de Recursos Humanos
7. Gestão para a Sustentabilidade
7.1. O Futuro da Empresa e o Desenvolvimento Sustentável
7.2. Os Princípios e Práticas de Ética na Organização.

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua constará da realização de 2 testes escritos (peso 3), da realização de trabalhos individuais e de um trabalho de grupo (4/5 alunos) (peso 2,5), que consiste na preparação de um Plano de Negócios de uma empresa.
A classificação final resultará da seguinte ponderação:
. Avaliação contínua - 60%
. Exame de frequência - 40%

Recursos Didácticos

Livro básico de consulta
Artigos recomendados
Slides
Casos de estudo

Objetivos de Sustentabilidade

O objetivo de sustentabilidade é capacitar os estudantes, futuros profissionais e licenciados, para que possam entender, conhecer e colaborar na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desenvolvem-se conhecimentos teóricos e práticos sobre sustentabilidade, promovendo aptidões críticas, éticas e inovadoras, direcionadas para as metas da Agenda 2030 da ONU. Esta UC contribui para os objetivos da Agenda 2030, especialmente, os ODS 4, 5, 8 e 12.

Palavras Chave

Gestão
Organizações
Planeamento
Liderança
Comunicação
Controlo
Operações
Gestão de Marketing
Gestão Financeira
Gestão Sustentável

Bibliografia Principal

Autor Maçães, M. R.
Título Manual de Gestão Moderna: Teoria e Prática
Edição 2ª Edição
Local Coimbra
Editora Edições Almedina/Actual
Ano 2020
Autor Jones, G. R.; George. J. M.
Título ISE Contemporary Management
Edição 12ª Edition
Local New York
Editora McGraw Hill Education
Ano 2020
Autor Daft, R. & Benson , A.
Título Management
Edição 2nd Edition
Local Boston
Editora Cengage Learning
Ano 2020

Bibliografia Complementar

Autor Whittington, R.; Johnson, G.; Regnér, P.; Angwin,
Título Exploring Strategy: Text & Cases
Edição 12th Edition
Local UK
Editora Pearson Education
Ano 2020
Autor Maçães, M. R.
Título Biblioteca do Gestor - 10 volumes
Edição 1ª ed.
Local Coimbra
Editora Edições Almedina/Actual
Ano 2017