Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
INTRODUÇÃO À GESTÃO - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Jorge Figueiredo
Assistentes: Prof. Doutor Jorge Figueiredo
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
1. Adquirir uma visão geral das organizações e da gestão no contexto das sociedades modernas.
2. Compreender os principais conceitos e princípios da gestão.
3. Descrever as capacidades de gestão e a sua relevância para os gestores.
4. Compreender a evolução da gestão, numa perspetiva sustentável.
Objectivos Específicos
1. Compreender as funções e o trabalho dos gestores.
2. Compreender como as capacidades dos gestores afetam o desempenho das organizações.
3. Diferenciar os níveis de gestão e compreender as tarefas e responsabilidades dos gestores de cada nível.
4. Compreender o papel da gestão das áreas funcionais para alcançar eficiência, resultados superiores e satisfação para o cliente.
5. Conhecer as tendências atuais da gestão Sustentável.
Competências a adquirir
1. Perceber o que é a gestão e a sua importância no desempenho das sociedades modernas.
2. Compreender o papel e funções dos gestores aos diferentes níveis de gestão.
3. Compreender o conceito e a importância do marketing.
4. Saber analisar as demonstrações financeiras e compreender como refletem a situação económico-financeira das empresas.
5. Fazer a avaliação do desempenho da empresa pelo método dos rácios.
6. Saber direcionar a empresa para o contexto sustentável.
Metodologia de Ensino
1. Nas aulas teórico-práticas será utilizado o método expositivo, com recurso a meios audiovisuais e textos de apoio.
2. Nas aulas de orientação tutorial serão esclarecidas as dúvidas dos alunos e discutidos casos de estudo.
3. Serão desenvolvidos trabalhos individuais e um trabalho de grupo sobre um tema e metodologia a apresentar pelo docente.
4. Serão desenvolvidas atividades extracurriculares de acordo com as disponibilidades.
Conteúdos Programáticos
1.Noções e fundamento de Gestão
1.1. Funções da Gestão
1.2. Níveis de Gestão
1.3. Competências dos gestores
1.4. Perspetiva evolucionista das Teorias da Gestão
2. A empresa como um sistema aberto
2.1. Análise do ambiente organizacional
2.1. 2. Análise interna da empresa
21.3. Análise externa
3. Funções da Gestão
3.1. Planeamento
3.2. Características do Planeamento
3.3. Gestão estratégica
3.4. Planeamento Estratégico
3.2. Organização
3.2.1. Características organizacionais
3.2.2. - Estrutura Organizacional
4. Direção
4.1. Motivação
4.2. Liderança
4.3. Comunicação
5. Controlo
5.1. Processos de Controlo
5.2. Tipos de Controlo
6. Áreas da Gestão
6.1. Gestão de Marketing
6.2. Gestão das Operações
6.3. Gestão Financeira
6.4. Gestão de Recursos Humanos
7. Gestão para a Sustentabilidade
7.1. O Futuro da Empresa e o Desenvolvimento Sustentável
7.2. Os Princípios e Práticas de Ética na Organização.
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua constará da realização de 2 testes escritos (peso 3), da realização de trabalhos individuais e de um trabalho de grupo (4/5 alunos) (peso 2,5), que consiste na preparação de um Plano de Negócios de uma empresa.
A classificação final resultará da seguinte ponderação:
. Avaliação contínua - 60%
. Exame de frequência - 40%
Recursos Didácticos
Livro básico de consulta
Artigos recomendados
Slides
Casos de estudo
Objetivos de Sustentabilidade
O objetivo de sustentabilidade é capacitar os estudantes, futuros profissionais e licenciados, para que possam entender, conhecer e colaborar na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desenvolvem-se conhecimentos teóricos e práticos sobre sustentabilidade, promovendo aptidões críticas, éticas e inovadoras, direcionadas para as metas da Agenda 2030 da ONU. Esta UC contribui para os objetivos da Agenda 2030, especialmente, os ODS 4, 5, 8 e 12.
Palavras Chave
Gestão
Organizações
Planeamento
Liderança
Comunicação
Controlo
Operações
Gestão de Marketing
Gestão Financeira
Gestão Sustentável
Bibliografia Principal
Autor | Maçães, M. R. |
---|---|
Título | Manual de Gestão Moderna: Teoria e Prática |
Edição | 2ª Edição |
Local | Coimbra |
Editora | Edições Almedina/Actual |
Ano | 2020 |
Autor | Jones, G. R.; George. J. M. |
Título | ISE Contemporary Management |
Edição | 12ª Edition |
Local | New York |
Editora | McGraw Hill Education |
Ano | 2020 |
Autor | Daft, R. & Benson , A. |
Título | Management |
Edição | 2nd Edition |
Local | Boston |
Editora | Cengage Learning |
Ano | 2020 |
Bibliografia Complementar
Autor | Whittington, R.; Johnson, G.; Regnér, P.; Angwin, |
---|---|
Título | Exploring Strategy: Text & Cases |
Edição | 12th Edition |
Local | UK |
Editora | Pearson Education |
Ano | 2020 |
Autor | Maçães, M. R. |
Título | Biblioteca do Gestor - 10 volumes |
Edição | 1ª ed. |
Local | Coimbra |
Editora | Edições Almedina/Actual |
Ano | 2017 |