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COMPLEMENTOS DE MARKETING - 2021/2022

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Joel Vaz
Assistentes: Prof. Doutor Joel Vaz

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

Na sequência da unidade currícular de Marketing, esta unidade curricular aborda algumas temáticas relacionadas com as variáveis do plano de marketing, aprofundando diferenças derivadas do sector económico de actividade .

Objectivos Específicos

Na sequência da unidade currícular de Marketing, esta unidade curricular aborda e aprofunda várias temáticas relacionadas com as variáveis de marketing nomeadamente características dos componentes de planos de comunicação e especificidades das variáveis do marketing-mix nos sectores de actividade económica mais significativos na sociedade contemporânea.

Competências a adquirir

Competências de recolha de dados, sistematização e análise crítica dos mesmos. Competências de decisão de problemas de gestão.

Metodologia de Ensino

As aulas têm uma componente de exposição, em que são utilizados meios audio-visuais e uma componente prática onde através da análise, ou resolução de casos práticos são explorados os conceitos explicitados.

Conteúdos Programáticos

1. O marketing sectorial. Caracterização dos diferentes sectores de actividade económica e social.

2. A comunicação e os públicos alvo.

3. O marketing industrial
3.1. As especificidades do mercado industrial.
3.2. As variáveis do marketing-mix no mercado industrial.

4. O marketing de serviços
4.1. A noção de serviço.
4.2. As especificidades do marketing de serviços.
4.3. A qualidade dos serviços e a satisfação dos clientes.

5. O marketing público
5.1. Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.

6. O marketing local e regional
6.1. Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.

7. O marketing social, o marketing de organizações e instituições sem fins lucrativos.
7.1. Conceito, objectivos e especificidades.

8. O marketing desportivo
8.1. O desporto como prática e como espectáculo. As especificidades do plano de marketing num e noutro caso.

9. O marketing na Internet
9.1. O impacto da Internet nas estratégias de marketing.
9.2. Os novos modelos de venda na Internet.
9.3. As empresas Dot Com


Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização dos seguintes elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 testes escritos
- 1 Trabalho de grupo

Recursos Didácticos

Livros adoptados, casos práticos (em suporte multimédia), computador portátil, projector multimédia, apresentações em power-point, Internet, biblioteca da Universidade

Palavras Chave

Marketing, Marketin Digital, Marketing Setorial, Marketing de Serviços

Bibliografia Principal

Autor DENIS, Lindon Jacques LENDREVIE, Julien LÉVY,; Pedro DIONÍSIO, Joaquim Vicente RODRIGUES
Título Mercator XXI
Edição 10ª
Local Lisboa
Editora Dom Quixote
Ano 2011
Autor RODRIGUES, Joaquim Vicente, DIONÍSIO, Pedro
Título Mercator em Língua Portuguesa
Edição
Local Lisboa
Editora Dom Quixote
Ano 2015
Autor DINNIE, Keith
Título City Branding: Theory and Cases
Edição
Local UK
Editora Palgrave MacMillan
Ano 2011

Bibliografia Complementar

Autor GOVERS, Robert e Frank M Go
Título Place Branding: Glocal, Virtual and Physical Ident
Edição
Local UK
Editora Palgrave MacMillan
Ano 2009
Autor MULLIN, Bernard, Stephen Hardy e William Sutton
Título Sport Marketing
Edição
Local UK
Editora Human Kinetics
Ano 2014