Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
COMPLEMENTOS DE MARKETING - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Joel Vaz
Assistentes: Prof. Doutor Joel Vaz
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A unidade curricular complementa a UC de Marketing abordando temáticas complementares de marketing para auxilio à Gestão de Marketing, aprofundando diferenças derivadas do sector económico de atividade. Será dada uma particular ênfase ao contexto intangível do marketing, bem como ao marketing digital e global.
Objectivos Específicos
Esta unidade curricular aprofunda várias temáticas de marketing que complementarão as áreas nucleares do marketing, nomeadamente características e especificidades das variáveis do marketing-mix nos sectores de atividade económica mais significativos na sociedade contemporânea.
Competências a adquirir
Competências de recolha de dados, sistematização e análise crítica. Competências de decisão de problemas de gestão.
Metodologia de Ensino
As aulas têm uma componente de exposição, em que são utilizados meios audio-visuais e uma componente prática onde através da análise, ou resolução de artigos, vídeos ou casos práticos são explorados os conceitos explicitados.
Conteúdos Programáticos
I. O marketing sectorial. Caracterização dos diferentes sectores de atividade económica e social.
II. As grandes tendências no Marketing: sustentabilidade, economia circular e digitalização.
III. O marketing público
Conceito, objetivos e especificidades do marketing-mix.
A presença no marketing público do modelo de desenvolvimento sustentável e digitalização.
III. O marketing local e regional.
O marketing regional e local como fator de desenvolvimento.
Conceito, objetivos e especificidades do marketing-mix.
IV. O marketing social, o marketing de organizações e instituições sem fins lucrativos.
As fundações, as ONGDs, as Associações - diferenças. As instituições e organizações como atores de desenvolvimento em todos os campos de atividade, da saúde e da educação à área ambiental e cultural.
Conceito, objetivos e especificidades do marketing-mix.
V. O marketing desportivo
O desporto como prática e como espetáculo. As especificidades do plano de marketing num e noutro caso.
VI. O marketing na Internet
O impacto da Internet nas estratégias de marketing. A evolução da Internet: da comunicação a novos modelos de negócio.
As questões ambientais e sociais levantadas por este setor.
As especificidades do marketing nos negócios totalmente baseados na Internet.
VII. O marketing internacional
Estratégias e razões de internacionalização.
O marketing global, local e glocal.
VIII. O marketing de Luxo
A noção de luxo. O mercado do luxo em vários setores económicos de atividade e como fenómeno global.
As tendências mais significativas neste mercado: o experiencial, sensorial ou imersivo.
As variáveis do marketing-mix neste mercado.
Os relatórios sobre sustentabilidade apresentados pelos grandes grupos europeus de marcas de luxo.
Portugal e o mercado do luxo.
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua tendo em conta elementos de expressão escrita e oralidade.
- escrita: 2 testes individuais
- trabalho escrito
Recursos Didácticos
Livros adoptados, casos práticos, apresentações em power-point, Internet, biblioteca da Universidade
Objetivos de Sustentabilidade
Esta Unidade Curricular aborda os ODS da Agenda 2030:
• ODS 8: Crescimento económico sustentável em marketing.
• ODS 9: Inovação sustentável e digitalização.
• ODS 11: Marketing regional/local para o desenvolvimento sustentável.
• ODS 12: Consumo e produção responsáveis no marketing.
• ODS 13: Redução da pegada de carbono no marketing digital.
• ODS 17: Parcerias para sustentabilidade em marketing internacional e luxo.
Palavras Chave
Marketing digital
Marketing internacional
Marketing de luxo
Bibliografia Principal
Autor | CANTISTA, Isabel |
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Título | O Setor Privado em Casos de Marketing |
Edição | 1ª |
Local | Vila Nova de Gaia |
Editora | FFI - Fast Forward Innovation Lda |
Ano | 2023 (em public |
Autor | CANTISTA, Isabel e SÁDABA, Teresa (eds) |
Título | Understanding Luxury Fashion. From Emotions to Bra |
Edição | 1ª |
Local | Switzerland |
Editora | Palgrave Macmillan |
Ano | 2020 |
Autor | MOUTINHO, Luiz, TEIXEIRA, Nuno e ZEFERINO, André |
Título | Marketing Futurleand |
Edição | 1ª |
Local | Portugal |
Editora | LIDEL |
Ano | 2022 |
Bibliografia Complementar
Autor | KINGSNORTH, Simon |
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Título | Digital Marketing Strategy An Integrated Approach |
Edição | 2ª |
Local | UK |
Editora | Kogan Page Ltd |
Ano | 2019 |
Autor | MULLIN, Bernard, Stephen Hardy e William Sutton |
Título | Marketing Strategy for the Creative and Cultural I |
Edição | 2ª |
Local | UK |
Editora | Taylror & Francis, Routledge |
Ano | 2019 |