Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing

English Version

ÉTICA - 2021/2022

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 3

Docentes

Regente: Prof. Doutora Cristina Cunha
Assistentes: Prof. Doutora Cristina Cunha

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

1.Consciencializar para as dimensões e repercussões do agir humano;
2. Valorizar a dimensão ética da existência humana;
3. Compreender a importância dos comportamentos éticos no domínio do agir humano em geral e do Marketing em particular;
4. Desenvolver o sentido crítico e reflexivo sobre as transformações sociais e do papel da ética na sociedade; Conhecer o modelo de desenvolvimento económico e social sustentável e a sua influência nas políticas de responsabilidade social da empresa.

Objectivos Específicos

1.Compreender a natureza, os fundamentos e a dimensão das questões/problemas éticos

2.Articular os conteúdos teóricos por forma a aplicá-los na resolução de problemas práticos e aos dilemas éticos específicos

Competências a adquirir

1. Ser capaz de alicerçar um código deontológico em valores éticos nucleares;
2. Desenvolver o sentido crítico;
3. Compreender a natureza e a dimensão das questões/problemas éticos relacionando-os com a sustentabilidade.
4. Ser capaz de dar respostas éticas na criação e gestão de um plano de marketing baseado na sustentabilidade.

Metodologia de Ensino

Método expositivo aberto.
Os temas e/ou assuntos são apresentados aos estudantes uma forma estruturada e lógica.

Conteúdos Programáticos

1. Análise dos conceitos e abordagem geral à Ética
1.1. Análise dos conceitos:
1.1.1. Ética e Moral;
1.1.2. Ética e Lei;
1.1.3. Consciência e Ética;
1.1.4. Relativismo e Ética.

1.2. Abordagem geral à Ética:
1.2.1. Perspectiva Descritiva;
1.2.2. Conceptual e Normativa;
1.2.3. Prescritiva.

2. Teorias sobre a Ética:
2.1. Teorias Normativas
2.2. Teorias Utilitaristas
2.3. Teorias Prescritivas:
2.3.1. Moralidade Comum;
2.3.2. Direitos;
2.3.3. Ética das Virtudes;
2.3.4. Ética do Cuidar;
2.3.5. Teoria da Justiça:
2.3.5.1. Distributiva
2.3.5.2. Procedimental
2.3.5.3.1nteraccional

3. Os Códigos de Ética/Deontológicos
3.1. O Código de Ética
3.2. O Papel/importância dos Códigos Profissionais

4. A Agenda 21 e a sustentabilidade
4.1 Articular valores éticos a nível do ambiente e da sociedade e resultados económicos.
4.2 A sustentabilidade e a responsabilidade social e corporativa da empresa ou organização.

Métodos de Avaliação

Análise de três vídeos sobre temas relacionados com ética empresarial, que corresponderão à entrega de três trabalhos individuais escritos com respostas colocadas antecipadamente em documento no Mooddle. Os três trabalhos têm um peso de 70% na nota total.
A componente de avaliação oral será feita com base em perguntas colocadas individualmente a cada aluno/a. Deverão ter pelo menos duas avaliações positivas. O peso da avaliação oral é de 30%.

Recursos Didácticos


Leitura (prévia)/discussão de artigos; dilemas éticos; documentários.

Palavras Chave

Pessoa; Valor; Ética; Deontologia; Trabalho; Bem Comum, Sustentabilidade

Bibliografia Principal

Autor REGO, Arménio et al.
Título Gestão Ética e Socialmente Responsável
Edição
Local Lisboa
Ano 2007
Autor CAMACHO, Ildefonso et al.
Título Ética de la Empresa
Edição
Local Bilbao
Editora Desclée De Brouwer
Ano 2002
Autor CORTINA, Adela
Título Ética de la Empresa
Edição
Local Madrid
Editora Editorial Trotta
Ano 2000

Bibliografia Complementar

Autor HOBBES, Thomas
Título Leviatã.
Autor FERRELL, O. C. ; FRAEDRICH, John ; FERRELL, Lin
Título Ética Empresarial: dilemas, tomadas de decisão