Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
ÉTICA - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Prof. Doutora Cristina Cunha
Assistentes: Prof. Doutora Cristina Cunha
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Consciencializar para as dimensões e repercussões do agir humano; Valorizar a dimensão ética da existência humana;; Compreender a importância dos comportamentos éticos no domínio do agir humano em geral e do Marketing em particular; Desenvolver o sentido crítico e reflexivo sobre as transformações sociais e do papel da ética na sociedade; Conhecer o modelo de desenvolvimento económico e social sustentável e a sua influência nas políticas de responsabilidade social da empresa.
Objectivos Específicos
1.Compreender a natureza, os fundamentos e a dimensão das questões/problemas éticos
2.Articular os conteúdos teóricos por forma a aplicá-los na resolução de problemas práticos e aos dilemas éticos específicos
Competências a adquirir
1. Ser capaz de alicerçar um código deontológico em valores éticos nucleares;
2. Desenvolver o sentido crítico;
3. Compreender a natureza e a dimensão das questões/problemas éticos relacionando-os com a sustentabilidade.
4. Ser capaz de dar respostas éticas na criação e gestão de um plano de marketing baseado na sustentabilidade.
Metodologia de Ensino
Método expositivo aberto.
Os temas e/ou assuntos são apresentados aos estudantes uma forma estruturada e lógica.
Conteúdos Programáticos
1. Análise dos conceitos e abordagem geral à Ética
1.1. Análise dos conceitos:
1.1.1. Ética e Moral;
1.1.2. Ética e Lei;
1.1.3. Consciência e Ética;
1.1.4. Relativismo e Ética.
1.2. Abordagem geral à Ética:
1.2.1. Perspectiva Descritiva;
1.2.2. Conceptual e Normativa;
1.2.3. Prescritiva.
2. Teorias sobre a Ética:
2.1. Teorias Normativas
2.2. Teorias Utilitaristas
2.3. Teorias Prescritivas:
2.3.1. Moralidade Comum;
2.3.2. Direitos;
2.3.3. Ética das Virtudes;
2.3.4. Ética do Cuidar;
2.3.5. Teoria da Justiça:
2.3.5.1. Distributiva
2.3.5.2. Procedimental
2.3.5.3.1nteraccional
3. Os Códigos de Ética/Deontológicos
3.1. O Código de Ética
3.2. O Papel/importância dos Códigos Profissionais
4. A Agenda 21 e a sustentabilidade
4.1 Articular valores éticos a nível do ambiente e da sociedade e resultados económicos.
4.2 A sustentabilidade e a responsabilidade social e corporativa da empresa ou organização.
Métodos de Avaliação
Análise de três vídeos sobre temas relacionados com ética empresarial, que corresponderão à entrega de três trabalhos individuais escritos com respostas colocadas antecipadamente em documento no Mooddle. Os três trabalhos têm um peso de 70% na nota total.
A componente de avaliação oral será feita com base em perguntas colocadas individualmente a cada aluno/a. Deverão ter pelo menos duas avaliações positivas. O peso da avaliação oral é de 30%.
Recursos Didácticos
Leitura (prévia)/discussão de artigos; dilemas éticos; documentários.
Objetivos de Sustentabilidade
Recorrendo a meios digitais, audiovisuais e convidados/especialistas, serão discutidos e explorados os objetivos propostos:
ODS4: Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem
ODS3: Garantir o acesso a cuidados de saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
ODS5: Alcançar a igualdade de género e capacitar todas as mulheres e meninas
ODS8: Promover o crescimento econ. inclusivo/sustentável/trabalho digno
Palavras Chave
Pessoa; Valor; Ética; Deontologia; Trabalho; Bem Comum, Sustentabilidade
Bibliografia Principal
Autor | REGO, Arménio et al. |
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Título | Gestão Ética e Socialmente Responsável |
Edição | 1ª |
Local | Lisboa |
Ano | 2007 |
Autor | Kotler, P. Armstrong, G., Saunders, J., Wong, V. |
Título | Principles of Marketing. |
Edição | 6th European |
Editora | Pearson Education Limited |
Ano | 2013 |
Autor | Murphy, P. E., Laczniak, Gene R., & Harris, F. |
Título | Ethics in Marketing |
Edição | 2nd Ed |
Editora | Routledge |
Ano | 2017 |
Bibliografia Complementar
Autor | Hair, J., Money, A., Samouel, P. e Page, M. |
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Título | The Essentials of Business Research Methods. |
Autor | FERRELL, O. C. ; FRAEDRICH, John ; FERRELL, Lin |
Título | Ética Empresarial: dilemas, tomadas de decisão |