Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - 2024/2025
2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Isabel Torres
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Torres
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Promover nos estudantes conhecimentos e competências que lhes permitam compreender e explicar os comportamentos e as atividades assumidas pelos indivíduos, grupos e organizações, bem como as suas ligações com o Marketing.
Objectivos Específicos
São objetivos específicos desta UC, levar os estudantes a adquirir conhecimentos e competências nos domínios da motivação, da comunicação, da liderança, da cultura organizacional, da ética e da responsabilidade social, relacionando os mesmos com o Marketing.
Competências a adquirir
- Reconhecer a importância do estudo do Comportamento Organizacional, nomeadamente para o Marketing;
- Apresentar os principais desafios humanos, produtivos, éticos e societais das organizações;
- Caracterizar as principais teorias da motivação, identificando os seus contributos ao nível individual, grupal e organizacional;
- Descrever o impacto da liderança na satisfação e no desempenho;
- Estabelecer ligação entre a cultura organizacional, a criatividade e o Marketing.
Metodologia de Ensino
Esta UC irá privilegiar as metodologias ativas, onde o estudante assume um papel central no processo de ensino/aprendizagem. O recurso a roleplaying, a estudos de caso e a trabalhos em pequenos grupos será privilegiado nesta unidade curricular.
Conteúdos Programáticos
1. Organizações, Comportamento Organizacional e Marketing.
1.1. Estudar o comportamento nas organizações.
1.2. Bases e multidisciplinaridade do Comportamento Organizacional.
1.3. Questões éticas do Comportamento Organizacional: integridade pessoal, responsabilidade social, diversidade e sustentabilidade. Objetivos do desenvolvimento sustentável.
2. Motivação, Satisfação e Desempenho.
2.1. Teorias da Motivação de Conteúdo e de Processo.
2.2. Grupos, Equipas de Trabalho e Desenvolvimento.
2.3. Motivação e Presenteísmo.
2.4. Motivação, Envolvimento e Desempenho.
3. Liderança, Cultura e Mudança.
3.1. Liderança e Liderança Estratégica.
3.2. Cultura Organizacional e Modelos de Liderança.
3.3. Liderança e Gestão de Conflitos.
3.4. Liderança e Mudança Organizacional.
Métodos de Avaliação
Os estudantes serão avaliados através da realização de dois pontos escritos e da realização de trabalhos nas aulas OT. Serão ainda avaliados pela frequência/exame, conforme o regulamento de avaliação da Universidade.
Recursos Didácticos
Audiovisuais: computador, projetor e quadro.
Objetivos de Sustentabilidade
4 - Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
5 - Alcançar a igualdade de género
8 - Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
16 - Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os ní
Palavras Chave
Organização, Comportamento, Cultura, Motivação, Liderança, Mudança, Desempenho, Ética e Responsabilidade Social.
Bibliografia Principal
Autor | Buchanan, D. & Huczynski, A. |
---|---|
Título | Organizational Behaviour |
Edição | 10ª |
Editora | Perarson |
Ano | 2019 |
Autor | Nahavandi, Denhardt, Denhardt & Aristigueta |
Título | Organizational Behavior |
Local | London |
Editora | Sage |
Ano | 2015 |
Autor | Murphy, P. E., Laczniak, Gene R., & Harris, F. |
Título | Ethics in Marketing |
Edição | 2nd |
Local | New York |
Editora | Routledge |
Ano | 2017 |
Bibliografia Complementar
Autor | Buchanan, D. & Huczynski, A. |
---|---|
Título | Organizational Behaviour |
Edição | 10ª |
Local | UK |
Editora | Pearson |
Ano | 2010 |
Autor | PINA E CUNHA, M., REGO, A., CAMPOS E CUNHA, R. |
Título | Manual de Comportamento Organizacional e Gestão |
Edição | 8ª |
Local | Lisboa |
Editora | RH Editora |
Ano | 2016 |