Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing

English Version

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - 2024/2025

2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Isabel Torres
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Torres

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Promover nos estudantes conhecimentos e competências que lhes permitam compreender e explicar os comportamentos e as atividades assumidas pelos indivíduos, grupos e organizações, bem como as suas ligações com o Marketing.

Objectivos Específicos

São objetivos específicos desta UC, levar os estudantes a adquirir conhecimentos e competências nos domínios da motivação, da comunicação, da liderança, da cultura organizacional, da ética e da responsabilidade social, relacionando os mesmos com o Marketing.

Competências a adquirir

- Reconhecer a importância do estudo do Comportamento Organizacional, nomeadamente para o Marketing;
- Apresentar os principais desafios humanos, produtivos, éticos e societais das organizações;
- Caracterizar as principais teorias da motivação, identificando os seus contributos ao nível individual, grupal e organizacional;
- Descrever o impacto da liderança na satisfação e no desempenho;
- Estabelecer ligação entre a cultura organizacional, a criatividade e o Marketing.

Metodologia de Ensino

Esta UC irá privilegiar as metodologias ativas, onde o estudante assume um papel central no processo de ensino/aprendizagem. O recurso a roleplaying, a estudos de caso e a trabalhos em pequenos grupos será privilegiado nesta unidade curricular.

Conteúdos Programáticos

1. Organizações, Comportamento Organizacional e Marketing.
1.1. Estudar o comportamento nas organizações.
1.2. Bases e multidisciplinaridade do Comportamento Organizacional.
1.3. Questões éticas do Comportamento Organizacional: integridade pessoal, responsabilidade social, diversidade e sustentabilidade. Objetivos do desenvolvimento sustentável.

2. Motivação, Satisfação e Desempenho.
2.1. Teorias da Motivação de Conteúdo e de Processo.
2.2. Grupos, Equipas de Trabalho e Desenvolvimento.
2.3. Motivação e Presenteísmo.
2.4. Motivação, Envolvimento e Desempenho.

3. Liderança, Cultura e Mudança.
3.1. Liderança e Liderança Estratégica.
3.2. Cultura Organizacional e Modelos de Liderança.
3.3. Liderança e Gestão de Conflitos.
3.4. Liderança e Mudança Organizacional.

Métodos de Avaliação

Os estudantes serão avaliados através da realização de dois pontos escritos e da realização de trabalhos nas aulas OT. Serão ainda avaliados pela frequência/exame, conforme o regulamento de avaliação da Universidade.

Recursos Didácticos

Audiovisuais: computador, projetor e quadro.

Objetivos de Sustentabilidade

4 - Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
5 - Alcançar a igualdade de género
8 - Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
16 - Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os ní

Palavras Chave

Organização, Comportamento, Cultura, Motivação, Liderança, Mudança, Desempenho, Ética e Responsabilidade Social.

Bibliografia Principal

Autor Buchanan, D. & Huczynski, A.
Título Organizational Behaviour
Edição 10ª
Editora Perarson
Ano 2019
Autor Nahavandi, Denhardt, Denhardt & Aristigueta
Título Organizational Behavior
Local London
Editora Sage
Ano 2015
Autor Murphy, P. E., Laczniak, Gene R., & Harris, F.
Título Ethics in Marketing
Edição 2nd
Local New York
Editora Routledge
Ano 2017

Bibliografia Complementar

Autor Buchanan, D. & Huczynski, A.
Título Organizational Behaviour
Edição 10ª
Local UK
Editora Pearson
Ano 2010
Autor PINA E CUNHA, M., REGO, A., CAMPOS E CUNHA, R.
Título Manual de Comportamento Organizacional e Gestão
Edição
Local Lisboa
Editora RH Editora
Ano 2016