Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
PSICOLOGIA SOCIAL - 2024/2025
2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Cristina Cunha
Assistentes: Prof. Doutora Cristina Cunha
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Promover nos estudantes conhecimento sobre as principais orientações teóricas, conceitos e níveis de análise da Psicologia Social, bem como algumas das suas principais áreas de aplicação.
Objectivos Específicos
- Reconhecer a utilidade da Psicologia Social para a compreensão das relações entre pessoas, grupos e sociedades;
- Demonstrar a relevância das questões levantadas por esta disciplina para o futuro exercicio profissional;
- Identificar as principais áreas de aplicação da Psicologia Social,.
Competências a adquirir
- Dominar o vocabulário básico da Psicologia Social;
- Descrever as teorias clássicas da Psicologia Social, bem como os conceitos que lhe estão subjacentes;
- Analisar e refletir de forma a apropiar-se criticamente dos conteúdos veiculados.
Metodologia de Ensino
Para além da apresentação de conteúdos fundamentais por via do método expositivo, procurar-se-á criar um contexto de diálogo critico, com metodologias activas, onde as contribuições dos estudantes sejam valorizadas. Os estudantes deverão assumir um papel activo na construção do conhecimento.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Psicologia Social.
2. Atitudes.
3. Influência Social.
4. Representações sociais.
5. Identidade social.
6. Atribuição causal.
7. Processos cognitivos e estereótipos.
Métodos de Avaliação
A avaliação inclui um trabalho individual com apresentação oral obrigatória.
A avaliação incluirá também a participação ativa nas aulas, nomeadamente na realização de exercícios / casos.
Recursos Didácticos
- Computador
- Projector
- Revistas cientificas
Objetivos de Sustentabilidade
Promover o estudo e a reflexão acerca da Psicologia da Sustentabilidade, movimento embrionário, a partir de autores nacionais e internacionais relevantes.
Favorecer o pensamento crítico sobre Sustentabilidade
Palavras Chave
- Atitudes
- Influência social
- Representações sociais
- Atribuição causal
- Estereótipos
Bibliografia Principal
Autor | Vala, J., & Monteiro, M.B. |
---|---|
Título | Psicologia Social |
Local | Lisboa |
Editora | Editora Fundação Calouste Gulbenkian |
Ano | 2013 |
Autor | Chadee, D. |
Título | Theories in Social Psychology |
Local | West Sussex |
Editora | Willey Blaclvell |
Ano | 2011 |
Autor | Michener, A.H., De Lamarter, J.D., & Meyers, D.J. |
Título | Psicologia Social |
Local | Sao Paulo |
Editora | Thompson |
Ano | 2005 |
Bibliografia Complementar
Autor | Leyens, J.Ph, Yzerbit, V. |
---|---|
Título | Psicologia Social |
Autor | Brewer, M.B. & Hewstone, M. |
Título | Applied Social Psychology |