Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
COMUNICAÇÃO - 2024/2025
2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Jorge Figueiredo
Assistentes: Prof. Doutor Jorge Figueiredo
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
1. Adquirir uma visão geral das organizações e da gestão no contexto das sociedades
modernas.
2. Compreender os principais conceitos e princípios da gestão.
3. Descrever as capacidades de gestão e a sua relevância para os gestores.
4. Compreender a evolução da gestão, numa perspetiva sustentável.
Objectivos Específicos
1. Compreender as funções e o trabalho dos gestores.
2. Compreender como as capacidades dos gestores afetam o desempenho das organizações.
3. Diferenciar os níveis de gestão e compreender as tarefas e responsabilidades dos gestores de
cada nível.
4. Compreender o papel da gestão das áreas funcionais para alcançar eficiência, resultados
superiores e satisfação para o cliente.
5. Conhecer as tendências atuais da gestão Sustentável.
Competências a adquirir
1. Compreender a essência e funcionamento das técnicas comunicação utilizadas no contexto empresarial;
2. Participar ativamente, a nível estratégico e operacional, na aplicação destas mesmas técnicas.
Metodologia de Ensino
1. Nas aulas teórico-práticas será utilizado o método expositivo, com recurso a meios
audiovisuais e textos de apoio.
2. Nas aulas de orientação tutorial serão esclarecidas as dúvidas dos alunos e discutidos casos
de estudo.
3. Serão desenvolvidos trabalhos individuais e um trabalho de grupo sobre um tema e
metodologia a apresentar pelo docente.
4. Serão desenvolvidas atividades extracurriculares de acordo com as disponibilidades.
Conteúdos Programáticos
1.Noções e fundamento de Gestão
1.1. Funções da Gestão
1.2. Níveis de Gestão
1.3. Competências dos gestores
1.4. Perspetiva evolucionista das Teorias da Gestão
2. A empresa como um sistema aberto
2.1. Análise do ambiente organizacional
2.1. 2. Análise interna da empresa
21.3. Análise externa
3. Funções da Gestão
3.1. Planeamento
3.2. Características do Planeamento
3.3. Gestão estratégica
3.4. Planeamento Estratégico
3.2. Organização
3.2.1. Características organizacionais
3.2.2. - Estrutura Organizacional
4. Direção
4.1. Motivação
4.2. Liderança
4.3. Comunicação
5. Controlo
5.1. Processos de Controlo
5.2. Tipos de Controlo
6. Áreas da Gestão
6.1. Gestão de Marketing
6.2. Gestão das Operações
6.3. Gestão Financeira
6.4. Gestão de Recursos Humanos
7. Gestão para a Sustentabilidade
7.1. O Futuro da Empresa e o Desenvolvimento Sustentável
7.2. Os Princípios e Práticas de Ética na Organização.
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 testes
- 1 Trabalho de grupo
Recursos Didácticos
Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.
Objetivos de Sustentabilidade
O objetivo de sustentabilidade é capacitar os estudantes, futuros profissionais e licenciados, para que possam entender, conhecer e colaborar na implementação dos Objetivos d Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desenvolvem-se conhecimentos teóricos e práticos sobre sustentabilidade, promovendo aptidões críticas, éticas e inovadoras, direcionadas para as metas da Agenda 2030 da ONU. Esta UC contribui para os objetivos da Agenda 2030, especialmente, os ODS 4, 5, 8 e 12.
Palavras Chave
Comunicação empresarial
Comunicação de marketing
Relações Públicas
Bibliografia Principal
Autor | María Merino Bobillo, María Merino e Valle, Marí |
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Título | Comunicación corporativa: Estrategia E Innovación |
Edição | Editorial Sinte |
Ano | 2021 |
Autor | Blakeman, Robyn |
Título | Integrated Marketing Communication: Creative Strat |
Edição | 3rd |
Local | USA |
Editora | Rowman & Littlefied |
Ano | 2018 |
Autor | Smith, PR; Zook, Ze |
Título | Marketing Communications: Integrating Online and O |
Edição | 7º |
Local | USA |
Editora | Kogan Page |
Ano | 2020 |