Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing

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COMUNICAÇÃO - 2024/2025

2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Jorge Figueiredo
Assistentes: Prof. Doutor Jorge Figueiredo

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

1. Adquirir uma visão geral das organizações e da gestão no contexto das sociedades
modernas.
2. Compreender os principais conceitos e princípios da gestão.
3. Descrever as capacidades de gestão e a sua relevância para os gestores.
4. Compreender a evolução da gestão, numa perspetiva sustentável.

Objectivos Específicos

1. Compreender as funções e o trabalho dos gestores.
2. Compreender como as capacidades dos gestores afetam o desempenho das organizações.
3. Diferenciar os níveis de gestão e compreender as tarefas e responsabilidades dos gestores de
cada nível.
4. Compreender o papel da gestão das áreas funcionais para alcançar eficiência, resultados
superiores e satisfação para o cliente.
5. Conhecer as tendências atuais da gestão Sustentável.

Competências a adquirir

1. Compreender a essência e funcionamento das técnicas comunicação utilizadas no contexto empresarial;
2. Participar ativamente, a nível estratégico e operacional, na aplicação destas mesmas técnicas.

Metodologia de Ensino

1. Nas aulas teórico-práticas será utilizado o método expositivo, com recurso a meios
audiovisuais e textos de apoio.
2. Nas aulas de orientação tutorial serão esclarecidas as dúvidas dos alunos e discutidos casos
de estudo.
3. Serão desenvolvidos trabalhos individuais e um trabalho de grupo sobre um tema e
metodologia a apresentar pelo docente.
4. Serão desenvolvidas atividades extracurriculares de acordo com as disponibilidades.

Conteúdos Programáticos

1.Noções e fundamento de Gestão
1.1. Funções da Gestão
1.2. Níveis de Gestão
1.3. Competências dos gestores
1.4. Perspetiva evolucionista das Teorias da Gestão
2. A empresa como um sistema aberto
2.1. Análise do ambiente organizacional
2.1. 2. Análise interna da empresa
21.3. Análise externa
3. Funções da Gestão
3.1. Planeamento
3.2. Características do Planeamento
3.3. Gestão estratégica
3.4. Planeamento Estratégico
3.2. Organização
3.2.1. Características organizacionais
3.2.2. - Estrutura Organizacional
4. Direção
4.1. Motivação
4.2. Liderança
4.3. Comunicação
5. Controlo
5.1. Processos de Controlo
5.2. Tipos de Controlo
6. Áreas da Gestão
6.1. Gestão de Marketing
6.2. Gestão das Operações
6.3. Gestão Financeira
6.4. Gestão de Recursos Humanos
7. Gestão para a Sustentabilidade
7.1. O Futuro da Empresa e o Desenvolvimento Sustentável
7.2. Os Princípios e Práticas de Ética na Organização.

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 testes
- 1 Trabalho de grupo

Recursos Didácticos

Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.

Objetivos de Sustentabilidade

O objetivo de sustentabilidade é capacitar os estudantes, futuros profissionais e licenciados, para que possam entender, conhecer e colaborar na implementação dos Objetivos d Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desenvolvem-se conhecimentos teóricos e práticos sobre sustentabilidade, promovendo aptidões críticas, éticas e inovadoras, direcionadas para as metas da Agenda 2030 da ONU. Esta UC contribui para os objetivos da Agenda 2030, especialmente, os ODS 4, 5, 8 e 12.

Palavras Chave

Comunicação empresarial
Comunicação de marketing
Relações Públicas

Bibliografia Principal

Autor María Merino Bobillo, María Merino e Valle, Marí
Título Comunicación corporativa: Estrategia E Innovación
Edição Editorial Sinte
Ano 2021
Autor Blakeman, Robyn
Título Integrated Marketing Communication: Creative Strat
Edição 3rd
Local USA
Editora Rowman & Littlefied
Ano 2018
Autor Smith, PR; Zook, Ze
Título Marketing Communications: Integrating Online and O
Edição
Local USA
Editora Kogan Page
Ano 2020