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ESTUDOS DE MERCADO - 2021/2022

2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Paulo Ramos
Assistentes: Prof. Doutor Paulo Ramos

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular tem como objetivo geral descrever o uso e aplicação dos estudos de mercado utilizados no contexto do marketing e mostrar a sua importância para a tomada de decisões no domínio da gestão de marketing.

Objectivos Específicos

1. Promover o conhecimento e a compreensão dos estudos de mercados, em especial dos seus diferentes métodos assim como a sua importância no contexto da gestão de marketing;
2. Desenvolver a capacidade para realizar, no contexto de uma equipa de trabalho, um desenho de investigação e a respetiva recolha e análise de dados;
3. Desenvolver as competências para o acompanhamento, junto de empresas especializadas, da realização de estudos de mercado.

Competências a adquirir

1. Elaborar um desenho de investigação contexto do marketing;
2. Realizar ou acompanhar a recolha de dados no contexto de um estudo de mercado;
3. Analisar e tratar dados provenientes de estudos qualitativos e quantitativos;
4. Discutir resultados e retirar conclusões que possam ser úteis à tomada de decisões.

Metodologia de Ensino

As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos aos Estudos de Mercado com base na bibliografia da unidade curricular. Estes conteúdos serão ilustrados com casos práticos incentivando a discussão e debate por parte dos alunos.
As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da realização de exercícios práticos e do respetivo acompanhamento por parte do docente.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos de pesquisa de marketing
1.1 Introdução à pesquisa de marketing: conceitos e princípios essenciais.
1.2 Definição do problema de pesquisa. Designs de pesquisa de marketing

2. Estudos qualitativos
2.1 Desenho de estudos qualitativos: determinação de objetivos, definição da amostra e elaboração do guião;
2.2 Métodos de recolha de dados Qualitativos: Focus Group e Entrevistas Pessoais: organização, condução da entrevista e registo de informação.;
2.3 Análise e tratamento de dados: análise de conteúdo, identificação de categorias, tratamento e apresentação de dados qualitativos.

3. Estudos quantitativos: conceito e fundamentos. A Medição. Propriedades da medição.
3.1 Desenho de estudos quantitativos: determinação de objetivos, definição da amostra, construção do questionário;
3.2 Desenho e aplicação dos questionários. Métodos de Sondagem e Formas de administração do questionário.
3.3 Análise e tratamento de dados com o apoio do SPSS.

Métodos de Avaliação

- Dois testes escrito mais 1 trabalho de grupo enquadrado na componente OT, essencialmente prático, em formato de pequeno projeto de pesquisa quantitativo.

Recursos Didácticos

Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.

Palavras Chave

Estudos de mercado
Pesquisa de marketing
Métodos de investigação

Bibliografia Principal

Autor Nunan, D.; Birks, D.; Malhotra; N.
Título Marketing Research: Applied Insight, 6th Edition,
Edição 6 th
Local New Jersey
Editora Prentice Hall
Ano 2021
Autor Marôco, J
Título Análise Estatística com o SPSS Statistics
Edição
Editora Report Number
Ano 2021
Autor Burns, A.; Veeck, A.; Bush; R.
Título Marketing Research
Edição 8ª edição
Local Essex, England
Editora Pearson Education
Ano 2017