Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
MARKETING INDUSTRIAL E DOS SERVIÇOS - 2024/2025
2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Jorge Figueiredo
Assistentes: Prof. Doutor Carlos Martins
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
- Conhecer e compreender as diferenças e especificidades em termos de marketing nos setores Industrial e de serviços, preservando o papel da sustentabilidade.
- Saber utilizar a gestão do Marketing Industrial e de Serviços aplicando os princípios do Marketing Relacional.
Objectivos Específicos
- Dominar os conceitos fundamentais, ferramentas, modelos, estratégias e tácitas para gerir as componentes de marketing e as relações com os clientes nos sectores Industriais e de serviços.
- Aplicar os conceitos de sustentabilidade junto das empresas, assim como, comunicar com os consumidores éticos, semi-éticos e ativistas.
Competências a adquirir
Analisar, Planear, implementar as actividades de marketing nos sectores industriais e dos serviços. Segmentar os mercados industriais e analisar o seu comportamento. Gerir as expectativas dos clientes. Medir e analisar os níveis de satisfação e de perceção de qualidade nos serviços. Entender a importância da gestão das relações com os clientes em ambos os sectores. Implementar estratégias de manutenção de clientes.
Metodologia de Ensino
Aulas Teórico-práticas e Práticas: exposição dos conteúdos seguida de exemplificações e demonstrações.
Discussão e resolução de casos práticos sobre situações reais.
Exercícios práticos de Aplicação.
Conteúdos Programáticos
1. Marketing Industrial
1.1. Especificidades do marketing industrial
1.1.1. Diferenças entre o Marketing Industrial e o marketing de bens de consumo final
1.2. Marketing Industrial e B2B
1.3. Mercados e segmentos no mercado Industrial
1.3.1. Segmentação de mercado no sector industrial
1.4. Os processos de tomada de decisões de compra no sector industrial
1.4.1. Comportamento de compra Industrial.
1.4.2. A importância da sustentabilidade na compra (Compradores éticos, smi-éticos e ativistas).
2. O marketing de serviços
2.1. Especificidades do Marketing de serviços
2.2. Características dos serviços
2.2.1. As tipologias de serviços
2.3. O marketing mix dos serviços
2.3.1. Modelo dos Gaps(PZB)
2.4. Comportamento de compra nos serviços
2.4.1. Gestão das expectativas dos utilizadores.
2.5. A qualidade dos serviços
2.5.1. Modelo SERVQUAL (PZB)
2.5.2. Momento da verdade e incidentes críticos
2.5.3. A sustentabilidade nos serviços
3. Marketing Relacional
3.1. O paradigma do marketing relacional.
3.1.1. Diferenças entre marketing relacional e transacional
3.2. As dimensões do marketing relacional
3.3. O papel do serviço ao cliente e da qualidade.
3.4. O marketing mix relacional
3.4.1. Pessoas e processos
3.5. Níveis de lealdade
3.6. A captação e as estratégias de retenção de clientes
4. Pricing - B&B e B&C
4.1. Métodos de calculo
4.2. Estratégias de Pricing
5. Logística e Distribuição - B&B e B&C
5.1. As funções e as dimensões centrais da logística
5.1.1. A gestão de armazéns
5.1.2. A gestão dos transportes
5.1.3. Os Incoterms
6. Planos de Marketing
6.1. O plano de Marketing para produtos industriais sustentáveis
6.2. O plano de Marketing para serviços sustentáveis
Métodos de Avaliação
Aulas Teórico-práticas e Práticas: exposição dos conteúdos seguida de exemplificações e demonstrações.
Discussão e resolução de casos práticos sobre situações reais. Avaliação continua inclui 2 testes (60%) e trabalho(s) escrito(s) de grupo 40%.
Recursos Didácticos
Slides, bibliografia recomendada, Internet, projetor multimedia.
Objetivos de Sustentabilidade
O objetivo de sustentabilidade é capacitar os estudantes, futuros profissionais e licenciados, para que possam entender, conhecer e colaborar na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desenvolvem-se conhecimentos teóricos e práticos sobre sustentabilidade, promovendo aptidões críticas, éticas e inovadoras, direcionadas para as metas da Agenda 2030 da ONU. Esta UC contribui para os objetivos da Agenda 2030, especialmente, os ODS 4, 5, 8 e 12.
Palavras Chave
Marketing Industrial
Marketing de serviços
Bibliografia Principal
Autor | FIGUEIREDO, Jorge |
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Título | Marketing Relacional Online |
Edição | 1ª |
Local | Lisboa |
Editora | Actual Editora |
Ano | 2024 |
Autor | GHOSH, P. K. |
Título | Industrial Marketing |
Edição | 1ª |
Local | Oxford |
Editora | Oxford University Press |
Ano | 2012 |
Autor | Wilson, Zeithaml, Bitner, Gremler |
Título | Services Marketing |
Edição | 1.ª ed. |
Local | London |
Editora | McGraw Hill |
Ano | 2016 |
Bibliografia Complementar
Autor | Kotler, P. ; Keller, K |
---|---|
Título | Marketing Management |
Edição | 8th global |
Local | USA |
Editora | Prentice Hall |
Ano | 2015 |