Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing

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MARKETING INDUSTRIAL E DOS SERVIÇOS - 2024/2025

2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Jorge Figueiredo
Assistentes: Prof. Doutor Carlos Martins

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

- Conhecer e compreender as diferenças e especificidades em termos de marketing nos setores Industrial e de serviços, preservando o papel da sustentabilidade.
- Saber utilizar a gestão do Marketing Industrial e de Serviços aplicando os princípios do Marketing Relacional.

Objectivos Específicos

- Dominar os conceitos fundamentais, ferramentas, modelos, estratégias e tácitas para gerir as componentes de marketing e as relações com os clientes nos sectores Industriais e de serviços.
- Aplicar os conceitos de sustentabilidade junto das empresas, assim como, comunicar com os consumidores éticos, semi-éticos e ativistas.

Competências a adquirir

Analisar, Planear, implementar as actividades de marketing nos sectores industriais e dos serviços. Segmentar os mercados industriais e analisar o seu comportamento. Gerir as expectativas dos clientes. Medir e analisar os níveis de satisfação e de perceção de qualidade nos serviços. Entender a importância da gestão das relações com os clientes em ambos os sectores. Implementar estratégias de manutenção de clientes.

Metodologia de Ensino

Aulas Teórico-práticas e Práticas: exposição dos conteúdos seguida de exemplificações e demonstrações.
Discussão e resolução de casos práticos sobre situações reais.
Exercícios práticos de Aplicação.

Conteúdos Programáticos

1. Marketing Industrial
1.1. Especificidades do marketing industrial
1.1.1. Diferenças entre o Marketing Industrial e o marketing de bens de consumo final
1.2. Marketing Industrial e B2B
1.3. Mercados e segmentos no mercado Industrial
1.3.1. Segmentação de mercado no sector industrial
1.4. Os processos de tomada de decisões de compra no sector industrial
1.4.1. Comportamento de compra Industrial.
1.4.2. A importância da sustentabilidade na compra (Compradores éticos, smi-éticos e ativistas).
2. O marketing de serviços
2.1. Especificidades do Marketing de serviços
2.2. Características dos serviços
2.2.1. As tipologias de serviços
2.3. O marketing mix dos serviços
2.3.1. Modelo dos Gaps(PZB)
2.4. Comportamento de compra nos serviços
2.4.1. Gestão das expectativas dos utilizadores.
2.5. A qualidade dos serviços
2.5.1. Modelo SERVQUAL (PZB)
2.5.2. Momento da verdade e incidentes críticos
2.5.3. A sustentabilidade nos serviços
3. Marketing Relacional
3.1. O paradigma do marketing relacional.
3.1.1. Diferenças entre marketing relacional e transacional
3.2. As dimensões do marketing relacional
3.3. O papel do serviço ao cliente e da qualidade.
3.4. O marketing mix relacional
3.4.1. Pessoas e processos
3.5. Níveis de lealdade
3.6. A captação e as estratégias de retenção de clientes
4. Pricing - B&B e B&C
4.1. Métodos de calculo
4.2. Estratégias de Pricing
5. Logística e Distribuição - B&B e B&C
5.1. As funções e as dimensões centrais da logística
5.1.1. A gestão de armazéns
5.1.2. A gestão dos transportes
5.1.3. Os Incoterms
6. Planos de Marketing
6.1. O plano de Marketing para produtos industriais sustentáveis
6.2. O plano de Marketing para serviços sustentáveis

Métodos de Avaliação

Aulas Teórico-práticas e Práticas: exposição dos conteúdos seguida de exemplificações e demonstrações.
Discussão e resolução de casos práticos sobre situações reais. Avaliação continua inclui 2 testes (60%) e trabalho(s) escrito(s) de grupo 40%.

Recursos Didácticos

Slides, bibliografia recomendada, Internet, projetor multimedia.

Objetivos de Sustentabilidade

O objetivo de sustentabilidade é capacitar os estudantes, futuros profissionais e licenciados, para que possam entender, conhecer e colaborar na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desenvolvem-se conhecimentos teóricos e práticos sobre sustentabilidade, promovendo aptidões críticas, éticas e inovadoras, direcionadas para as metas da Agenda 2030 da ONU. Esta UC contribui para os objetivos da Agenda 2030, especialmente, os ODS 4, 5, 8 e 12.

Palavras Chave

Marketing Industrial
Marketing de serviços

Bibliografia Principal

Autor FIGUEIREDO, Jorge
Título Marketing Relacional Online
Edição
Local Lisboa
Editora Actual Editora
Ano 2024
Autor GHOSH, P. K.
Título Industrial Marketing
Edição
Local Oxford
Editora Oxford University Press
Ano 2012
Autor Wilson, Zeithaml, Bitner, Gremler
Título Services Marketing
Edição 1.ª ed.
Local London
Editora McGraw Hill
Ano 2016

Bibliografia Complementar

Autor Kotler, P. ; Keller, K
Título Marketing Management
Edição 8th global
Local USA
Editora Prentice Hall
Ano 2015