Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
SOCIOLOGIA - 2024/2025
2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Cristina Cunha
Assistentes: Prof. Doutora Cristina Cunha
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Oferecer instrumentos teóricos e metodológicos capazes de potenciar a compreensão reflexiva, critica e autónoma do mundo social; Fomentar a utilização de conceitos e de metodologias de trabalho sociológicos nas áreas científicas e nos futuros contextos profissionais dos estudantes.
Objectivos Específicos
Dar a conhecer conceitos e teorias fundamentais para a análise da dimensão sociológica da realidade social e a importância do recurso aos mesmos nas áreas disciplinares e profissinais dos estudantes; Contribuir para a compreensão da pesquisa social, dos métodos e técnicas de análise e da sua aplicação;
Promover o reconhecimento da importância da abordagem científica da realidade social e familiarizar os estudantes com o trabalho científico.
Competências a adquirir
Adquirir um modo de pensar científico e pluridisciplinar; Desenvolver a autonomia intelectual e as capacidades de problematização, de análise e de raciocínio críticos; Melhorar capacidades de trabalho individual e em equipa, e de comunicação oral e escrita;Conhecer quadros teóricos e metodologias de investigação sociológicos; aplicar conceitos sociológicos às suas áreas disciplinares.
Metodologia de Ensino
Exposições teóricas pelo docente;
Aulas de debate na base de questões, de textos, de filmes e de outros registos fornecidos pelo docente;
Acompanhamento e apoio ao desenvolvimento de trabalhos teórico-práticos.
Conteúdos Programáticos
1. A sociologia: objecto de estudo; perspectivas e contribuições práticas e teóricas
1.1. O que é a sociologia?
1.2. Sociologia, ciência, objetividade e senso comum;
1.3. O desenvolvimento de uma perspectiva sociológica;
1.4. Contributos e implicações práticas da sociologia;
1.5. Perspectivas clássicas e abordagens mais recentes da Sociologia.
2. Noções gerais sobre a investigação sociológica.
3. Algumas problemáticas fundamentais da sociologia para a compreensão de fenómenos e comportamentos sociais da atualidade:
3.1. Cultura, socialização, papéis sociais, sociedades e mudança social;
3.2. Individual e colectivo;
3.3. Estratificação, classe e desigualdades;
3.4. Trabalho e vida económica;
3.5. Envelhecimento, saúde e doença;
3.6. Globalização
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua:
- dois testes de avaliação contínua;
- um trabalho individual e/ou em grupo.
Recursos Didácticos
Bibliografia e textos de apoio sugeridos pelo docente.
Suportes informáticos para apoio das aulas.
Objetivos de Sustentabilidade
Recorrendo a meios digitais, audiovisuais e convidados/especialistas, serão trabalhados os objetivos:
ODS4: Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem
ODS3: Garantir o acesso a cuidados de saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
ODS5: Alcançar a igualdade de género e capacitar todas as mulheres e meninas
ODS11: Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Palavras Chave
sociologia
cultura
socialização
classes sociais
Bibliografia Principal
Autor | GIDDENS, Anthony |
---|---|
Título | Sociologia |
Edição | 6ª |
Local | Lisboa |
Editora | Fundação Calouste Gulbenkian |
Ano | 2001 |
Autor | BARATA, Óscar Soares |
Título | Introdução às Ciências Sociais |
Edição | 12ª ed. |
Local | Lisboa, |
Editora | Bertrand Editora, |
Ano | 2007 |
Autor | SIMONI, Sarah |
Título | O Livro da Sociologia |
Edição | 1ª ed. |
Local | São Paulo |
Editora | Globo |
Ano | 2015 |
Bibliografia Complementar
Autor | CASTELLS, Manuel, CARAÇA, João, CARDOSO, Gustavo |
---|---|
Título | Rescaldo e Mudança - As culturas da crise económic |
Edição | 1ª |
Local | Lisboa |
Editora | Esfera do Caos |
Ano | 2012 |
Autor | Punch, Keith |
Título | Introduction to Social Research - qualitative and |
Edição | 1ª |
Local | Los Angeles, London |
Editora | Sage |
Ano | 2014 |